Dia 29: E o Lula? O Lula não foi… E nem mandou beijinhos

Presença de Lula: boneco e camiseta em foto de Fernando Sato
Presença de Lula: boneco e camiseta em foto de Fernando Sato

Nas redes sociais do Lula, silêncio.

As manifestações contra Bolsonaro mostraram que o povo quer lutar.

Porque percebeu que Bolsonaro é pior do que o vírus da Covid.

Percebeu que o genocida mata, ofende, destrói, queima o futuro, esteriliza a esperança de todos.

Então, fomos obrigados a enfrentar o medo da pandemia. Fomos obrigados a ir para as ruas dizer que chega disso. E tem que ser já!

Mas Lula não foi. Não mandou um beijo. E nem aquele abraço!

Ah, mas o Lula tem 75 anos. É grupo de risco!

Sim.

Mas o fato de estar no grupo de risco não o deixa mudo.

Lula não foi, não falou e seu silêncio foi ensurdecedor.

O homem que inflamou o povo contra a Ditadura Militar, cadê ele?

O sumiço de Lula não foi por considerações sanitárias, porque o povo estaria se aglomerando, por falta de distanciamento social, de máscaras e álcool. Até porque todos estávamos respeitando esses protocolos.

Contra o impeachment

Lula já disse em verso e prosa que é contra o impeachment de Bolsonaro. Que não há tempo para isso, que temos de aturar Bolsonaro até 2022, ano de novas eleições. Que é preciso fazer Bolsonaro “sangrar” até lá.

No começo de maio, Lula foi a Brasília, onde se encontrou com notórios assassinos da Democracia, como Rodrigo Maia, Gilberto Kassab e José Sarney, que apoiaram o impeachment da única mulher eleita presidenta da História do Brasil. Uma mulher honrada. Lula fez-se fotografar com eles.


Mais recentemente, outro retrato: Lula com Fernando Henrique Cardoso, outro golpista, além de invejoso, como todos sabem —até o concreto armado de Niemeyer.

É preciso uma frente para derrotar Bolsonaro, disso ninguém duvida.


Mas o silêncio de Lula no dia 29 de maio grita.


A maior liderança popular do Brasil não pode entrar no conchavo de costas para o povo que o levou até a Presidência.


Na avenida Paulista, ontem, havia uma multidão de jovens e de velhos orgulhosos, trajando camisetas vermelhas, com o rosto de Lula. Gente que lutou pela liberdade dele. E que se dispôs a enfrentar o arbítrio e a perseguição política para fazer Justiça ao operário martirizado.


A esses fortes, Lula não endereçou um pio.

Como seria bom se Lula escutasse o que falou Guilherme Boulos (PSOL), do alto do carro de som na avenida Paulista lotada: “Estamos nas ruas para defender a Vida. Não esperaremos sentados até 2022. Aqui, é só o começo!”

Foi só o começo mesmo. E foi lindo demais, apesar do mutismo de Lula.

Este artigo não reflete necessariamente a opinião dos Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

39 respostas

  1. Ainda dá tempo de tirar essa matéria do ar. Ontem não foi sobre o Lula.

    1. Obrigada pelo conselho, Adriana. Mas não retiraremos a matéria porque respeitamos muito a liberdade de pensamento e opinião em nossas páginas. Críticas que respeitem os direitos humanos, a Democracia e o povo brasileiro em sua linda diversidade são acolhidas alegremente pela nossa página. Estamos juntes para derrubar o Bolsonaro!

      1. Você só pode ser uma pessoa irresponsável, conduzida pelo ódio. Lula foi convidado para uma conversa e você diz que ele foi atrás de conchavo. Que lixo de jornalismo irresponsável é esse, que gosta tanto de bater no PT que leva as pessoas a apoiar o golpe na Dilma e a prisão de Lula. Com esquerdas assim é que a direita conta, viu? Vai tomar um pouco de vergonha nessa cara!

      2. Sinto muita tristeza ao ver esse tipo de matéria, principalmente vindo de onde veio. Temos que respeitar a trajetória desse homem chamado Lula, pois a sua vida é uma constante luta, sua dor com a perda da esposa, irmão e neto, quando ainda preso, deveriam servir de lição para qualquer um de nós. Essa matéria é pejorativa e indigna, além de revoltante. O que você está ganhando com isso? Respeito aos direitos humanos é respeitar as pessoas, e você não teve esse respeito.

