Diário do bolso: batom na cueca

Governar é que nem ser pego com batom na cueca: o importante é negar e inventar uma desculpa.

Por José Roberto Torero*, governar é que nem ser pego com batom na cueca: o importante é negar e inventar uma desculpa.

Por exemplo:

1-) Mortes pela covid.

Nunca que eu vou assumir que ajudei a ter 170 mil mortos por covid porque mandei todo mundo ir pra rua, falei que a máscara não adiantava quase nada e não fiz um plano nacional de combate. Vou é botar a culpa nos governadores e prefeitos.

É mais ou menos como dizer: “essa cueca tem as iniciais J.M.B. mas não é minha. Deve ser de algum João Martins Batista”.

2-)Centrão.

Nunca que eu vou assumir que estou fazendo justamente o que eu disse que ia combater: o tomaladacá com o Centrão. Vou falar que todas as minhas nomeações são técnicas.

É mais ou menos como dizer: “acho que foi a lavadeira que achou a cueca tão bonita que deu um beijo nela.”

3-) Inflação.

Nunca que eu vou assumir que as causas do aumento de preço dos itens de alimentação são a alta do dólar e a falta de estoque regulador, que eu e o Temer deixamos acabar. Vou colocar a culpa no tal do “fica em casa”, que impediu o pessoal de produzir mais.

É mais ou menos como dizer: “Isso não é batom, é que eu menstruei.”

4-)Rachadinha.

Nunca que eu vou assumir que o Flavinho é culpado e que, sabendo disso, eu estou mexendo os meus pauzinhos pra livrar o garoto. Vou falar que é tudo perseguição política só porque ele é meu filho.

É mais ou menos como dizer: “Olha só que engraçado: lavei a cueca com uma roupa vermelha e a mancha ficou exatamente no formato de uma boca!”

5-) Racismo.

Nunca que eu vou assumir que o Brasil é racista e que morremuns cem negros assassinados por dia. Vou é falar que a esquerda quer jogar uns brasileiros contra os outros pra desestabilizar o meu governo.

É mais ou menos como dizer: “Batom? Não tem nada aí. Você deve estar com problema nos olhos. Vamos num oculista agora mesmo!”

Enfim, Diário, esse é o conselho que eu vou deixar para a posteridade. Se encontrarem batom na sua cueca, negue e dê uma desculpa. Nem precisa ser boa, porque, se a esposa quiser acreditar, ela acredita em qualquer negócio. E eu falo isso por experiência própria, porque eu já fui casado um monte de vezes, talkei?

*José Roberto Torero é autor de livros, como “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado para Rede Globo do Brasil. Também foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo entre 1998 e 2012.

#diariodobolso

POSTS RELACIONADOS

Diário do Bolso: “se gritar ‘pega Centrão’, não fica um”

O general Augusto Heleno, que cantou “Se gritar ‘pega Centrão’, não fica um, meu irmão…”, agora diz que o Centrão nem existe. Acho que ele vai trocar a letra dessa música pra alguma coisa assim: “Se gritar ‘pega Centrão’, o governo inteiro levanta a mão…”

Diário do Bolso: entupido e não cheirando bem

Os canhotos riem, mas esse meu entupimento veio bem a calhar. Como estou com cagaço de enfrentar essa CPI da covid, aproveitei o meu estado descocomentoso pra me fazer de vítima. Aquela foto de mim cheio de tubo já foi isso. Porque o meu marquetim é esse: quando não tô matando, tô morrendo.

Diário do Bolso: a esquerdalha ri do meu soluço, hic

Teve um sujeito que, hic, disse que o Lira tinha que botar o, hic, pedido de impitimem em pauta, que aí o susto, hic, ia me curar. E outro respondeu que melhor ainda seriadizer que, hic, tinham recuperado as, hic, mensagens do celular do Dominghetti.