Cuiabá recebe 16ª edição da Parada diversidade LGBT

Foto: Francisco Alves

No último sábado (22), a 16ª Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá coloriu as ruas do centro da capital matogrossense. O evento que acontece todos os anos, e percorre algumas das principais avenidas da cidade. O início da concentração aconteceu por volta das 14h na Praça Ipiranga, e desceu até a Orla do Porto. O evento contou com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos participantes e, como já é habitual, foi organizado pela Livre-Mente: Conscientização e Direitos Humanos.

Foto: Francisco Alves

Estamos em pleno período eleitoral. As eleições são já no próximo mês. Assim, o tema escolhido para este ano foi o “Viver é um ato político: nosso voto, nossa voz.” O que se pretendia, durante o evento, foi que os políticos de Mato Grosso se comprometam com a causa. Foi definido que todos os candidatos poderiam participar do evento. Além desse aspecto, foi permitida a distribuição de material de campanha, tanto na concentração, como na dispersão. Candidatos tiveram fala durante o evento os que somente assinaram um “Termo de Compromisso” com a entidade organizadora, para que quando eleitos, a comunidade LGBT possa ter um político a quem recorrer na busca de suas questões.

O maior Ato Político e Cultural LGBT do Estado de Mato Grosso (MT) teve como objectivo dizer “sim – que estamos presente, que somos seres políticos com voz e voto e que merecemos melhorias na saúde, educação, segurança e políticas públicas, pois estarmos vivos diante tantas LGBTfobia é um ato político.”

Foto: Francisco Alves

Na ordem dia esteve também a frontal oposição da comunidade LGBT ao candidato à presidência da república pelo PSL. Um dos organizadores, Josi Marconi, lembrou da importância de se posicionar contra o candidato Jair Bolsonaro. “Ele nunca, ele não, ele jamais. Um homem que diz que filhos gays precisam levar porrada, além de ter um discurso de ódio, não tem educação. Ele é um homem que faz apologia ao ódio, e isso para as mães são coisas muito dolorosas”.

Foto: Francisco Alves

O número de participantes tem crescido de ano para ano. Ao todo, 26 voluntários atuaram nas mais diversas áreas da organização do evento, como, por exemplo, segurança e logística. Outro factor particular deste evento foram as altas temperaturas, da ordem dos 38 graus e umidade muito baixa, sob os quais o participantes estiveram sujeitos.

Foto: Francisco Alves

O desfile terminou já de noite junto ao rio Cuiabá com Intervenções e shows e outras atrações culturais que incluíram performances, desfiles, entre outros.
16ª edição da Parada diversidade LGBT de Cuiabá é organizada por Livre-Mente: Conscientização e Direitos Humanos Acesse a página do grupo em https://www.facebook.com/grupolivremente/

Por: Livre-Mente: Conscientização e Direitos Humanos com fotos de Francisco Alves

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da