EDITORIAL: É preciso apurar com rigor o ocorrido com o candidato Jair Messias Bolsonaro

Bolsonaro sendo atendido no Pronto Socorro da Santa Casa de Juiz de Fora

Imediatamente após o ataque, Jair Bolsonaro colocou a mão sobre o local que teria sido atingido pelo instrumento perfuro-cortante. Mas nenhuma mancha de sangue foi vista em milhares de imagens (vídeos e fotos), registradas no local e no próprio instante da agressão.

O filho de Bolsonaro, Flávio, candidato a senador, disse que o pai foi atingido superficialmente. Posteriormente, via Twitter, Flávio disse que o ferimento teria sido grave e pedia orações. O candidato encontra-se internado na Santa Casa de Juiz de Fora.

O suposto agressor de Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, na delegacia da PF de Juiz de Fora (MG)

O homem identificado como seu agressor, Adélio Bispo de Oliveira, tem 40 anos e é de Montes Claros, no norte de Minas. Apesar da comoção generalizada que seu ato gerou, ele foi levado para a delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora e ali fotografado, sem que se visse nele qualquer marca de agressões ou maus tratos.

Na página de Adélio Bispo de Oliveira, dentro da rede social do Facebook, o suposto autor do atentado aparece como “curtidor” de perfis tão díspares quanto República de Curitiba, Israel My Israel, Apoio Policial, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Ação Nacionalista, O Outro Lado da Coreia do Norte, Anonymous Rio, Midia Ninja, TVT, Ponte jornalismo, PCdoB, Consulado dos EUA, Rachel Sheherazade, Rede Sustentabilidade-Rede, Instituto Militar de Engenharia, Cap PM André Silva Rosa – ROTA, Apoiamos a Brigada Militar, além dos Jornalistas Livres, entre outros. Quem acompanha as redes sociais sabe que essa variedade inconsistente é típica de páginas mantidas por robôs.

É dramático o quadro político no Brasil. Mais do que nunca, é preciso que todos os democratas coloquem-se de sobreaviso. É imperioso investigar a fundo essa ocorrência. Lembramo-nos da famigerada “bolinha de papel”, um atentado fake que teria sido desfechado contra o candidato José Serra, durante a campanha eleitoral de 2010. Na ocasião, o Jornal Nacional divulgou reportagem onde endossava a versão da agressão com “objeto contundente”. A reportagem terminava com um Serra arcado, interpretando o papel de pessoa fragilizada em luta contra a tal “barbárie política”. Mas as redes sociais e um trabalho investigativo a cargo do SBT mostraram que o tal “objeto contundente” não passava de uma bolinha de papel, que mal fez cócegas na calvície do candidato tucano.

Importante não esquecer, contudo, que a política no Brasil vem de fato passando por um forte processo de escalada da violência. A execução de Marielle e Anderson, os tiros desferidos contra a caravana de Lula no sul do Brasil, os feridos a bala no acampamento LulaLivre próximo à sede da PF em Curitiba e muitos outros fatos não permitem subestimar os ódios e interesses políticos escusos.

A Democracia exige o respeito entre as forças políticas em disputa. Exige transparência e honestidade. A cidadania não pode permitir que a violência e as narrativas turvas complexifiquem ainda mais o quadro político já tão crispado por injustiças e ressentimentos, como o que estamos vivendo. Menos ainda, pode permitir que essas narrativas sirvam de pretexto para cassar o direito constitucional de a população brasileira escolher seus governantes. A Constituição precisa ser respeitada.

Bolsonaro, no momento em que era socorrido após o ataque

 

Veja abaixo em câmera lenta o momento do ataque:

https://www.youtube.com/watch?v=0DWIfleIiuw&feature=youtu.be 

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Perfeito. E mais um detalhe que até agora não foi levado em consideração. Imagens do momento do ataque permitem ver claramente que o local atingido fica logo abaixo da mama direita do candidato, porém as entradas constantes ao vivo da co-apresentadora do JN falam em atingimento do intestino delgado e grosso e levemente o estomago. Ou o candidato tem o intestino no lugar errado ou explica-se ai a pouca inteligencia do mesmo. Quiçá no lugar do cérebro exista um músculo da coxa por exemplo.

  2. Será doloroso retomar o caminho da cidadania, pois os proponentes a representar o povo, não servem de exemplo. E a reação acaba ocorrendo de alguma forma, mesmo que indesejável como essa.

  3. Não é possível que as pessoas não percebam que é um doido varrido…. mas preferem apostar no confronto e um dos responsáveis por mais agressões será o sr flavio bolsonaro que está até agora a vociferar nas redes que quiseram matar o pai ,que vai ter volta…. o sr presidente do psl dizendo que vai ter guerra…. tudo por causa de um doido ???? vão politizar isso tb ???? me desculpem mas não sou daqueles que quando a pessoa morre vira boazinha…. quem já trabalhou com louco sabe do que estou falando.

  4. Os julgamentos apressados e de ignorantes dá nisso. Hoje deveria publicar uma errata. O gajo teve hemorragia interna!!!!!. Queria ver se o ocorrido tivesse sido com um petista, o “posting” teria tido o mesmo viés… lamentável !!!!

  5. Então, os “jornalistas livres” que publicaram esse artigo açodado e mentiroso não vão se retratar…jornalismo sério e baseado em fatos e não ideologias é o que toda democracia necessita!!

  6. Eu só sei dizer uma coisa, aos 62 anos de idade é a primeira vez que vejo alguém ser esfaqueado e ninguém ver uma única gota de sangue, nem uma manchinha sequer. Ou ele não tem sangue ou é incolor. Só Isso.!

  7. Vc é mentiroso. O que aconteceu com Serra foi um rolo de fita crepe na cuca. MAM

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa