Coronavírus; um tipo de Ixana, de feitiço.

por Adelino Mendez

 

 

 

 

Na visão dos povos Arawak do Alto Xingu, doença e dor seriam resultado da ação de substâncias estranhas sobre o corpo e a alma do indivíduo, alcançando sua gravidade máxima no instante em que a alma do enfermo é levada para “passear” com os monstruosos apapaatai onukula. Neste instante, o doente estaria em estado de “morto”.

Os Wauja chamam genericamente esta substância de ixana. O ixana, causador da doença e da dor é um agente patogênico que pode ser lançado pelas “flechas” das “roupas” mágicas. “Dardos” invisíveis e por vezes, fatais.

Quem produz o ixana é chamado de “dono do feitiço”, esse pode ser humano (ixana-okeweho) ou não-humano (Apapaatai). As máscaras, “roupas mágicas”, indumentárias e disfarces, em sua grande maioria são constituídos de ixana, feitiço.

As grandes máscaras Atuxuá são formadas de puro ixana. Os onukula não estão ativos apenas em seu conjunto, e aí está a “artimanha” dos espíritos. Cada mínima parte, como um fio de “cabelo” de apapaatai, será como um vírus, causando a doença e muito provavelmente a dor. Depositarão através do toque, das secreções (saliva, sangue, suor, fezes, urina, vômito e esperma) e do hálito, ixana suficiente para atingir suas vítimas.

 

Muitas vezes tive a oportunidade de presenciar no Alto Xingu sessões de pajelança que estenderam-se por noites inteiras. Ao fim, o agente causador da doença, que pode ser física ou psicológica, era sacado do corpo do doente, surgindo nas mãos do pajé sob uma forma sólida, escurecida, como uma bolinha de cera de abelha. No instante da “captura” do agente causador da doença, o pajé, muitas vezes, cai exausto ou mesmo, enfermo.

Isso nos mostra o poder e a importância da instituição do pajé, que mesmo supostamente imune aos malefícios da doença, pode adoecer, pois passa a ser acometido pelo poder do Apapaatai onukula, pelo poder do ixana, do feitiço.


Adaptado da obra de Aristóteles Barcelos

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?