Enfiando o pé na jaca

Monstros marinhos.

 

Agora entendo bem, tudo se encaixa. Primeiro foi a vontade de fundir o Ministério do Meio Ambiente, depois um ferro em brasa nas ONGs, ICMBio, Conama, Acordo de Paris, Fundo Amazônia,  Terras Indígenas, ESEC Tamoios,  Fundação Oswaldo Cruz; tudo numa mira de metralhadora.

 

O eleito enfia o pé na jaca, faz o que prometeu em campanha.

 

Correndo por fora, o cacique Raoni faz seu périplo, busca o apoio em países mais sóbrios, líderes mais lúcidos.

 

A grande disparidade entre a atitude do chefe da nação, que desmantela, e o chefe indígena, que fortifica, salta aos olhos.

 

 

Ropni Metuktire, conhecido mundialmente como cacique Raoni.

 

 

 

 

A nação busca sua terra, corpo e espírito. Muitos trazem miopia de destino, horizonte, vontades.

 

A lógica do sistema pede renda, produção, recompensa. Outras legiões querem moradia, escola, pesquisa, florestas cheias de macacos e abelhas. Há uma grande batalha entre livros e armas nas ruas, passeatas imensas, pernas e mais pernas a caminhar e pedir, querendo barrar o ralo que nos metemos.

 

 

Tudo padece. Antigos quinhões se dispersam em nova ordem, milícias afoitas querem sua porcentagem e a parte que renegam ao povo.

 

Entre presidente e cacique, sigo o homem mais sábio, a boca larga das palavras obvias. De fato, sabedoria pode ser que seja estar uma árvore, já dizia o poeta Manoel de Barros.

 

 

Cabeceiras do Rio Xingu, na Terra Indígena do Xingu, contígua à Terra Kayapó, último legado intacto ao agronegócio, que desmatou o Estado de Mato Grosso.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Nao sejamos ingenuos ao ponto de pensar que esses tais paises onde o Sr Raoni foi angariar apoio nao tem nada a ver com nossas mazelas. As transnacionais estao aqui deitando e rolando, devastando o cerrado e a amazonia nao eh de hoje, eh de sempre. Respeito demais os povos indigenas e todos os povos que lutam por seus territorios mas eh ingenuidade demais correr pro colo dos lideres ditos lucidos que seguem dando as cartas nesse jogo ha decadas e nos explorando ate o osso.

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da