Diário do Bolso: não dá para censurar o Oscar?

 

Por José Roberto Torero*

Pô, Diário, que notícia triste! Aquele documentário “Democracia em vertigem” vai concorrer ao Oscar. E o mundo todo vai falar do golpe na Dilma. Quer dizer, do impitimem.

 

Pelo menos espero que no filme tenha aquela cena em que eu elogio o Ustra. Grande dia! Lá que eu comecei a ganhar a presidência.

 

Olha, pra mim, esse Oscar é de Oscar Niemeyer, aquele arquiteto comunista. E Roliúdi é um antro de esquerdopatas. Não é à toa que o pessoal para entrar tem que passar num tapete vermelho. Que saudade dos tempos do Ronald Reagan e do John Wayne…

 

O pior é que faz só uns dias que eu falei: “Há quanto tempo a gente não faz um bom filme no país?”, e agora esse documentário é indicado ao Oscar. Parece que é de propósito pra me provocar!

 

No ano que vem, será que o documentário sobre o Olavo de Carvalho vai ficar entre os finalistas? Acho que não. Só a esquerda é que passa nos concursos públicos e ganha prêmios de arte. Por que será, hein? Será que eles são mais inteligentes? Não, deve ser tudo conchavo. Quem vai ser mais inteligente que o Ernesto Araújo, o Weintraub e a Damares?

 

Diário, será que eu devia dar parabéns para a diretora do filme? Ah, mas eu não vou dar mesmo! Não dei pro Chico Buarque, vou dar pra essa tal Preta, Prieta, Petera… Costa? De jeito nenhum!

 

O engraçado é que o PSDB e o Aécio deram parabéns pro filme. Os caras são muito caras de pau. Mas aposto que, se o filme ganhar o Oscar, o Aécio vai pedir recontagem.

*José Roberto Torero é autor de livros, como “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado para Rede Globo do Brasil. Também foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo entre 1998 e 2012.

@diariodobolso

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?