Dez razões para entender por que é necessário revogar o Novo Ensino Médio

Parece que o NEM foi criado para evitar que os mais pobres ascendam para determinadas carreiras mais valorizadas ou para o ensino superior
Primeiras manifestações pela revogação da lei do Novo Ensino Médio começaram no dia 15 em várias partes do país - Foto Aloísio Morais

Por José Alves, professor da Unifesp

Na terceira série do ensino médio, os alunos da escola pública paulista passaram a ter, por semana, apenas três aulas de Língua Portuguesa e duas de Matemática. Todas as demais matérias são de disciplinas dos itinerários com quase nada de conteúdos. ENQUANTO ISSO, NA MESMA SÉRIE, OS FILHOS DA CLASSE MÉDIA E ALTA PASSAM A TER AULAS DE REFORÇO, REVISÃO E SIMULADOS NAS AULAS REGULARES, ALÉM DE FAZEREM CURSINHOS NO CONTRATURNO PARA PODEREM SE PREPARAR PARA O ENSINO SUPERIOR.

  1. Essas disciplinas dos itinerários são de assuntos bem gerais e vagos. Pelo Brasil, já foram identificados temas como ‘Brigadeiro caseiro’, ‘Mundo PET’, ‘RPG’ etc. Em São Paulo, na parte diversificada, há desde Empreendedorismo (obrigatório) até eletivas para ensinar maquiagem.
  2. Se uma única escola conseguir oferecer os 11 itinerários formativos propostos em São Paulo, realmente deixando o estudante escolher qual ele quer cursar, então A ESCOLA TERÁ QUE OFERECER 276 DISCIPLINAS POR SEMANA. Não há gestor escolar que administre isso. Não há nem espaço físico para comportar as horas de estudo e de preparo de aulas destes professores nas escolas.
  3. Além disso, não há professor formado para essas 276 disciplinas dos itinerários. Por isso, as escolas oferecem poucos itinerários e, mesmo assim, estão contratando todo tipo de profissional sem formação para dar aulas para adolescentes (que é um dos trabalhos que mais exigem especialização no mundo todo): dentistas, administradores de empresas, bacharel em direito, engenheiros etc. Esses profissionais têm implorado por material e formação aos diretores de escola para seguirem com as aulas.
  4. Os professores que têm licenciatura e dão aulas nas redes fogem o quanto podem dessas disciplinas dos itinerários, preferindo dar aulas dos assuntos que estudaram. Porém, como a quantidade de aulas de suas matérias foi reduzida, eles pegam muito mais turmas para completar a jornada, aumentando enormemente seu cansaço, tornando inviável conhecer seus alunos.
  5. Como é pequena a quantidade de aulas das disciplinas desses itinerários, um mesmo profissional chega a receber a tarefa de ministrar aulas de até dez disciplinas diferentes por semana, inclusive para as mesmas turmas. Os alunos de uma mesma turma sequer sabem qual é a disciplina que o professor ministra em determinado momento. Imagine a jornada deste professor: dez aulas diferentes para preparar, dez planos de aula, dez formas de avaliar etc.
  6. Os diretores estão há meses tentando atribuir aulas dessas disciplinas, sem sucesso. Muitos profissionais aceitam pegá-las e desistem quando entendem o que é para fazer na prática. No ano passado, em agosto, quase 30% dessas aulas ainda estavam sem professor na rede estadual paulista.
  7. Essa parte diversificada do currículo tem, supostamente, o objetivo de preparar para o mundo do trabalho. Ocorre que, para a maioria das profissões, é necessário fazer estágio, cursar determinados conteúdos, além de outras regulações profissionais. Nada disso é proposto na reforma.
  8. As escolas privadas driblam a reforma com aumento de horas na escola ou colocando os mesmos conteúdos que davam antes, mas com outros nomes de disciplinas. Assim, há registros de disciplinas dos itinerários como “química olímpica”, “biologia prática”, “linguística olímpica”, “história da arte” etc.
  9. Com a reforma do ensino médio, nenhuma escola do Brasil tem o mesmo currículo, nem que estejam numa mesma rua.