      3. Liberdade de opinião e pensamento é muito diferente de distorcer a realidade, no mínimo deveria se desculpar por não ter ”achado” nenhuma fala de Lula sobre o ato. Mas mesmo agora que falas vieram à tona, inclusive de dentro do Jornalistas Livres, vai manter a distorção?

    2. Exatamente! O PT em peso estava nas ruas, e o Lula disse que não ia porque não pode provocar aglomeração. Simples assim.

    3. O LUIZ Inácio Lula da Silva é um gênio da Política que sabe exatamente o que fazer, como fazer é a que horas fazer.Este é e sempre será o único cara que pode salvar este País das loucuras que fizeram com Ele.

      1. Concordo inteiramente com o comentário da Sra. Lucia Costa, neste momento da vida política Nacional , o Lula precisa estudar e agir milimetricamente para levar as coisas a bom modo até 2022, ele é um mestre na arte da política e sabe exatamente o que está fazendo, eu sei que pode parecer que ele está insensível ao que está acontecendo, pelo fato dele não ter ido as manifestações e nem feito nenhum comentário a respeito, mas tenham certeza que essa NÃO É A VERDADE, quem o conhece bem sabe que não. Por fim acho que não devemos nos desunir , devemos sim ter paciência e continuar lutando juntos para que consigamos vencer a guerra toda e não somente uma batalha. Parabéns á todos que foram as ruas e podem CONFIAR EM LULA, porque ele sempre esteve e sempre estará DO NOSSO LADO. Um abraço á todos e A LUTA CONTINUA !!!!

  2. Não precisava do Lula ali! Ele da a sustentação.
    Tivemos o Boulos e a sorte que direcionaram a cerimônia . Imagina se aquela chuva não tivesse durado 15min? Não teria acontecido a sua entrevista c o Fernando!

  3. Só pode ser um antipetista adoentado pra excretar um texto desse. Lula decla ou que não ia pra evitar aglomeração. Cala a boca e chora, moça boba, ou já começou a campanha pra detonar o Lula?

  4. Pobre povo brasileiro. De um lado um louco. De outro um pretenso ditador comunista. Por favor, apareça um líder verde-amarelo de verdade.

  5. Vamos pensar. O Brasil deveria ter cidadãos educados, saudáveis e com dinheiro no bolso. não tem. O Brasil poderia ter uma missão espacial em marte. Não tem. O Brasil poderia ter tecnologia de ponta. Não tem. Não tem porque seus políticos não estão focados no Brasil. Estão focados em manter a corrupção do jeito que está, para que eles fiquem mais ricos.

  6. O Lula não inflamou o povo contra a ditadura, quando iniciou a trajetória sindical, era contra os políticos, e muitos já haviam pago muito caro o enfrentamento ao regime ditatorial, ao contrário ele ingressou no movimento político fazendo campanha para FHC, graças ao criticado Orestes Quércia, que abriu espaço, para que a esquerda pudesse participar das eleições de 78. O tempo passou as coisas modificaram, mas a história não pode ser apagada.

  7. Por que não perguntam para o próximo Lula, o motivo pelo qual ele não foi a manifestação? Estão afirmando sem saber o motivo. Que coisa feia…

  8. Nao fale do que você não sabe bebê….Lula fez uma reunião com toda sua base do PT e proclamou maior apoio a ida às ruas. Existe inclusive um vídeo dessa reunião , e a presença de Gleise Hoffman no ato marca esse apoio.

    Aliás Lula já dizia pra esquerda parar de chorar no zoom enquanto o “glorioso” amigo de Bruno Covas , Guilherme Boulos afirmava que só sairia de casa depois da pandemia

  9. Por que vocês estão mentindo sobre esse assunto? Lula falou das manifestações SIM na entrevista a TV Forum, disse que apoiava, que tinha que tirar o Bolsonaro, só recomendou que tomassem cuidado. Qual o objetivo de vocês em mentir dizendo que ele silenciou sobre o assunto?

  10. Não há silêncio inocente quando se cala em apontar que o tirano está nu…

  11. O Lula está nos corações e mentes dos brasileiros. A autora do artigo diz que ele é a maior liderança política do país e quer diminuí-lo. Não seja maldosa e tendenciosa, pra isso já tem a midiazona, que fez que não viu a grandiosidade das manifestações.

  12. Querida Laurinha, discordo de você. O que vejo nessa pretensa “ausência” de Lula é um péssimo trabalho de assessoria de Comunicação. Ele andou dizendo que precisa aprender com Felipe Netto. Exato. Lula precisa aprender, ainda, a usar as redes sociais. Para usar gíria da nossa idade, a ficha de Lula ainda não caiu. Cá entre nós, a esquerda não sabe. Você mesma – e os jornalistas livres – continua usando a internet como se só fosse um jornal, ou um programa de rádio. Só que, em redes sociais, a dinâmica é outra.

