Corpo diplomático venezuelano resiste após Embaixada em Brasília ser invadida

Negociação entre corpo diplomático da Venezuela e representante do Itamaraty. Brasília, 13/12/2019

Parecia cena de filme quando golpistas ligados a Juan Guaidó invadiram a Embaixada da Venezuela no Brasil, em Brasília. Pela parte de trás do prédio, eles quebraram os fios da cerca elétrica, pularam o portão e pegaram o vigia de surpresa.

A informação da invasão foi divulgada já nas primeiras horas da manhã por Freddy Meregote, encarregado de negócios da Embaixada. Meregote exerce a função de Embaixador. A Venezuela não tem embaixador no Brasil desde 2016, quando o presidente Nicolás Maduro chamou o então representante de seu governo em Brasília de volta a Caracas, como protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Um representante do Itamaraty tentou pressionar o corpo diplomático venezuelano a abandonar a Embaixada, mas a missão estrangeira permanece no prédio. Sem apuração, alguns jornais estão divulgando que a entrada dos invasores foi facilitada por funcionários que desertaram mas a informação não procede.

Travas foram colocadas em uma das portas para que os invasores consolidassem a ação, mas todo o corpo diplomático venezuelano, acompanhado de militantes e parlamentes, entrou no prédio e está resistindo. Não há desertores.

A covardia se estendeu até os direitos básicos humanos: a comida das geladeiras da residência foi roubada pelos invasores.

A tentativa de invasão se deu após militantes próximos de Guaidó espalharem informações falsas de que o embaixador e o restante da missão venezuelana no Brasil teriam reconhecido o autoproclamado Guaidó como presidente. A representação venezuelana confirma que não há qualquer alteração e Maduro segue sendo o presidente.

A pergunta que fica é: o que pensa o Brasil sobre a segurança do corpo brasileiro em Caracas?

O governo venezuelano protege a embaixada brasileira, mas o Brasil não faz o mesmo. Onde fica a reciprocidade?

 

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Isto é gravíssimo se ele não queria a reunião dos B R I C S no Brasil devia ter esclarecido. Qual a finalidade amedrontar Rússia e China ele descompensou ou está obedecendo Trump?

POSTS RELACIONADOS