Por isso, há uma revolta generalizada dos alunos, professores e gestores com essa reforma, que é defendida apenas pelas fundações empresariais e pelos secretários de educação que, em sua maioria, são muito próximos dessas mesmas fundações (vários ex-funcionários delas). A criação de tantas disciplinas, sem nenhum aumento de verba para dar condições de infraestrutura e preparo para os professores e gestores, parece ter o objetivo de vender materiais e cursos que essas mesmas fundações elaboraram, além, é claro, de evitar que os mais pobres ascendam para determinadas carreiras mais valorizadas ou para o ensino superior.

Em suma, é a barbárie.

revogaNEM #RevogaJá

COMENTÁRIOS

44 respostas

  1. O ensino é médio não um cursinho para o enem,estudem fora da grade curricular,exijam dedicação dos professores cobrem deles,não se acomodem,porque não é pra todos é só para os que se sacrificam e são determinados

    1. Não é assim que funciona. A maioria dos alunos de escola pública não tem tempo e condições de estudar fora da escola. Uma boa quantidade tem que trabalhar inclusive. Estudar para o ENEM na escola é a única possibilidade de tentar entrar no ensino superior para muitos e mesmo isso tá sendo trocado para ensinar fazer brigadeiro. Isso é mostrar que o mercado quer que o pobre vire vendedor e UBER, eu quero quero que o pobre vire médico e advogado. Eu vou lutar contra esse ensino médio horroroso

    2. Poxa vida, que grande bobagem acabaste de escrever.
      Não consegue ver o que tentaram fazer nos últimos quatro anos?
      Como exigir de um adolescente pobre ter tempo e dinheiro pra fazer cursinho fora da grade curricular? Me explica isso!
      Mas pela tua escrita free style, imagino que tu nem sejas brasileiro. De repente, por isso ainda não viu o que fizeram nos últimos quatro anos.

      1. Lá vem as ideologias, só nos últimos quatro anos? sei, não se pode falar de um assunto que aparece alguém pra destilar veneno, até agora, desde a volta da democracia NUNCA tivemos governantes que se preocupassem com a educação de verdade, salvos algumas pequenas coisas pontuais, mas no geral, os que acertaram alguma coisa(quando acertaram) erraram feio em outras, portanto, nesse quesito não se salva ninguém, seja de esquerda ou de direita.

        1. O golpista lesa-pátria Temer é que meteu esse NEM nada na rua, seu Ronaldo e o bolsolixo joalheiro manteve, seu Ronaldo. Portanto, sim, foi nos últimos anos. Que o ensino brazuca tem problema, é a pura verdade, mas, os golpistas estrupiaram mais ainda! Basta ler o treco, oras! Voce leu? Não parece!

    3. Adivinhem o que vai acontecer quando ele descobrir que “Enem” significa exame do que foi ensinado NO Ensino Médio.

  2. Que tal usar o exemplo de Santa catarina? Implantaram sistema de projeção em lousa, sendo alimentado por pc sem limites de busca ou de conteúdos para seu alunos, sendo assim, diversificando e tornando mais prático e didático as aulas geridas. Tecnologia aliada a educação … Em vista ddo dinheiro desviado, o custo é troco de bala.

    Pesquise por https://tawitech.com/

  3. No Brasil, infelizmente NUNCA tivemos governantes que se preocupassem com Educação; e a sociedade tampouco. Agora ficam com esse discurso de que a escola pública está em desvantagem. Sempre esteve e a culpa não é de quem procura escola particular não. A culpa é dos governantes corruptos, que desviam dinheiro da educação. Dá 40 BILHÕES para salvar uma empresa privada, como no caso das Americanas. E os professores, que ficam defendendo quem NUNCA os viu, só podem ser loucos. Estão faltando professores em TODAS as áreas, os itinerários somente deram visibilidade ao problema. Não se enganem, as universidades públicas também caíram DEMAIS o nível. Pátria educadora.

    1. Mentira das tias do zap, querida dona Geralda. E pra saber, bastaria a senhora pesquisar! Mas, sua fala já mostra seu engulhoso apoio à caterva de golpistas que acabaram com nosso país. Estude, pesquise! Não seja essa mulher tosca que os golpistas a-do-ram!

