China: A verdadeira vencedora das olimpíadas.

Nas olimpíadas de Tóquio de 2021, a China é a vencedora segundo o quadro ajustado de medalhas pelos Jornalistas Livres.
A verdadeira vencedora das olimpíadas
Quadro de Medalhas com a China unificada

Por: Douglas Meira

Nas olimpíadas de Tóquio de 2021, a China é a vencedora segundo o quadro ajustado de medalhas pelos Jornalistas Livres.

A separação da China em três partes (Hong Kong, Taiwan e China continental) tem sido uma retórica adotada pelas grandes empresas de comunicação ocidental para enfatizar a fragmentação da nação chinesa implementada pelo colonialismo europeu e norte-americano.

Hong Kong no final do século XIX foi ocupada pelos ingleses no pós-guerra do ópio. Neste confronto, os britânicos forçaram a China a permitir a comercialização da droga por companhias europeias.

Desde então, Hong Kong se tornou um reforço neocolonial. Somente em 1997, os britânicos devolveram o território à República Popular da China. Este processo adotou o modelo “um país, dois sistemas”.

Por outro lado, Taiwan consistiu na continuidade da República da China implementada apoiado pelo exército norte-americano. Em 1949, a República da China foi substituída pela República Popular da China em quase todo território Chinês. Após várias derrotas militares das tropas do Kuomintang (anticomunistas), Chiang Kai-Shek foge para Ilha de Taiwan cerca de 120km da costa continental. Com o apoio do império estadunidense, a ilha se tornou a base de um governo paralelo de orientação capitalista e subordinado aos EUA. Até 1972, a ONU somente reconhecia o governo fantoche de Taiwan como representante do povo chinês. Hoje, Taiwan, Taipei ou Taipé não é reconhecida pela maioria das nações do mundo, formalmente sequer os EUA reconhecem a existência da nação. Contudo, seguem comercializando armamento e apoiando economicamente o território, com o intuito de controlar a costa leste asiática.

Nesse sentido, a unificação da China no quadro de medalhas é parte da solidariedade com a luta por soberania do povo chinês em seu próprio território.

Manter a contagem de três diferente Chinas no quadro de medalhas é reforçar o colonialismo britânico e norte-americano.

Vejam o programa onde tratamos destes e outros assuntos relacionados a esportes na China:

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.