Deus acima de todos e snipers acima do povo

*Por Jade Dias, especial para o Jornalistas Livres 

O clima nublado e frio deu o tom adequado para o filme de terror que estávamos para assistir. Certamente que o cinema brasileiro, talvez não mais após os ataques e censura direcionados à Ancine (Agência Nacional de Cinema), poderia se banhar na narrativa de apocalipse zumbi que Vitória da Conquista, na Bahia, vivenciou na manhã de terça-feira (23/07). A cidade considerada de médio porte, que fica a cerca de 500 km da capital Salvador, mal está acostumada com qualquer tipo de atuação do exército, além dos jovens de olhos cansados que eventualmente são vistos no transporte público, viu surgir um número inquietante de homens fardados portando armas escandalosamente grandes.

Nos pontos mais altos do Aeroporto Glauber Rocha que estava para ser inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo prefeito Herzem Gusmão, snipers miravam a horda de pessoas que se acumulava em frente a um telão, que repetia o hino nacional incessantemente como que para não tirá-los do transe. Na área interna do aeroporto, onde aconteceria a solenidade oficial e seguindo ordens da presidência, sentados em cadeiras brancas, estavam 600 convidados especiais, entre eles políticos, empresários e personalidades, enquanto o resto da população assistiria a cerimônia na área externa, com chuvosa, e em um grande telão. No roteiro, não faltou pompa para que a classe média alta conquistense, eleitora de Bolsonaro, se sentisse ainda mais privilegiada.

O público, menos valoroso, composto por idosos e homens em sua maioria, arrastavam-se por 500 metros com lentidão até a entrada do aeroporto onde seriam revistados e perderiam seus guarda-chuvas e garrafas de água. A justificativa para abandonarem seus pertences foi a de manter a segurança. A mesma usada para justificar a presença de atiradores de elite com armas apontadas para as suas cabeças. Dentro do local, camisetas com os dizeres “Bolsonaro – Direita raiz” foram distribuídas somente para os primeiros visitantes. A “nova política” é tão velha que o meme mal usado expôs o que estamos todos cansados de repetir.

E foi no mais “raiz” dos métodos que os representantes de direita basearam seus discursos: a religião cristã. A narrativa de filme de terror se intensificou quando Herzem Gusmão iniciou seu discurso afirmando ter ouvido “palavras proféticas” enquanto a multidão gritava “glória a Deus”. Como numa cena das mais horripilantes, o prefeito de Conquista, com uma bíblia nas mãos, chegou a parabenizar o presidente por também ter usado o livro cristão em seu discurso de posse.

Quando Bolsonaro assumiu a palavra, o rugido da horda se tornou ainda mais estrondoso. No ritmo de quem repete um oração fervorosa, a multidão gritava “mito”. Em sua concepção totalitária de poder, Bolsonaro não sentiu constrangimento algum em afirmar que “o estado é laico, mas nós somos cristãos”, como faria o vilão numa tradicional narrativa de terror psicológico. A multidão evangélica entrou em gozo de adoração. O “enviado de Deus”, como se referiu uma das eleitoras presentes, ainda rebatizou a região Nordeste como área paraibana. Repetindo “somos todos paraíbas” e “somos todos cabras da peste”, enfeitiçou o restante da massa adoradora.

Cenas que nem mesmo Glauber Rocha teria imaginado. Ele que dá nome ao aeroporto, que esmiuçou a miséria moral em roteiros como o “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, e que não chegou nem a ser citado durante a inauguração. A filha do cineasta se recusou a comparecer neste espetáculo em que não houve, literalmente, espaço para oposição. Se estivesse vivo, será que seu pai, de personalidade forte, crítico, libertário, teria sido convidado? Teria Glauber Rocha sentado nas cadeiras brancas e assistido a decadência da política brasileira?

*Estudante do 7º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Parabéns! Excelente e verdadeiro texto! ??? No entanto, a realidade é muito triste!

  2. A DEMOCRACIA(ou quase ela)NÃO PODE SER DERRUBADA PELO TERROR DO NAZISMO,se fizermos a coisa certa AGORA,JÁ QUE SERIA O CONFRONTO DA Democracia (MÁXIMO de verdade )Contra o NAZISMO[o MÁXIMO DE mentira] ESPERA-SE QUE A VERDADE VENÇA QUANDO HÁ O ESCLARECIMENTO DA POPULAÇÃO.O que não aconteceu em 2018. AS FORÇAS DESEJOSAS DE HARMÔNIA DO BRASIL ERRARAM EXAGERADAMENTE ao 1. NÃO educarem verdadeiramente o povo. 2.Deixarem o país virar um lixo em insegurança c.corrupção d.atrazo intelectual-tecnológico e muito mais.NÃO FIQUEM BRINCANDO DE DESTRUIR A TERRA DEIXADA PARA TRÁS PARA CONSEGUIREM GANHAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO. AS AÇÕES PRECISAM SER MAIS INTELIGENTES,CRIATIVAS,URGENTES,PORQUE o monstro está crescendo e depois pode ser tarde demais.SE QUIZEREM E SOUBEREM VOCÊS PODEM EXTIRPAR O TUMOR EFICIENTEMENTE agora.MAS DEPOIS DO CORPO CONTAMINADO,SERÁ MUITO DIFÍCIL SALVAR O PACIENTE …MUITO PACIENTE! A p r e n d a m COM A HISTÓRIA . N ão tem gente capaz AÍ NÃO?(linguagem pouco culta,mas necessária!!!)CARAMBA.

  3. Lamentável, tosco, horripilante, tenebroso e o que mais couber pra classificar essas cenas extremamente grotescas. Nosso país está entregue a ignorantes e a verdadeiras aberrações.

  4. #LULALIVRE!
    É amigos leitores! Pelo que agente pode muito bem vê, é que, se um dia este ministro Moro chegassem a ser um presidente da República? Roubaria o BRASIL INTEIRO dentro de uma semana!…Ele é muito rápido no gatilho para fazer mal às pessoas do bem!…
    Quanto os ladrões golpistas do LARANJAL, MDB, PSDB, e outros que estão lá no PLANALTO DOS poderosos? Esses podem roubarem a vontade, tem todo o APOIO do Sr. Moro, tem toda liberdade da justiça para roubarem.
    Cadê o Queiroz? Cadê os 39ks de coca que NÃO falaram mais nada? Cadê o mandante do crime de Marielle Franco? Pós é amigos! Se fosse do PT? Estariam todos na cadeia pra muitos anos!…
    Amigos? SE vocês analisarem direitinho, vocês irão perseber o seguinte: Bolsonaro junto com o Sr. Moro, invés de presidente, são é os donos do BRASIL. Veja bem: de 519 anos, que o BRASIL é BRASIL, tudo o que nosso país conquistou através de outros governos, só teve a sorte de crescer até em 2016!…Hoje, os donos do BRASIL, estão destruindo tudo o que nosso país conquistou até agora.
    VIVA LULA! O ÚNICO QUE NERECE A CONFIANÇA DO POVO BRASILEIRO!!!
    #LULALIVRE!

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

A bahia que não veremos em Renascer

A Bahia que não veremos em Renascer

Enquanto a estreia do remake da novela “Renascer” promete ressuscitar a cultura do cacau na Bahia nas telas e o culto ao “bom coronel”, a dramática realidade no Sul do estado contradiz a narrativa ficcional. “Renascer” busca entretenimento, mas o segundo estado com maior população indígena do Brasil enfrenta uma realidade que não é mostrada nas tramas televisivas.