  4. Não estou aqui pra falar de política, mas é inaceitável o que vem ocorrendo com a educação, o tempo que o professor perde tentando doutrinar os alunos com aquilo que ele acredita poderia muito bem ser utilizado de outra forma, e isso em todas as etapas, não só no ensino médio, sou contra qualquer coisa que doutrine, seja religião ou política, não que essa última não seja importante, porém só se fizesse parte do calendário, e religião tem que ser assunto familiar, e outra coisa que vem acabando com a educação é o fato de que hoje nas escolas municipais só se contratam professores temporários, e para auxiliares os estagiários, não que falte competência, mas o contratado não vai se esforçar tanto, já que tem um tempo limitado naquela função, nas universidades federais os professores de certo tempo de casa, fazem seus projetos de pesquisas tanto tempo de sua atividade como professor que alguns nem aula dão mais, e aí precisa ter o prof substituto, não dá pra plantar uma coisa e querer colher outra, a educação deveria ser o foco principal, mas tem sido deixado de lado. Isso terá uma consequência, cedo ou tarde.

  5. Imprescindível aqueles que nunca pisaram numa sala de aula escutem e atendam professores e alunos. Como disse um politico consciente, claro, o NEM é o apartheid para alunos das escolas públicas

  6. Não precisa revogar, apenas tratar com seriedade, uma escola não precisa ser especialista em tudo, porém cabe ao governo fiscalizar que tipo de matérias estarão a disposição em cada escola

  7. Não tinha que inventar nada, o Brasil já tem um ensino médio público de excelência: os Institutos Federais. Basta ampliar a oferta deste modelo de educação.

    1. Emerson Ferreira da Silva ,. também concordo com vc !!

    2. Isso é.vé.verdade . Os IF (antigas escolas técnicas) eram muito.bons, mas estão cada vez mais abandonados…

  8. Por que não a destruição completa do ensino no Brasil com escola “cívico-militares” e as de base evangélica?
    Falta muito pouco para essa catástrofe.

    1. Em Anápolis Goiás, uma escola que aderiu ao “cívico-militar”, na qual eu estudei antes da mudança, passou a ter notas melhores e vários prêmios no esporte, então, fica nítido que se fosse incorporado em todas as escolas públicas, o nível de ensino irá melhorar e muito…o que falo não é narrativa, são DADOS COMPROVADOS.

  9. Pare de falar de pobre. Ele não ascende a nada desde a criação do ensino progressivo no início dos anos 90s. O itinerário só é mais uma das baboseiras para justificar o não interesse do aluno em estudar. O verdadeiro culpado é o ensino progressivo em ciclos, nivelamento por idade, aprovação por repetência… Muitos alunos que chegam ao superior vêm deste tipo de ensino. E chegam lá sem saber nada, pelas portas do fundo, vagas remanescentes, pescados, etc.

  10. Eu acredito que o terno ” educação ” por si só, está equivocado. Os professores são Instrutores! E realmente, essas aulas de itinerário duvidoso não servem para nada…. os alunos saem do ensino médio analfabetos funcionais, caso os pais não se atentem

    1. O problema é que se são analfabetos funcionais, nem deveriam chegar ao ensino médio..

  11. Concordo com o autor que a revogação é imperativa, revogação já! Mas os argumentos são muito frágeis e traduzem desconhecimento do que são os Aprofundamentos Curriculares e seu lugar na BNCC bem como a forma pela qual isso afetou a jornada de trabalho e atribuição de aulas dos professores. Ao lado dos problemas pedagógicos e precarização da formação dos alunos das escolas públicas, é preciso apontar o problema de gestão da educação ..total incapacidade de implementação da reforma, desta que queremos abolir ou da que desejamos colocar no lugar. O debate precisa ganhar mais profundidade…

    1. Sim. As justificativas são bem infundadas. O problema é a educação em geral. Seja no sistema antigo ou no atual. Sempre precário…

  12. narrativa tendenciosa, não dá para comparar o ensino público com o particular, há décadas, desde que a esquerda começou a crescer no país, mas os jornazistas insistem e desinformar!

