Jornal Francês L’Humanité: Ex-presidente Lula para o Nobel da Paz

Foto: Joedson Alves/EPA

Capa do jornal francês L’Humanité publicado nesta terça-feira (29). Confira o link e a íntegra da reportagem TRADUZIDA abaixo:

Quase meio milhão de pessoas já assinaram uma petição lançada pelo artista e ativista pelos direitos humanos argentino, Adolfo Pérez Esquivel, para fazer do ex-presidente um Prêmio Nobel da Paz. Aquele que hoje é prisioneiro político teve a iniciativa de um programa para erradicar a fome.

Que gosto tem a farinata? Essa granola, reservada exclusivamente para os pobres, que lembra a ração servida aos animais de estimação, e da qual ninguém conhece a composição, foi apresentada em 2017 pelo (então) prefeito conservador de São Paulo, João Doria, como uma revolução na luta contra a fome no país. O que importa, no final, é que os especialistas entenderam que a farinata ampliaria a desigualdade ao invés de reduzi-la. E isso seria um “passo atrás no progresso alcançado nas últimas décadas no campo da segurança alimentar”, segundo o conselho regional de nutrição. No Brasil, como em outros lugares, o termo “revolução” continua sendo usado em favor de projetos reacionários. No início dos anos 2000, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso político condenado sem prova, iniciou sua presidência com a ambiciosa campanha “Fome Zero”. “Precisamos superar a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é matar ninguém, mas salvar vidas ”, disse ele na ocasião.

“O Brasil deixou o mapa da fome”

O emblema da campanha – um prato, uma faca e um garfo sobre uma bandeira brasileira – evocava “a maravilha das sensações saciadas” citada pelo escritor Jean-Marie Le Clézio. Mas também o gosto de tudo que falta, além do arroz e do feijão. E especialmente esperança. Em 2014, no coração do popular bairro de Campo Limpo, Lula convidou a todos para medir o progresso do gigante sul-americano desde o início dos anos 2000: “Antes, a mãe que ia fazer compras devolvia o carrinho vazio porque tudo estava inacessível. A carne tornou-se acessível, podemos nos dar ao luxo de ir a restaurantes, viajar, ir à universidade. Quem teria imaginado isso? Companheiras, diga a seus filhos que antes, a esperança não era permitida.”

Embora várias aspirações tenham desaparecido desde a eleição de Jair Bolsonaro como presidente, alguns cidadãos parecem determinados a travar uma luta extremamente política para ganhar a candidatura de Lula ao Prêmio Nobel da Paz de 2019 em nome de “correlação entre a garantia dos direitos humanos pelos povos, especialmente saúde e segurança alimentar, e a construção internacional da paz”, segundo o Comitê de Solidariedade Internacional para a defesa de Lula e da democracia no Brasil.

Lançada pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, o artista argentino Adolfo Pérez Esquivel, a petição já reuniu cerca de 500 mil assinaturas, incluindo as dos sociólogos Jean Ziegler e Éric Fassin, Angela Davis, o ator Danny Glover, o lingüista Noam Chomsky e o sindicato UGTT. Segundo eles, os programas Fome Zero e Bolsa Família “foram os principais responsáveis pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como pela redução dos índices de extrema pobreza, que, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 50,6% no período referente ao mandato de Lula. Isso permitiu que o país alcançasse o sucesso histórico de deixar o mapa da fome da ONU em 2014”.

No cenário internacional, as políticas iniciadas por Lula também levaram a uma série de programas em todo o mundo, incluindo o Fome Zero Internacional, em 2004, sob a liderança do governante brasileiro, do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e do Presidente Francês Jacques Chirac. Além disso, ao contrário de seu antecessor, Lula continuou a desempenhar um papel de mediador, sublinham os iniciadores da campanha. Esse foi o caso entre a Venezuela e a Colômbia, durante o conflito armado na Colômbia, e pela Declaração de Teerã, que visava estabelecer um acordo regulando o programa nuclear iraniano.

“Um exemplo mundial da luta contra a pobreza”

A indicação de candidaturas ao comitê do Nobel termina na quinta-feira. Estão aptos a apresentar nomes os parlamentares e ministros, os chefes de estado, os membros da Corte Internacional de Justiça em Haia e da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, ou professores, reitores e diretores de universidades. Para justificar sua iniciativa, Adolfo Pérez Esquivel argumenta que a fome “é um flagelo e um crime contra as vítimas da pobreza e da marginalização, privadas de vida e esperança por gerações. Por esta razão, se um governo nacional se tornar um exemplo global da luta contra a pobreza e a desigualdade, contra a violência estrutural que nos aflige como humanidade, deve ser reconhecido por sua contribuição à paz na humanidade.”

E para fazer ressoar essa sentença de Martin Luther King: “Se alguém me anunciasse que o fim do mundo é para amanhã, eu ainda plantaria uma macieira.”

Texto de Lina Sankari

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Eliminou bem a “fome” por dinheiro de amigos, familiares, a sua e a de aliados de ocasião…

  2. Não é qualquer um que pode ser Inácio. No que se refere a Luiz Inácio Lula da Silva, estamos diante de uma personalidade política que se iguala a Nelson Mandela (não por ocaso, eram amigos), tendo em vista a postura humanista e a defesa de princípios democráticos. E com esses ingredientes que se se forma um Nobel da Paz.

  3. Compara Nelson Mandela a esse presidiário ofende a memória de Mandela.

  4. Bom Dia Senhores, e mais do que merecido este premio pois só assim vamos calar a boca deste indi vido que duvidava de um direito de uma liberdade de expressão quando nos não temos vamos levantar a bandeira ( LULA LIVRE ) este e o osso papel extremamente fundamental dentro os direitos que não temos neste pais da ditadura com esta composição com os americanos que não tem nada e quer se apoderar dos países que tem como foi feito uma doação esta semana pelo então presidente Jair bolsonaro para os norte americanos isto não passa de um governo totalmente despreparado em todos os sentidos ( NÃO A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ) vamos pra cima deles lula livre sempre em nome de Deus este e o projeto da população brasileira sofrida e oprimida de seus valores marais e éticos um forte abraço do povo do nordeste. ( LULA LIVRE SEMPRE PARA A SOBERANIA DE UM POVO )

  5. Lula é humanismo. Ele tem um bom coração. Eu gosto do Lula. Lula é um benefício para a humanidade. Ele pode impedir a guerra no mundo. Lula é orgulho dos brasileiros!

POSTS RELACIONADOS