Especial bancadas: conheça as candidaturas existencialistas que disputam as eleições

Os Jornalistas Livres darão início nesta terça (23) a uma série de reportagens sobre aquelas e aqueles que lutam por representação política

Nós, do Jornalistas Livres, reconhecemos a importância de elegermos candidaturas indígenas, LGBTQIA+, feministas, negras, que lutem pelos movimentos sociais e pelos grupos minorizados e historicamente hostilizados no nosso país. É preciso entender o valor e a essencialidade do voto nessas eleições para o futuro do Brasil, que pede por socorro após quatro anos de um governo que possibilitou o desmonte de múltiplas políticas públicas e direitos fundamentais, além de fomentar o ataque (tanto moral quanto físico) a várias minorias sociais.


Após o desmantelamento do Ministério da Cultura, da não demarcação de terras indígenas, dos incentivos ao avanço do garimpo e do agronegócio, e de afrontas aos direitos básicos das mulheres, negros, LGBTQIA+ e PcD, é necessário por um basta nesse ciclo de graves ofensivas a população brasileira.

Nunca ficou tão escancarada a necessidade de termos representantes que de fato lutem pelas mudanças que queremos ver no Brasil e por projetos que garantam qualidade de vida e dignidade às pessoas mais afetadas pelas políticas do governo Bolsonaro.

Com isso, ao longo das próximas semanas, lançaremos uma série de reportagens especiais, toda terça e sexta-feira, sobre diferentes bancadas existencialistas que lutam por um lugar em Brasília. Daremos início as publicações amanhã (23), com a apresentação da Bancada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seguida pela Bancada do Cocar, Feminista, Negra, LGBTQIA+ e de Pessoas com Deficiência (PcD). Convidamos os nossos leitores a conhecerem tais candidaturas, para que, assim, possamos mudar o caminho de nosso país.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia