Deputado ameaça criminalizar ação de protesto contra o Pacote de Veneno em Natal (RN)

A ação integra a Jornada Nacional das Mulheres Sem Terra no Rio Grande do Norte, onde manifestantes denunciam o deputado: “Girão tem sangue, veneno e fome nas mãos!”

Nesta segunda-feira (7), dia “D” das ações levantadas pela Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra 2022, o coletivo de Mulheres Sem Terra Potiguares se manifestaram contra o Projeto de Lei 6.229/2002, conhecido como Pacote de Veneno, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A mobilização contou com um ato de escracho em frente ao gabinete do deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho, também conhecido como General Girão. Político filiado ao Partido Social Liberal (PSL), Girão foi um dos parlamentares que votou a favor do PL do Veneno, que flexibiliza o uso de agrotóxicos no Brasil. Foi dele um dos 301 votos que aprovaram o PL do Pacote de Veneno, votado na Câmara no último mês de fevereiro.

No Rio Grande do Norte, dos oito deputados(as) que representam o estado na Câmara, seis foram a favor da aprovação do PL do Veneno: General Girão (PSL), Walter Alves (MDB), João Maria (PL), Beto Rosado (PP), Carla Dickson (PROS) e Benes Leocádio (PRB). Dessa forma, o escracho teve a intencionalidade de denunciar o conjunto de parlamentares potiguares à favor de mais veneno no prato da população brasileira, denunciando ruralistas também pelo aumento da fome e violências no campo – afirmam manifestantes.

Após a ação de protesto, o deputado Girão criminalizou manifestantes como autoras de atos antidemocráticos e crime de ódio. Já as Mulheres Sem Terra, além de denunciá-lo por apoiar a liberação do Pacote de Veneno, também denunciam que o mesmo é alvo de investigação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), por divulgar e financiar atos antidemocráticos no país, que pediam o fechamento do Congresso Nacional, do STF; bem como, intervenção militar e volta do AI-5.

De acordo com o levantamento da investigação em curso, o deputado Girão foi um dos mais generosos contribuintes no financiamento dessas ações, injetando entre dezembro de 2019 e junho de 2020 cerca de R$87.700,00 (oitenta e sete mil e setecentos reais), sendo que desses, R$ 51.800,00 (cinquenta e um mil e oitocentos reais) correspondem aos gastos do mesmo com a agências de publicidade investigadas por divulgação de atos antidemocráticos.

O deputado Girão também é aliado da base bolsonarista. Durante o atual governo foi registrado um aumento recorde de liberação de agrotóxicos no Brasil, em sua maioria compostos por substâncias altamente tóxicas, proibidas em dezenas de países no mundo todo. Desta forma, neste período de gestão de Bolsonaro, mais de 1.500 novos agrotóxicos foram liberados, só no ano de 2021 foram 641.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS