DATAFOLHA: Lula ainda mantém vantagem após ato do 7 de setembro

Datafolha: 50% dizem não confiar em nada que diz Jair Bolsonaro. Lula segue com 45% das intenções de voto, Bolsonaro tem 34%
Montagem Lula e Bolsonaro. Imagem: Reprodução

A primeira pesquisa sobre intenção de voto para as eleições presidenciais após os atos bolsonaristas no 7 de setembro foi divulgada nesta sexta-feira (09). O Datafolha revelou que Lula (PT) manteve sua liderança com percentual de 45%, enquanto Jair Bolsonaro (34%) cresceu dois pontos percentuais. Ciro Gomes (7%) foi na direção contrária e caiu dois pontos. Já Simone Tebet permaneceu com 5%. Os demais candidatos acumulam 1%.

Por: Dani Alvarenga

A pesquisa foi iniciada na quinta-feira (08) e entrevistou pessoas de todas as cinco regiões do país. A quantidade de pessoas presentes nas manifestações de Jair Bolsonaro no Dia da Independência refletiu nos resultados da pesquisa. No entanto, o crescimento do atual presidente está dentro da margem de erro, o que revela a impotência de Jair Bolsonaro em relação às eleições de 2022. 

O 7 de setembro foi marcado por diversos protestos em favor do atual governo. Nas ruas da Avenida Paulista, em São Paulo, manifestantes pediam pelo fechamento do STF e pelo voto impresso. Apesar da comemoração da independência, nada sobre o assunto foi comentado. A família de Jair Bolsonaro se restringiu a atacar o Presidente Lula, a vacina e as urnas eletrônicas. 

Os bolsonaristas até mostraram sua força, mas não foi o suficiente para mudar o cenário político atual: Lula continua com larga vantagem. No entanto, a vitória pode, talvez, não vir no primeiro turno, já que a soma de todos os adversários do petista dão 49%, ficando acima da taxa de intenções de voto para Lula.   

Ao que tudo indica, os eleitores de Ciro Gomes migraram para Jair Bolsonaro, já que os brancos e nulos ficaram em 4% e os indecisos em 3%. O Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 cidades, em trabalho encomendado pela Folha e pela TV Globo sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da