Ciberativista Triscila Oliveira perde sua conta do Instagram Afemme1

Roteirista Triscila conta ao Jornalistas Livres sua trajetória e perda de sua conta no instagram. Afemme1 era um importante canal de conscientização de gênero, raça e classe brasileiro.

PERDA DA CONTA AFEMME 1

Afemme1 era uma página feminista antirracista criada 2015. Através de posts e conteúdos didáticos promovia um levante de conscientização de gênero, raça e classe (nessa ordem). A página reunia mais de 11 mil postagens sobre educação política que fomentava o pensamento crítico e desafiava o status quo.

“Ao longo de 7 anos gerenciei sozinha Afemme1, sem nenhum tipo de monetização ou qualquer outro ganho, mesmo enfrentando dificuldades devido ao desemprego e depressão”

Triscila Oliveira

PARCERIA COM LEANDRO DE ASSIS

Em 2020, após as campanhas antirracistas e somente depois da parceria com o ilustrador Leandro Assis (foto acima) nas tirinhas Os Santos e Confinada, Triscila consegue monetizar a página Afemme1 através de um financiamento coletivo.

No primeiro semestre de 2021 Triscila perde o emprego, e em julho teve a página foi derrubada sob alegação de “violar direitos autorais” ao repostar um vídeo viralizado. Ao entrar em contato com a empresa detentora dos direitos do vídeo, afirmaram por e-mail que não notificaram o facebook sobre o vídeo. Ou seja, não foi violado direitos autorais.

“A suposição é que a página foi derrubada por grupos de extrema direita que se organizaram efetivamente denunciando em massa páginas que se opunham como ao antigo governo

Triscila Oliveira

BATALHA COM O INSTAGRAM

Desde 2016 o Instagram não possui mais escritório no Brasil e desconhecem o cenário político do país e como essa organização on-line foi determinante nas eleições de 2018.

Triscila afirma ter movido um processo reunindo todas as provas, e apesar de ter ganho o processo e duas multas, a Meta não reativou a conta, não acertou os valores das multas e sequer responde os mandados judiciais.

“Faz um ano e meio que perdi quase uma década de criação de conteúdo ciberativista e decidi não desistir e ceder ao silenciamento e fiz uma vakinha para a compra de uma conta e recomeçar”.

Triscila Oliveira

Triscila Oliveira, ciberativista feminista antirracista, criadora de conteúdo e roteirista.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus