CNN BRASIL, A TRAMOIA ANUNCIADA

Eduardo “hambúrguer” Bolsonaro, Douglas Tavolaro, Jair Bolsonaro e Rubens Menin: CNN Brasil na foto que diz tudo
Eduardo “hambúrguer” Bolsonaro, Douglas Tavolaro, Jair Bolsonaro e Rubens Menin: CNN Brasil na foto que diz tudo

Por Ricardo Melo, especial para os Jornalistas Livres

 

Colunistas de mídia com pouco assunto, mas talvez muitos interesses, têm se esmerado em festejar a provável estreia da CNN Brasil nos próximos meses. Estreia adiada várias vezes, é bom lembrar.

Ninguém nega. A marca internacional é uma grife, inaugurou um jeito novo de fazer TV, constituiu-se num marco ao transmitir notícias 24 horas com uma amplitude até então inédita. Um sucesso, descontados os limites do conteúdo de suas coberturas. Mas será isso suficiente para repetir o mesmo no Brasil?

Vamos pelo início. Por aqui, a CNN tropical tem como seus manda-chuvas duas figuras singulares. O sócio “jornalístico” é Douglas Tavolaro. Quem vem a ser o cidadão? Durante anos e anos, foi braço direito de Edir Macedo, que dispensa maiores comentários.

Ocioso também falar do “jornalismo” da TV Record nestes tempos da Igreja Universal, cuja independência e imparcialidade sempre foram medidas em dízimos e favores governamentais. Lulista e Dilmista até outro dia, hoje é porta-voz escancarado do neo-fascista Jair Bolsonaro.

Douglas Bolsonaro andava por lá nessa época, sempre é bom lembrar. Sua “saída” da Record até hoje é um mistério –será que abandonou mesmo as bênçãos do padrinho Edir Macedo? Silêncio ensurdecedor.

Já o “sócio-capitalista”, Rubens Menin, é o dono da construtora MRV. Para quem não sabe, Menin tornou-se bilionário com o programa Minha Casa, Minha Vida dos governos petistas. Quando o governo Dilma começou a adernar, Menin rapidamente mudou o curso em direção a Michel Temer e depois Jair Bolsonaro. Nesse intervalo, abriu um banco, o Inter, que hoje é um dos campeões de reclamações de clientes por mau atendimento.

Para não deixar dúvidas sobre quais interesses impulsionam a nova empreitada “jornalística”, basta ver a foto que abre este texto…

A foto diz tudo. Pelo menos na teoria (embora no Brasil ela não valha nada), o primeiro papel da imprensa deveria ser a independência diante dos governos. Aqui, como se vê é o contrário. O primeiro passo é ir ao Planalto beijar a mão do mandante de plantão, seja ele fascista no conteúdo, defensor da censura, liberticida e inimigo da informação desimpedida. Precisa desenhar o que acontecerá no noticiário?

Descendo mais um pouco. A cada contratação da CNN Brasil há um foguetório dos colunistas sem assunto. Mas até agora observa-se apenas gente da série B ou C. Não há nenhum nome de peso, com trajetória jornalística de respeito, credibilidade, seriedade. Na cúpula, gente de segunda linha, arrivistas conhecidos, profissionais timoratos, desde expelidos da Record até rejeitados pela RedeTV! e Empresa Brasil de Comunicação.

Reinaldo Gottino, um dos Datenas da Record, é tratado por essa mídia como se fosse um Peter Jennings, Dan Rather, Paulo Henrique Amorim, Ricardo Boechat. Que desgraça. Dejetos de Edir Macedo, personagens dispensados pela Globo —um deles agora garoto propaganda de uma empresa financeira caça-níqueis—, âncoras que infelizmente incineraram suas carreiras expondo opiniões neo-racistas, casais juvenis sem nenhuma expressão até para propaganda de shopping-centers e por aí afora são considerados medalhões.

Detalhe: para todo jornalista que se depara com um mercado cada vez mais estreito, em tese é bom saudar novas oportunidades de emprego. Mas também é bom saber que oportunidades são essas. Já vimos aventuras como a do Jornal do Brasil na época de Nelson Tanure; da RedeTV! que até hoje esfola funcionários, mas é financiada pelo dinheiro público para bancar o enriquecimento e aventuras amorosas indecentes dos donos; e das demais “redes” da mídia oficial subservientes aos governos de plantão.

A CNN Brasil tem o mesmo cheiro. E ele não é bom. Cabe a cada um escolher aquele que mais lhe agrada.

 

Leia mais artigos de Ricardo Melo

 

Balanço e perspectivas: 2019 foi ruim? Prepare-se para 2020

LULA ESTÁ SOLTO, MAS AINDA NÃO LIVRE

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. Acho errado a CNN Brasil puxar o saco do Bolsonaro, tem que dar a noticia de forma limpa, se acertou elogia, e errou critica em igual proporção, mas o que estou vendo é a imprensa vigiando o atual presidente de Telescópio Hubble (não estão errados), mas se vigiassem da mesma forma o molusco nove dedos e a Anta, o Brasil não teria sido roubado. Nenhum de vocês tem moral de falar em imparcialidade não. Quero que mostre os erros e os acertos do Bolsonaro sim de forma imparcial.

  2. Caramba!!! Pensei que esta empresa pudesse ser um contraponto às demais empresas jornalísticas entreguistas deste país. Que pena!!!

  3. O nome do site é Jornalistas Livres mas deveria se chamar Jornalistas Esquerdopatas de Merda.

  4. Essa reportagem é uma excreção do jornalismo sem senso de ética profissional absolutamente nenhuma……..

  5. Mais do que tendencioso esse artigo!!!! Lembrando que vários profissionais sairam de outras empresas como Globo, Folha e outras que ja nao fazem jornalismo há algum tempo!!! A função deles era apenas difamar o governo para pressionar a voltar a mamar nas tetas do estado!!! Decepção!!!

  6. Que matéria merda… O banco Inter é um sucesso!…uns b.os.tas desses querendo falar em jornalismo imparcial.

  7. Sendo melhor que a Globo nenhum os.católicos. suportam mais a Globo.mais e melhor outro canal que respeitem a família brasileira acho que é melhor

  8. Depois de ler todo este primoroso, imparcial e íntegro texto virei fã da CNN Brasil .

  9. TomRa que venha logo a cnn para acabar com a globo e a band emissoras do pt

  10. São os únicos JORNALISTAS LIVRES que não aplaudem mais uma empresa pra trabalhar! Enfim, vê lá se jornalista quer trabalhar, não é mesmo? Bom mesmo é uma boquinha. Pena que o dono dessa canalhada imensa esteja apenas em liberdade – nunca livre! – e que cancelou a Festa da Mortadela! Bando de carniceiros do erário público.

POSTS RELACIONADOS