Ciro Gomes mente sobre família de Lula e é acionado na Justiça

Em entrevista ao Pânico, programa da Jovem Pan, Ciro Gomes afirmou, sem embasamento, que Lula tinha "filho ladrão"
Ciro Gomes, candidato pelo PDT à presidência Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Ciro Gomes, candidato pelo PDT à presidência Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista – afirmou em entrevista à Jovem Pan que Lula (PT), seu oponente na corrida presidencial, tinha “filho ladrão”. Entretanto, sua fala não foi embasada em nenhum prova ou argumento, e Ciro não especificou a qual filho se referia. A família de Lula, então, acionou o candidato do PDT na Justiça.

Por Beatriz Pecinato

Fábio Tofic Simantob, o advogado responsável por cuidar do caso, afirmou que a fala contra os filhos de Lula é leviana, já que nenhum deles responde, ou respondeu, a qualquer ação penal por corrupção ou outro crime semelhante. 

O advogado da família do petista pede que Ciro Gomes esclareça a qual filho estava se referindo no programa, e a qual crime o filho supostamente cometeu.

De acordo com Simantob, Fábio Luís Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente, foi investigado por anos, mas teve o inquérito contra ele arquivado devido à ausência de elementos que demonstrem a prática de qualquer malfeito.

Caso Ciro não se desculpe pela declaração e continue atacando Lula e sua família, o candidato pedetista poderá responder na Justiça por injúria, calúnia ou crime contra a honra.

Na petição apresentada à Justiça, a defesa dos filhos de Lula afirma que a atitude de levar o caso para frente é “uma prova de fogo para ver até onde vai a coragem ou a irresponsabilidade do candidato. Terá ele a coragem da calúnia? Avançará o terreno da honra para imputar fatos investigados e arquivados, por falta de crime? Até onde CIRO terá a coragem de ir? Atacará a justiça, como faz BOLSONARO? Atacará o MPF? Quem mais será alvo de sua metralhadora giratória?”

Ciro já atacou Lula em outras ocasiões. Após o primeiro debate eleitoral de presidenciáveis, o candidato do PDT fez um tweet em sua conta oficial dizendo que Lula “está cada dia mais fraco – fisicamente, psicologicamente e teoricamente – para enfrentar a direita sanguinária”. Devido a péssima repercussão da mensagem, a postagem foi apagada minutos depois.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS