Criminalização dos Movimentos Sociais e a Lei Antiterrorismo é tema de abertura da V Jornada de Direitos Humanos em Goiás

Jornalistas Livres também irá compor uma das mesas da V Jornada Goiana dos Direitos Humanos 2021, realizada pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, de 7 a 11 de dezembro. A programação será toda virtual.

O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, formado por cerca de 70 entidades dos movimentos sociais da cidade e do campo, de universidades, sindicatos, coletivos, associações e comissões, realizará uma programação virtual de debates sobre temas fundamentais da democracia como a liberdade de organização e expressão, os direitos indígenas, proteção de defensores e defensoras de direitos humanos.

Também será apresentado o Relatório de Violações de Direitos Humanos em Goiás 2021, promovida a entrega dos trófeus do 3˚ Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para Imprensa e das homenagens especiais para defensores e defensoras de direitos humanos. As atividades acontecerão no período de 7 (terça-feira) a 11 de dezembro (sábado) e serão transmitidas pelo canal oficial da UFG no Youtube.

Abertura oficial

Um dos destaques da programação é a abertura oficial no dia 7 de dezembro, com a presença da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) e os advogados especialistas em Direitos Humanos, Allan Hahnemann e Leonardo Santana, que discutirão a criminalização dos movimentos sociais, a lei antiterrorismo e a nova investida autoritária do governo de Goiás por meio da vigilância dos assentamentos e acampamentos da reforma agrária.

No dia seguinte, será abordado o Midiativismo e Ataques ao Jornalismo, atividade em parceria com o Ponto de Cultura A Casa de Vidro e participação do professor do IFG e coordenador da Casa, Eduardo Carli; Julia Lee, diretora de fotografia do filme Tsunami da Balbúrdia; Clara Domingos, do Jornalistas Livres e Gabriel diGiacomo, diretor do filme Marcha Cega.

Além disso, será apresentado o Clip Canção Sem Medo, video performance do bloco feminista Não É Não com discussão sobre a violência contra a mulher, Lawfare (Guerra Jurídica) – Análise do Caso do Professor Elias Rassi e direitos indígenas com a participação de Eunice da Rocha Moraes Rodrigues, liderança indígena Tapuia e doutoranda em Direitos Humanos da UFG; Rafael Modesto dos Santos, advogado do CIMI; e Roberto Portela, representante da

Pastoral do Migrante, que abordará a situação de emergência humanitária dos indígenas venezuelanos Warao em Goiânia.

Outra atividade importante é a Oficina Sementes de Proteção, que vai abordar a violência policial em Goiás e a proteção popular de defensores e defensoras de direitos humanos com Maria Ramos (Grupo Mães pela Paz e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino) Paulo Carbonari (Movimento Nacional de Direitos Humanos), Dijaci de Oliveira (pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência da UFG), Fernando Matos (advogado popular e ex-coordenador do Programa de Proteção Federal), com mediação de Fabrício Rosa (Movimentos de Policiais Antifascismo/IBRACE).

O Relatório de Violações de Direitos Humanos de Goiás 2021 será apresentado durante a sessão solene de homenagem a defensores e defensoras de direitos humanos convocada pelo vereador Mauro Rubem (PT- GO).

Nesse ano, o 3˚ Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos fará homenagens especial in memoriam ao Frei Dominicano João Xerri e ao agente pastoral Romerson Alves, da CPT-GO, que integraram a coordenação executiva do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino. A Irmã Guida, da Ordem dos Dominicanos e Domicanas, também será homenageada por sua trajetória em defesa da vida e contra todo tipo de violência.

Veja abaixo programação completa e acompanhe pela página do Comitê no facebook – @comitegoianodedireitoshumanosdomtomasbalduino

Programação Dia 7 (Terça)

19h – Live de abertura

Criminalização dos Movimentos Sociais e a Lei Antiterrorismo

Debatedores:

Talíria Petrone – PSOL/RJ

Allan Hannehmann – Advogado criminalista e professor da UFG. Leonardo Santana – Advogado e Mestre em Direito.

Representante da CPT Goiás.

Mediação: Bete Cerqueira, integrante do Comitê Dom Tomás Balduino e MST Transmissão na página oficial da UFG no youtube.

Dia 8 (Quarta)

15h – Live Midiativismo a Ataques ao Jornalismo

Debatedores:

Julia Lee – diretora de fotografia do filme Tsunami da Balbúrdia

Clara Domingos – Jornalistas Livres

Gabriel diGiacomo, diretor do filme Marcha Cega e Memória Sufocada

Mediação: Eduardo Carli, professor do IFG e coordenador da Casa de Vidro Transmissão na página oficial da UFG no youtube.

19h – Oficina Sementes de Proteção

A Violência Policial em Goiás e a Proteção Popular de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Debatedores:

Paulo Carbonari (Movimento Nacional de Direitos Humanos)

Dijaci de Oliveira (Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência da UFG)

Fernando Matos (Advogado Popular e ex-Coordenador do Programa de Proteção Federal)

Maria Ramos (Grupo Mães pela Paz e Comitê Dom Tomás

Mediação: Fabrício Rosa (Policiais Antifascismo/IBRACE). Acesso pelo zoom somente a inscritos.

Dia 9 – Quinta

17h – Live Canção sem Medo Brasil. Video Performance do Bloco Não É Não

Debate com as feministas e ativistas culturais:

Cida Alves

Dorany Mendes Rosa Lívia Lena de Assis Souza

Mediação: Claudia Nunes (Comitê Dom Tomás) Transmissão na página oficial da UFG no youtube.

19h30 – Live Lawfare (Guerra Jurídica) – O Caso de Goiás

Osmar Pires Martins Jr., advogado e organizador do livro Lawfare como ameaça aos Direitos Humanos.

Elias Rassi, professor do Instituto de Saúde Pública da UFG e vítima de Lawfare.

Glaucia Maria Teodoro Reis, advogada, Núcleo Goiás da ABJD, ex- superintendente estadual de segurança pública.

Mediação: Vereador Mauro Rubem

Transmissão na página oficial do vereador no youtube.

Dia 10 (Sexta)

9h – Apresentação do Relatório de Violações de Direitos Humanos 2021 durante a sessão solene de homenagem a defensores e defensoras de direitos humanos.

Plenário da Câmara Municipal de Goiânia Presencial

Dia 11 (Sábado)

15h – Live Povos Indígenas em Goiás

Debatedores:

Eunice da Rocha Moraes Rodrigues – liderança Indígena Tapuia, doutoranda em Direitos Humanos da UFG

Rafael Modesto dos Santos, advogado do CIMI Roberto Portela – Pastoral do Migrante

Mediação: Claudia Nunes (Comitê Dom Tomás) Transmissão na página oficial da UFG no youtube.

20h – Solenidade virtual de entrega dos trófeus do 3˚ Prêmio de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino para Imprensa e homenagem a defensores e defensoras de direitos humanos.

Transmissão na página oficial da UFG no youtube.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Boa tarde. Gostaria de obter uma cópia desse relatório para fundamentar um trabalho acadêmico que trata da criminalização dos movimento sociais sem-terra.

POSTS RELACIONADOS