    1. Verdade. A diferença sempre foi gigantesca. Mas o fato de tentarem dar uma noção de mundo real e profissional para os estudantes é um absurdo para a esquerda. Querem um monte de filósofos desempregados para eleger um governo que sustente.

  13. Isso só o governo quando saber quem realmente quer estudar ou não. Assim só os que se interessam de verdade acabam escolhendo o certo.

    1. Claro que vai revogar. Ou vai alterar. Quanto mais desempregados no país, melhor pra eles.

      1. Pro governo não é melhor, japra empresa é melhor, já qur pro governo é ruim porque rende menos impostos tanto empresarial quanto do trabalhador já que ambos devem contribuir.

  14. Como estudante em licenciatura , posso dizer que estava bom antes , estudei o ensino fundamental e médio na escola pública , terminei o ensino médio em 2010, desde a sétima série vinha fazendo o seriado ,2 séries no ano ,na parte da noite , devido estar atrasado e ter que trabalhar de dia , lembro que as aulas tinha mais tempo de duração , proporcionando tanto ao aluno como para o professor um bom desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em sala , no ano passado voltei a escola pública para estagiar , e tive o constrangimento de ver que o tempo de ministrar a aula foi bem reduzido , na minha opinião isso é um descaso para com os professores e alunos !!

  15. Ja saí do Ensino médio faz algum tempo e não li o projeto em questão, mas acredito que seria interessante repassar salários de políticos para o sistema educacional.

    Uma coisa eu sei, para nosso sistema funcionar é preciso reformula-lo da base. Incentivar o ingresso de semi analfabetos no ensino superior só serve para fazer número e sair bonito na propaganda eleitoral.
    Brasileiro é mestre em copiar e aprimorar as invenções dos gringos, por que não fazemos o mesmo com a educação?

  16. Estou estudando para concurso público e basicamente tive que começar a estudar do zero. Estão falando como se a escola atual entregasse o aluno pronto pra ficar rico, se o aluno tiver ao menos um curso técnico ao menos será mais fácil para ele arrumar um emprego e investir no seu futuro, querem tirar isso deles só pra manter mais do mesmo e ver o pobre se fudendo enquanto dizem defender o pobre.
    Se uma pessoa que crescer na vida isso não depende de escola, do trabalho ou do governo, mas com certeza um conhecimento básico de emprendorismo e um curso técnico profissionalizante vai adiantar muito a vida de alguém que sairia da escola totalmente desamparado e sem profissão.

    1. Sim. Mas a esquerda quer jovens filósofos desempregados, para eleger governos de esquerda.

  17. Para que aula de português se vão ensinar o tal do todxs????
    E hoje mesmo que ensinem português.
    Só se aprende : aí para!
    Aí viado!
    Mano!
    Nois!

  18. Se o Lula não revogar, a esquerda vai invadir 800 escolas e 120 campi de universidades, como fez em 2016? Ou invasão só acontece quando o governo não é do PT?

  19. A reforma está bagunçada? Está.. Mas não tem nada a ver com dificultar o.pobre de ascender. Que visão limitada essa! Só porque ensinam (ou deveriam ensinar) algumas profissões?? Me poupe né. A ideia é que muitos saiam do ensino médio com algumas aprendizagens do mundo real. Não ficar só no ensino de vestibular. Até porque a maioria nem tenta vetsibular quando sai do ensino médio. Mesmo das particulares, está vada vez mais comum não fazerem vestibular. E Essas “manobras” que a particular faz, a escola pública tbém pode fazer, ué. Faz algumas disciplinas que a base seja matemática, ou quimica, ou biologia, para reforçar a carga hiraria delas, e faz algumas disciplinas gerais de empreendendorismo, economia, administração, tecnologia, etc. (que são utilizadas em todas as profissões). E mais alguma especificidade, conforme a disponibilidade de profissionais na região.
    Cada vez mais gente se formando em universidades que não conseguem um enprego.
    Que que adianta ter diploma universitario na parede sem ter trabalho? É só status mesmo.

