Edição nacional do Demolidor associa “Mito” com vilão

Edição nacional do famoso HQ “Demolidor” coloca “Mito” como criminoso e propagador de mentiras. Em Demolidor nº17 lançado em 2019, Wilson Fisk, O Rei do Crime, ou o Kingpin (no original, em inglês) foi eleito prefeito de Nova York e se utilizando de Fake News colocando a população contra os heróis. Em um dos protestos da população, a Panini Comics Brasil, a editora que lança as HQs aqui no país, fez uma tradução no mínimo inusitada fazendo referência a nossa política.

Demolidor é uma publicação da Marvel Comics, uma das maiores editoras de Historias em Quadrinhos do mundo. Tem personagens famosos como Homem de Ferro, Homem-Aranha, Pantera Negra, Hulk entre outros. O Demolidor é um herói popular, que atua nas ruas contra diversos personagens, e tem como um dos grandes inimigos o Wilson Fisk , ou Rei do Crime, um mafioso que se esconde sobre a fantasia de empresário ou vice-versa.

A versão brasileira coloca em uma das imagens do nº17 alguns cartazes com os dizeres “ Fisk Mito” em uma alusão direta à Fisk, o vilão, e uma possível referência ao apelido de Jair Messias Bolsonaro, Mito. Na historia da edição em questão Fisk foi eleito usando mentiras, as Fake News, para garantir os votos necessários. Um processo semelhante ao usado pelo novo presidente, Bolsonaro, na campanha de 2018.

A Marvel é conhecida por pautar questões politicas em suas publicações. Foi a primeira grande editora estadunidense a ter um personagem negro, Pantera Negra, discutir violências contra minorias por meio dos X-Men e pautar outros temas pouco abordados em HQs. O Editor-Chefe da revista durante seus anos de mais sucesso, Stan Lee, também assumiu posições marcantes sobre racismo e intolerância.

 

 

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Como sempre, nossos ” artistas” indo além de suas atribuições. Seria bom que se limitassem a divertir, fazer estórias interessantes, criativas e deixassem a política para quem entede de política. Espero que não demore muito para cair a ficha. A narrativa socialista não engana mais ninguém. A população brasileira consciente já fez sua escolha.

  2. Poxa que legal. Liberdade, eu amo isso, tanto sacrifício foi feito para termos isso. NÃO estou que não aconteceu mas nas uy campanhas em que o PT ganhou contra Serra e Aecio Neves o PT também usou de Fake News e ninguém falava nada. agora só porque a esquerda não ganhou e um problema.

  3. Estranho que na edição do Demolidor #13 marca o retorno do Rei do Crime e ninguém falou nada. Engraçado que nesta mesma edição o Coruja diz: “Você não ouviu? Fisk já era!” Kkkk Até parece: “O Lula tá preso babaca!”. Mas, falando sério, o Wilson Fisk tem tudo a ver com o Lula com as suas propriedades e esquemas com construtoras e incorporadoras. Na verdade se trocar o Fisk pelo Lula nos quadrinhos vai demorar pra você perceber a diferença. Na série do Netflix mesmo onde, na terceira temporada, ele fica “preso” no triplex… Digo… Em uma cobertura de luxo. Agora então que o nosso ex presidente vai ser solto da cadeia parece ainda mais com o Fisk que sempre consegue burlar o sistema e sair da prisão, como sempre provando o quanto é grande o poder e a influência de Fisk/Lula.

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa