Dia Mundial da Água é marcado por previsão de chuvas intensas no Sudeste do país

Por Geraldo Cantarino, da Comissão de Meio Ambiente da ABI

Uma frente fria proveniente do Sul do país pode causar fortes tempestades na região Sudeste a partir desta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com risco de deslizamentos e inundações. Entretanto, em outros estados, haverá diversas manifestações em defesa da água e contra as privatizações dos serviços de abastecimento.

Rio de Janeiro

O ato pelo Dia Mundial da Água, programado para hoje entre o Largo do Machado e o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, foi adiado, ainda sem nova data definida. “Devido ao cenário de possibilidade de fortes chuvas em todo o Sudeste, com maior atenção para o Rio de Janeiro, nossa posição é que as populações atingidas se protejam ao máximo”, informou o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), organizador do evento e um dos apoiadores da campanha da ABI pela aprovação da PEC da Água Potável (PEC 6/2021). Segundo o MAB, um dos pontos principais que o movimento pretendia abordar com o governo estadual era a cobrança de providências urgentes para as áreas atingidas, que enfrentam todos os anos os impactos das chuvas, a falta de saneamento básico e a negligência do estado. “Que as prefeituras, o governo estadual e federal tomem medidas urgentes, para amenizar qualquer dano às famílias nesse momento”, afirmou o MAB.

Salvador

Na capital baiana, será realizado o 24° Grito da Água, uma caminhada que terá concentração e saída da Praça do Campo Grande, às 14 horas, até a Praça Castro Alves, no centro histórico da cidade. Considerada a maior manifestação de rua em defesa da água da América Latina, a ação é organizada pelo Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia), que também é um dos apoiadores da campanha da ABI pela aprovação da PEC da Água Potável. Com a participação de outras entidades sindicais, estudantis e da sociedade civil organizada, o Grito da Água é visto como um importante instrumento de alerta à sociedade baiana sobre os riscos da degradação das riquezas naturais e sobre o processo de mercantilização da água. O ato em Salvador contará com a presença do jornalista Fábio Costa Pinto, representante da ABI na Bahia e membro da Comissão de Meio Ambiente da instituição. Na Bahia, a campanha da ABI já recebeu o apoio de dois deputados federais, Joseildo Ramos (PT-BA) e Alice Portugal (PCdoB-BA).

Fortaleza

O representante da ABI no Ceará, Salomão de Castro, estará presente no painel “Água pela Paz”, na Assembleia Legislativa do Estado (Alece). O evento, que traz no título o tema deste ano das Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água, abordará a interconexão entre recursos hídricos e mudanças climáticas. A iniciativa busca também aumentar a conscientização sobre a gestão sustentável da água, incentivando a cooperação coletiva e o diálogo, reconhecendo o recurso como um importante aliado para a harmonia global. O painel será mediado pelo engenheiro ambiental Yuri Passos, gestor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, e contará com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do estado.

Aracaju

Na capital sergipana, acontecerá a 5ª Caminhada da Água, uma atividade promovida pelo Sindisan, sindicato que congrega os trabalhadores em saneamento do estado de Sergipe, com o apoio de entidades dos movimentos sindical, social e popular. A pauta central será a luta contra o projeto do governo de Sergipe de privatização da água dos sergipanos através da entrega da concessão à iniciativa privada dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, hoje prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Manaus

Sob o lema “Água é vida que flui em tudo e para todos”, o coletivo Fórum das Águas realizará uma romaria partindo do Porto da Ceasa em direção ao Encontro das Águas, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da água para a vida humana e o ecossistema global. A romaria destacará o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões como um lugar sagrado para a Amazônia, que enfrenta constantes ameaças devido a projetos de desenvolvimento predatório comprometendo o equilíbrio da biodiversidade local. De acordo com um artigo publicado este mês pelo ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento), parceiro da campanha da ABI, o Amazonas está entre os estados com pior desempenho no ranking das unidades federativas, ocupando a 23ª posição no abastecimento de água pela rede geral. Apenas 66% dos domicílios particulares permanentes ocupados (713.550) possuem ligação à rede geral. Manaus está na 21ª posição entre as capitais, com 76,2% dos domicílios ligados à rede geral. “Um péssimo desempenho para uma cidade cujos serviços são privatizados”, observou Sandoval Alves Rocha, doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio e autor do artigo A violenta falta de saneamento em Manaus.

Brasília

Na capital federal, o Dia Mundial da Água será celebrado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com um evento com homenagens e lançamentos. A programação começará às 9h, no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência, em Brasília (DF), com transmissão pelo canal da ANA no YouTube. O evento Dia Mundial da Água 2024 contará com as presenças da Diretoria Colegiada da ANA; do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A programação contará com uma homenagem do governo federal aos líderes comunitários e às organizações civis que cuidam das águas do Brasil. Representado simbolicamente esse setor da sociedade, o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), da Paraíba, será homenageado com uma placa. A instituição paraibana foi escolhida por ter sido vencedora do Prêmio ANA 2023 na categoria Organizações Civis, com o projeto “Captação de água de chuva para a produção de alimentos saudáveis”.

Pela aprovação da PEC 6/2021

A ABI, por meio de sua Comissão de Meio Ambiente, aproveita o Dia Mundial da Água para fazer um apelo às lideranças partidárias e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para incluírem a PEC da Água Potável (PEC 6/2021) na Ordem do Dia ainda durante o mês de março, considerado o Mês da Água. A proposta de emenda, que já foi aprovada no Senado Federal e está em tramitação na Câmara dos Deputados, visa alterar a redação do artigo 5º da Constituição Federal para incluir o acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais. O acesso à água potável é um direito humano consagrado pelas Nações Unidas, e precisamos inserir essa conquista com urgência em nossa Carta Magna. Defender o direito humano à água é defender a vida.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Acusado vai a júri popular por matar dona Neura, do MST

Assassino de militante do MST vai a julgamento por feminicídio em Goiás. Nesta terça-feira, dia 23 de abril, Sidrônio Alves irá a juri popular pelo assassinato de Neurice Torres, militante do MST em Goiás, conhecida como Dona Neura.