A Cracolândia ainda pulsa

Foto: Sato do Brasil para Jornalistas Livres 21/05/2017

Por Cecília Bacha e Katia Passos

Desde o dia 21 de maio, quando uma mega operação comandada por Alckmin e Dória invadiram violentamente o chamado fluxo na Cracolândia, muita coisa foi dita e muita fumaça foi inalada. Dória chegou a anunciar o “fim da Cracolândia física”. Mas a verdade é que não existe fim porque a Craco não é só física, é metafísica.

A operação violenta se delatou e invadiu o cotidiano das pessoas, carregando suas almas.
No dia 12 de julho, as repórteres do Jornalistas Livres Cecília Bacha e Katia Passos estiveram na Cracolândia para iniciarem uma série de reportagens que serão compartilhadas a partir de hoje.
As denúncias eram de que haviam abusos por parte da repressão do Estado contra moradores da região. A ideia era contar histórias de vida da região.

Mas o susto foi grande.

A reportagem foi surpreendida por um ação da GCM com bombas de gás lacrimogêneo e muito spray de pimenta no momento em que ocorria a limpeza da via urbana na frente da da Estação Júlio Prestes em um recuo ao lado da Rua Helvetia onde se concentram os usuários.
Os relatos de diversas pessoas presentes, de representantes da sociedade civil organizada que atuam no local, de moradores e usuários e até de servidores públicos que por razões óbvias não puderam se identificar, é que este é o “modus operandi”do estado e da prefeitura na Região todo Santo dia.
De lá pra cá os relatos se confirmaram. Os seguidores dos Jornalistas Livres puderam acompanhar não só aqui, mas na grande imprensa – que continua tratando o caso como “ação contra traficantes” – outras ações violentas.

A verdade que prefeito e governador querem esconder atrás da cortina de fumaça é que alguma coisa está muito errada com o Programa Redenção e com a dinheirama jogada na “guerra contra o tráfico”. Se existe inteligência nas polícias para que bombas? Se existe diálogo, amparo, assistência no Redenção para que gás de pimenta?

Os Jornalistas Livres acharam não só muita história de vida na Cracolândia, mas agonia, pulsos cortados à céu aberto.

O primeiro vídeo da reportagem sobre a Cracolândia que ainda pulsa na Luz é sobre o ponto de vista dos usuários. A edição é de Gabriella Forabelli.  Assista:

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS