Cuba aprova casamento homossexual em referendo

Em decisão histórica, os cubanos decidem aprovar o novo Código da Família, que questiona o antigo modelo patriarcal
Cuba se mobiliza a favor do casamento homossexual
Cuba se mobiliza a favor do casamento homossexual

Cuba aprova, neste domingo (25), o novo Código das famílias. Em uma decisão histórica, o documento que entra em vigor agora deixa de entender a família dentro da lógica heteronormativa, legalizando casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Segundo o Conselho Eleitoral, o projeto foi aprovado com 66,87% dos votos favoráveis e 33,13% contrários.

O novo Código das Famílias passa a valer já nesta segunda (26) e substitui a lei que estava em vigor desde 1975. O texto questiona o modelo tradicional de família patriarcal com um núcleo biparental composto por um casal heterossexual, em que o homem tem o papel de chefe e a mulher de cuidadora.

O novo modelo de família, que o país entende como emergente abre espaço para novas configurações familiares, que podem ser menores, devem ser mais democráticas e promovem a igualdade de gênero com a defesa da ideia de que a mulher também pode ser uma liderança na família.

Registro de um dos locais de votação utilizados no referendo do domingo

Com a votação de domingo, o país passa a reconhecer o casamento como uma união entre duas pessoas e permite a adoção de crianças por casais homossexuais. Além disso, o governo permitiu que mulheres emprestassem suas barrigas para casais gays terem filhos. Não se trata, entretanto, de uma “barriga de aluguel”, pois as cubanas não receberão qualquer gratificação financeira por gestar os filhos de casais.

O governo, que fez campanha pelo sim, defendeu o Código das Famílias diante da transformação que o modelo tradicional vem passando nos últimos anos. Reestruturações de famílias, provocadas pelo divórcio, resultaram na formação de complexos multifamiliares, o que antes era raro. Famílias em situação de transnacionalidade também surgiram como consequência dos processos migratórios. Com a incorporação das mulheres no mercado de trabalho, o número de residências com lideranças femininas cresceu. E, por fim, cada vez mais surgem famílias homossexuais. Todas essas mudanças impulsionaram o governo no questionamento da antiga noção de família.

Perfil oficial do governo de Cuba no Twitter

No domingo, mais de oito milhões de cubanos deveriam responder “sim” ou “não” à pergunta: “Você concorda com o Código das Famílias?”. A decisão foi histórica, uma vez que a sociedade de Cuba foi marcada pelo machismo e pela homofobia nos anos 1960 e 1970, quando o governo de Fidel perseguiu os homossexuais, censurando obras literárias e enviando a população para campos militarizados, muitos, inclusive, encontraram no exílio a única solução para uma vida mais feliz.

Em suas redes, o presidente Miguel Diáz-Canel disse: “Ganhou o sim. Foi feita a justiça. Aprovar o Código das Famílias é fazer justiça. É saldar uma dívida com várias gerações de cubanos e cubanas, cujos projetos de família levaram anos esperando por essa lei. A partir de hoje seremos uma nação melhor.”

tweet oficial do governo de Cuba

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.