DIlma Roussef responde Ministra Damares: arbítrio oculto por biombos

Do site da presidenta Dilma Roussef:

É inesgotável a capacidade da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de chocar o país com posições míopes e reacionárias. Notória por ações bizarras, que seriam cômicas se não fossem trágicas, a ministra decide agora mudar a composição da Comissão da Anistia.

Trata-se de uma tentativa hipócrita, mas simplória, de dourar a pílula da arbitrariedade do governo Bolsonaro. Como para eles não houve golpe nem ditadura militar a partir de 1964, não reconhecem, consequentemente, fundamento histórico, sentido civilizatório e dever moral e democrático na atuação legal da Comissão de Anistia. Daí ser mera consequência negar o direito às legítimas reparações  que são devidas às vítimas atingidas pelo braço repressivo do terrorismo de Estado.

A pose de moralista da ministra e do governo não passa de um mal ajambrado biombo, cujo objetivo é ocultar sua adesão ao autoritarismo e ao desrespeito aos direitos humanos, que feriram o País por mais de 20 anos. A negativa quanto ao direito de indenização e a ridícula ameaça de uma auditoria são apenas mais um ato de quem renega a memória, a verdade e a história do Brasil. Ao assim proceder, perde todas as condições morais, éticas e políticas  de julgar idoneamente pedidos de reparação de quem foi vítima da ação ditatorial praticada pela ditadura.

Pedi reparação da União por ter sido presa e torturada pela ditadura. Suspendi a ação quando era presidenta, por razões éticas, e a reapresentei ao ser destituída por um golpe. Não abro mão desta luta. O que é meu por direito não pode ser negado pela história e pela Justiça.

As indenizações por abusos cometidos contra mim em dependências de órgãos policiais estaduais eu as doei ao movimento ‘Tortura Nunca Mais’.  A ministra finge ignorar que a Comissão da Anistia da União, por ser  posterior àquelas dos Estados, ao conceder reparação deduziu as indenizações já pagas.

Aceitar a existência de atos violentos e arbitrários a serem reparados significa confessar que o Brasil viveu sob uma ditadura, confessar que o regime exilou, prendeu, torturou e matou milhares de pessoas. Mais do que nunca, devemos continuar lutando para que não se repitam ditaduras, abertas ou ocultas por biombos.

DILMA ROUSSEFF

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. A rôta falando da rasgada…duas antas…queria saber se ela vai reparar as vítimas de suas atividades como terrorista…

  2. Vejam vcs as palavras bem colocadas e claras ditas por uma pessoa que tem perfil politico com ampla visao de uma democracia e que seus pensamentos só tem interesse com o bem da patria com o bem do cidadão brasileiro . Agora vejam qualquer comentario desse bozo e a diferença é clara ele nem sabe colocar as palavras basta algum parlamentar falar dele que ele perdi a compostura e ainda tem gente que apoia um homem desse e é por isso que somos país de terceiro mundo visto pela Europa.

  3. Dilma sua anta, vergonha na cara é coisa que vc jamais vai ter.. terrorista assassina e ladra.

  4. Dilma agora vem posar de pessoa correta. Uma de maneiras rudes e boca suja , terrorista, baderneira, destruidora das instituições políticas e econômicas do Brasil. Uma mulher feia , burra, ou débil.mental. Graças à Deus tivemos o regime militar democrático de 1964, senão hj seríamos uma Venezuela . Que voltem os militares, fechem o Congresso e o STF. Viva 31 de março de 1964!! Ass Carlos um patriota limpo 41984795134

  5. Inácio , que tal você calar a sua boca, talvez vire um poeta?

  6. Queria saber se a Dilmanta vai reparar as
    vítimas do seu grupo terrorista, tanto de 64 e de 2008…

  7. Inácio da Silva, eu queria saber se teu cérebro existe ou se vc é apenas um verme inútil que deveria se enterrar e poupar o mundo.

  8. O senhor é doido ou se faz de doido? Aponte uma vítima de atividades terroristas da minha Presidenta.

  9. Começou bem, reconhecendo que a “anta” foi terrorista…o resto é pesquisar…logo encontra…

  10. Inácio da Silva, pelo seu vocabulário TOSCO e falta de conhecimento da história, a Anta é sua pessoa!!!

  11. Inácio da Silva, quanto a Dilma Roussef, fale e prove. Se não, é calúnia. Quanto a Damares, o que ela diz já mostra sua escassa capacidade mental.

POSTS RELACIONADOS

Quem prenderá o alto comando?

Por Manuel Domingos Neto e Roberto Amar:l.
A cúpula militar sabotou as eleições em benefício próprio. Seus integrantes assumiram importantes cargos no governo que ajudaram a eleger; seus protegidos foram agasalhados na administração pública. Contam-se aos milhares.
Militar que intimida juiz deve ser julgado e preso, assim como o magistrado que não se dá ao respeito.
Quem prenderá os generais que agiram contra a soberania popular? Quem julgará a Corte que se deixou intimidar, e, intimidada, fraudou o direito?

Paulo Coelho relata as décadas de chumbo

Vou para a casa de meus pais. Minha mãe envelheceu, meu pai diz que não devo mais sair na rua. Procuro os amigos, procuro o cantor, e ninguém responde ao meus telefonemas. Estou só: se fui preso devo ter alguma culpa, devem pensar. É arriscado ser visto ao lado de um preso. Saí da prisão mas ela me acompanha. A redenção vem quando duas pessoas que sequer eram próximas de mim me oferecem emprego. Meus pais nunca se recuperaram.
E são essas décadas de chumbo que o Presidente Jair Bolsonaro – depois de mencionar no Congresso um dos piores torturadores como seu ídolo – quer festejar nesse dia 31 de março.