  13. Excelente artigo, Laura! Corajoso e preciso!!
    O interesse do Brasil tem que vir em primeiro lugar! Interesses coletivos, não individuais!

  14. Essa turma do PT liderado pelo ladrão analfabeto roubou tudo, mandou muito dinheiro para os países comunista que nao significa nada para o Brasil. Trocou hospital por arenas de futebol e super faturado tem que voltar para a cadeia juntos com seus companheiros.

  15. Independente disso, Lula será eleito presidente da república no primeiro turno ano que vem.

  16. Homem de 75, grupo de risco, em aglomeração… decisão muito pessoal e acertada, do ponto de vista individual, humano e segurança sanitária. Pela ótica política, se o Lula tivesse participado, com certeza a mídia golpista, cairia de pau chamando-o de “irresponsável que organizou aglomeração” e comparar com o bozo… absurdamente, é ver a cobrança ser entregue pela própria esquerda…

  17. Se queremos mesmo mudar a situação, preservemos Lula. Vamos precisar muito dele ainda. E lembrem -se de que estamos lidando com milicianos

  18. QUE TEXTO INFELIZ !!! JÁ NÃO BASTA O LULA SER INSULTADO DIA E NOITE???? É DESANIMADOR!!!

  19. Artigo de uma militante raivosa do PSOL, mas que ainda bem, não expressa nem o pensamento de 10% daquele partido irmão . Este pessoal é mais direita que a direita. São uns stalinistas que ainda existem. Não compreendem o papel do PT na esquerda e no mundo. Acabo tendo que concordar com aqueles que dizem que não há esquerda fora do PT. Só lamento que ainda haja alguém que se diz de esquerda, com esta postura de criticar a nossa única possibilidade real de vencer. Este tipo de gente que fez a gente perder a eleição no Equador. Estão a serviço da direita o tempo todo. Esquerda que não pensa no bem do povo, tô fora. q1ue vive marcando posição. não consegue ser tese´e se camufla de antíitese, para sobreviver, conhecemos bem. Temos história!

  20. No Rio de Janeiro teve um balão de trocentos com a caricatura do Lula, e tem gente que diz que esse ato também não era sobre ele? E mesmo que não fosse. Onde ele está na hora de se posicionar contra o Fascismo?

  21. “Como seria bom se Lula escutasse o que falou Guilherme Boulos (PSOL)“. Agora o Boulos que ensina o maior líder de massas deste país como fazer político?

  22. Como assim Laura? A grande mídia se fazer de sonsa diante dos grandes atos já foi de doer, agora vc vai reescrever a história? Lula não falou mesmo?

    Em entrevista à TV FORUM, no dia 27 de maio de 2021, Lula disse:

    “Vocês podem ter certeza que eu vou estar junto com vocês nessas mobilizações. Elas vão acontecer. Agora mesmo, no sábado, vai ter movimentação aqui em São Paulo, convocado pelo movimento sindical e pelos movimentos sociais. E eu acho que já vai ter bastante gente. Eu só não quero é que as pessoas assumam de forma irresponsável, sabe? Aglomeração… Porque nós não podemos ser transmissores do COVID. A gente pode até não pegar, mas a gente pode transmitir e eu não gostaria que isso acontecesse com as pessoas. Mas não fique preocupado, companheiro. O momento tá difícil, mas fique certo que a gente vai juntar muita gente porque nós precisamos derrubar o Bolsonaro, tirá-lo da presidência e precisamos melhorar a vida do povo brasileiro”

    Já não bastasse tantos golpes, vamos ter que absorver golpes amigos agora?

  23. Se é jornalista e neutra na politica, fale do que está acontecendo com os governos atuais e não de Lula. Vc tem sua liberdade de impressa, mas jogar Lula na sua reportagem foi mto improdutiva.

  24. Não temos opções boas pra presidente.. um é arrogante o outro o maior ladrão da história
    Ainda prefiro o arrogante

  25. pois é “Jornalistas livres” , as suas incoerências ditam seus caráter’s

  26. maravilhoso artigo! muito preciso!! e nessa dia 19 de junho, lula mandou apenas lembranças

  27. Gostaria de destacar que a esquerda é plural. Este artigo mostra que devemos sim olhar para nosso próprio movimento!

POSTS RELACIONADOS