Descaso, raiva, tristeza e desolação, na Favela do Cimento

Por Benedito Barbosa (Dito) da União de movimento de Moradia, do Centro Gaspar Garcia e Pastoral da Moradia

Saí por volta das 1:50 horas, no dia 24/03/2019, do local do incêndio, na Favela do Cimento, o cenário lá é como se estivesse ocorrido uma guerra, é de muita tristeza e desolação. Uma tragédia, centenas de pessoas perderam suas casas, muitas ainda estão espalhadas pela região da Moóca, do Centro ou foram acolhidas em ocupações da Região.

Um dos grupos, vítimas do incêndio e da desocupação forçada, estão se alojando como podem em um galpão na Rua do Hipódromo.

Aliás, segundo as vítimas, foi por causa desta ocupação, que pode ter ocorrido o incêndio, houve a agressão da polícia militar, muitos mostraram marcas pelo corpo das pancadas de cassetetes e balas de borracha.

O Serviço Social da Prefeitura não havia aparecido até o momento para oferecer alimentos e colchonetes.

As pessoas perderam muita coisa, na verdade, quase tudo, muitos só ficaram com as roupas do corpo. Há vários feridos ou por balas de borracha ou por queimaduras, uma pessoa está em estado grave, com queimaduras em mais de 70% do corpo.

No galpão da Rua Hipódromo tudo é muito precário, mas por hora parece ser a única alternativa, para quem não tem onde morar e a perspectiva é Rua.

As famílias no Galpão, estão em estado de choque e em total abandono nesta calamidade.

 

No local do incêndio, a prefeitura de forma higienista, com diversos caminhões, se apressava em remover tudo que podia.

Assim sendo,será necessário muito apoio de todos e todas, o pessoal precisa de ajuda, comida, colchões, roupas, móveis, e muita solidariedade.

Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres
Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres
Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres

 

Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres

 

Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres

 

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Mal os conheço, daí não comento. Apenas agradeço pela informação sempre bem-vinda, a mesma que seus antagonistas presos são incapazes de socializar. Muitíssimo obrigada!

  2. *SUGESTÃO DE RESPOSTA*

    Um homem foi preso em flagrante, por Guardas Municipais – CRIME CONTRA INCOLUMIDADE PÚBLICA INCÊNDIO CONSUMADO.
    Ele é suspeito de atear fogo em uma casa localizada na Comunidade do Cimento, na Avenida Alcântara Machado, ocasionando o incêndio no início da noite deste sábado (23).
    O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 19h30 ao local e conseguiram controlar e apagar as chamas.
    Policiais militares realizaram o patrulhamento na área e evitaram que os moradores da comunidade interditassem a via, fazendo uso necessário de ação de controle de multidões, já que os manifestantes tentavam impedir os serviços de extinção do incêndio.
    Durante a madrugada, policiais foram acionados por funcionários do Hospital Salvalus sobre um homem que teria tido partes do corpo queimadas durante o incêndio. As causas e consequências do incêndio são apuradas pelo 8º Distrito Policial (Brás), onde o caso foi registrado, (BOPC 2094/19).
    A Polícia Militar dá apoio às ações de oficiais de Justiça no cumprimento de decisões judiciais de reintegração de posse sempre que solicitada.
    Na ação deste domingo (24), a ordem judicial foi cumprida de forma pacífica por policiais do 45º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).

    Comunicação Social Comando de Policiamento de Área Metropolitana Um – CPA/M-1

  3. São Paulo está afundando no débacle moral. É preciso reagir à altura ou sumcumbiremos ao fascismo.
    Com o perdão aos seres humanos trabalhadores q lá vivem e lutam.

POSTS RELACIONADOS