Evangélicos e seu “caso de amor” com Israel

Foto: Jacqueline Lísboa / Mamana Foto Coletivo

 

Por José Barbosa Junior – Belo Horizonte – Verão/2019*

 

Tornou-se comum, no atual cenário político nacional, ao ver-se uma manifestação da bancada evangélica ou de seus representantes, ter alguém ao lado com a bandeira de Israel. Fato que tem chamado a atenção de muita gente, afinal, em última instância o cristianismo seria a negação do judaísmo (ou seu fim = finalidade) para aqueles que se dizem seguidores do Rabi de Nazaré, Jesus, o Cristo.

Mas nem toda equação é tão lógica quanto parece ser…

No início do Sec. XIX, mais precisamente nos anos 30 deste século, uma nova corrente teológica, denominada “Dispensacionalismo” ganhou espaço nos Estados Unidos, desenvolvida pelo pregador inglês John Nelson Darby e difundida e popularizada em todo território através da “Bíblia de Referência Scofield”, uma Bíblia que trazia anotações e estudos elaborados pelo teólogo e pastor estadunidense Cyrus Scofield.

A teoria dispensacionalista atribui a Israel, entre outras coisas, papel fundamental para o fim dos tempos, a volta de Jesus e o estabelecimento total do Reino de Deus. Israel, “povo escolhido” de Deus, passa a ter, então, proeminência para todos os cristãos que abraçam esse tipo de pensamento, que ganha força extrema no pós-guerra e, principalmente, em 1948, com a criação do Estado de Israel, pela ONU.

A partir daí Israel torna-se, para a maioria dos protestantes/evangélicos que abraçaram essa teologia dispensacionalista (que no Brasil tem grande entrada em igrejas pentecostais e neopentecostais – e também em algumas igrejas históricas), o “relógio de Deus para o mundo”.
Portanto, tudo que acontece a Israel, desde então, tem repercussão no “mundo espiritual” e também no cumprimento das profecias quanto ao fim do mundo e o reinado de Cristo. Daí essa paixão evangélica por qualquer coisa referente a Israel: tudo o que acontece lá, repercute cá.

É claro que há muito mais coisas envolvidas, principalmente no âmbito político-bélico quanto à parceria Estados Unidos – Israel (que é absorvida e difundida por boa parte da massa evangélica brasileira), principalmente quanto se tem conhecimento do “Destino Manifesto”, que é uma espécie de “doutrina, profecia e missão” na fundação dos EUA, onde é manifesto o destino daquela nação ser “o novo Israel para o mundo”.

Logo, Estados Unidos e Israel têm, como missão divina, papel fundamental na salvação do mundo. E parte da Igreja Evangélica Brasileira não perderia por nada uma boquinha nas “bodas do Cordeiro”, capitaneadas por essas duas nações “divinamente escolhidas”.

Enquanto isso, Jesus anda por aí, entre os marginalizados e oprimidos, desde palestinos aos negros de nossas favelas, contra todo império que se levante, em nome dele, para oprimir, retirar direitos, segregar e promover a desigualdade…

*José Barbosa Junior – Pastor da Comunidade Batista do Caminho – Belo Horizonte

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Nas igrejas protestantes históricas o discurso é parecido. O importante é “salvar as almas”. Jesus Cristo certamente era um “fantasma”.

  2. Isso prova que esse povo que acredita em Cyrus é um bando de maluco. E o povo de Judeu de Israel sabe que não existe Cristo, Não Existe Jesus. E quem acredita neste falso Messias ou em qualquer outro Messias é MALLUCOOOOOOOOOOOo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Ótima matéria, um dos poucos cristãos que vi falar sobre isso.

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?