E Se o Estado do Rio Fosse Sapatão?

Por Álvara Queiroz*

Uma explosão de empoderamento lésbico aconteceu na última terça-feira (17) na Lapa, centro do Rio de Janeiro. Como parte da construção do programa movimento “Se o Estado do Rio Fosse Nosso” que está construindo uma plataforma programática para as próximas eleições, as mulheres assumiram a frente da construção para perguntar: E se o Estado do Rio Fosse Sapatão?

Em um momento de troca entre figuras importantes para essa discussão, misturando experiências e locais de representação, cerca de 10 coletivos e figuras públicas do movimento LGBT, destacaram as propostas fundamentais para esse segmento da população.

O empoderamento e o amor entre as mulheres vieram primeiro durante as falas para abrir o debate recheado de propostas. Entre as principais falas, atenção da saúde das mulheres lésbicas, empregabilidade, educação pela diversidade e fortalecimento das mulheres pela cultura. O combate à violência contra as mulheres também esteve no centro do destaque.

Estiveram presentes para estimular a discussão, Carol Quintana, socióloga, professora e pré-candidata pelo PSOL, Ivanete Silva, pré-candidata a governadora do Rio na chapa com Tarcísio Motta, Carol Gomes, ativista LGBT da baixada fluminense, Fatinha Lima produtora do Setorial de Favelas do PSOL e Mônica Benício, a potência LGBT que vem travando a mais importante batalha pelo esclarecimento do assassinato de Marielle Franco.

Como atração cultural, participação especial do bloco de mulheres Baque Mulher, uma das sensações do último carnaval de rua, e um sarau em voz e violão com Tais Feijão, cantora que também tem feito sucesso na cena da música popular!

*Álvara Queiroz é Jornalista e mestre em Comunicação Social.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Pergunto de novo: por quê vocês não publicaram meu comentário? Será por que ele não é politicamente correto?

POSTS RELACIONADOS

A luta feminista muito além dos novos normais

Feminismos convocam, em todo o mundo, manifestações e greves para retomar a potência dos encontros. Após dois anos de pandemia, e em meio à guerra, 8M amplia a brecha para lógicas pós-capitalistas do cuidado, partilha e circularidade

O fato de não estarmos lá

Artigo de Dani Braz, mestre em Ciência Política e ativista das causas feministas e culturais, com ilustração de Al Margen Nos últimos anos a palavra