  20. Essa narrativa fétida não cola mais. Os doutrinadores…ops…professores estão desesperados por perderem boa parte dos acéfalos que os seguiam como tolos vendados. Desde quando as instituições as instituições de ensino médio públicas tiveram qualidade????? Não há comparação plausível com as particulares. E há ainda mais…o que realmente querem é a doutrinação, alienando cada vez mais os adolescentes, transformando-os em futuros idiotas úteis, na maioria das vezes desempregados servindo apenas a um único propósito, que é perpetuar no poder vários políticos de esquerda que adoram tornar cíclico toda essa narrativa.

    1. Taí a fala de um deficiente cognitivo, incapaz de, ao menos, averiguar se o que diz tem alguma base real. Querem “idiotas úteis”, nessa sua expressão grotesca? Pense: 1- Há quanto tempo isso? 2- Por que ainda não conseguiram, visto que o lesa-pátria genocida foi eleito em 2018. Pense antes de espumar feito um raivoso fétido!

      1. Sentiu a pancada???? A carapuça serviu?????? Pelo nível da sua resposta, a alienação funciona. O principal defeito de vocês alienados é a falta de senso crítico e discernimento, se mantém alheios aos acontecimentos e não se envolvem ativamente na resolução de problemas da sociedade e na política, esperando todas as ordens do Estado mantenedor e doutrinador. Podem ser facilmente manipuladas e influenciadas por informações falsas ou tendenciosas, sem questioná-las ou procurar fontes confiáveis para verificar sua veracidade. Além disso, vocês podem ser indiferentes aos problemas sociais e não querem contribuir para solucioná-los, deixando essa responsabilidade apenas para os outros. Essa postura sim, pode levar à perpetuação de desigualdades e injustiças, e impedir o desenvolvimento do ensino como um todo.

        1. Querido, disse-lhe que usasse o cérebro antes de escorrer sua baba raivosa fétida, mas, não adiantou! Diga lá, fado sensato, o que diz esse NEM do golpista Temer? Não precisa, os Jornalistas Livres já dissecaram, mas voce não leu! Copio procê: “Se uma única escola conseguir oferecer os 11 itinerários formativos propostos em São Paulo, realmente deixando o estudante escolher qual ele quer cursar, então A ESCOLA TERÁ QUE OFERECER 276 DISCIPLINAS POR SEMANA!” Diz aí, ondonde uma escola consegue isso! Voce não sentiu, não sacou, não entendeu e nem ao menos leu o treco! Larga de falar com tanta má fé, trem! Afffff

  21. Considerando a quantidade de erros de português no texto acima, algo tem que ser feito!

  22. Como mãe de aluno estou muito preocupada com esse “Novo Ensino Médio”, que só tem servido para agravar ainda mais as consequências e efeitos da pandemia nos estudos das crianças e adolescentes.Em uma época que o ensino deveria ser prioridade e estar em primeiro lugar nas preocupações político brasileiras é deixado de lado como se a educação de uma nação não tivesse a menor importância. É realmente muito preocupante,se nada for feito a respeito o futuro que nós espera não é nada próspero e animador.

  23. Infelizmente querem acabar com a educação de nosso país e com a possibilidade do pobre cursar o nível superior, principalmente nas áreas elitizadas com a implantação desse novo ensino. Na escola onde leciono a disciplina de língua portuguesa que tinha 4 aulas semanais de língua portuguesa mais 2 de produção textual foi reduzida para uma aula semanal nas segundas séries do ensino médio mais uma aula de produção textual. Vejam, como o professor desta disciplina poderá preparar o aluno para o ENEM com apenas uma aula por semana na turma? Tento vista as competências e habilidades essenciais para a preparação do educando no ingresso ao ensino superior. Esse novo ensino é uma forma de exclusão dos pobres das universidades.

POSTS RELACIONADOS

Provão Paulista: oportunidade ou engodo?

Diante das desigualdades educacionais históricas no Brasil, tentativas de ampliar o número de estudantes egressos da rede pública no ensino superior é louvável. Mas não seria mais eficiente se o governo do Estado de São Paulo aumentasse as vagas destinadas ao testado e experimentado Enem, ao invés de tirar da cartola mais um exame eivado de contradições?