Acesso à Educação Ameaçado no DF

 

Centenas de Estudantes se reuniram na tarde da última quarta-feira (6), em Brasília, para deliberar ações contra o projeto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que pretende acabar com o passe livre para estudantes do Distrito Federal.

Os estudantes dizem que Ibaneis vem se alinhando com o governo Bolsonaro no que diz respeito aos ataques aos direitos dos mais pobres e menos favorecidos. Segundo o movimento Passe Livre, a retirada do passe livre no DF irá impedir que muitos estudantes de baixa renda cheguem até às universidades e escolas públicas. Brasília é uma cidade excludente no que diz respeito à mobilidade e transporte público e, apesar de ter poucos muros, limita tremendamente o acesso das populações periféricas, com um transporte público escasso, caro e de má qualidade.
Ibaneis alega que é necessário enxugar as contas do governo, mas ao mesmo tempo, segundo os movimentos sociais presentes na assembleia, o governo planeja reduzir o IPVA de veículos automotores no Distrito Federal. A assembléia pública ocorreu na Praça Zumbi dos a Palmares, em frente ao Conic, histórico foco de resistência política e cultural de Brasília.

Fotos e texto: Leonardo Milano, para Jornalistas Livres.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. O passe livre para estudantes é quase centená rio. Meu pai era líder secundarista quando a estudantada o conseguiu. Direito justo!

POSTS RELACIONADOS

Provão Paulista: oportunidade ou engodo?

Diante das desigualdades educacionais históricas no Brasil, tentativas de ampliar o número de estudantes egressos da rede pública no ensino superior é louvável. Mas não seria mais eficiente se o governo do Estado de São Paulo aumentasse as vagas destinadas ao testado e experimentado Enem, ao invés de tirar da cartola mais um exame eivado de contradições?