Chacina de Aracruz teria motivação político-ideológica?

Por que a professora Flávia Amboss Merçon teria sido o primeiro alvo do atirador?
Assassino entrou nas escolas de arma em punho e com roupas camufladas - Reprodução de Redes Sociais

Por Aloísio Morais Martins

Com a confirmação de que a professora Flávia Amboss Merçon Leonardo, de 38 anos, foi a primeira pessoa atingida pelos tiros disparados pelo garoto de 16 anos na Escola Estadual Primo Bitti em Praia do Coqueiral, no município de Aracruz, no Centro do Espírito Santo, ficou reforçado o indicativo de que a chacina tramada durante dois anos pode ter motivação político-ideológica. Afinal, por que o ex-aluno da escola foi direto à sala das professoras? O assassino matou três delas, uma aluna de 12 anos e deixou 12 pessoas feridas, cinco delas ainda internadas em estado grave. Várias manifestações de protesto estão sendo realizadas e programadas na região para denunciar a chacina e exigir punição dos responsáveis. O pai do adolescente é tenente da Polícia Militar, que já instaurou processo administrativo contra o policial. No dia 29, ele e a mulher prestaram depoimento à Polícia Civil.

Primeiramente, é bom situar o ambiente do crime, que a chamada ‘grande imprensa’ tem escondido: A chacina aconteceu dentro de um condomínio criado pela empresa Aracruz Celulose há algumas décadas, quando se implantou na cidade que acabou adotando seu nome. Fica em local privilegiado, próximo à Praia do Coqueiral e distante 22 quilômetros do centro nervoso da cidade de Aracruz, instalada no interior. O condomínio destinado a funcionários de altos cargos da empresa cresceu e, hoje, virou local de moradia de famílias de alta e média classe média, deixando de ser exclusivo dos servidores da empresa.

O menor, que usava um símbolo nazista no momento dos crimes, é filho de um tenente bolsonarista da Polícia Militar que já fez postagens sobre o livro Minha Luta, do genocida Adolf Hitler, que comprou a pedido do filho. “O livro é péssimo. Li e odiei”, disse. Mas o militar é, sobretudo, uma pessoa de direita. Nas redes sociais o garoto aparece todo garboso ao lado do pai em manifestação bolsonarista. Por sinal, ostentando o mesmo chapéu usado no momento da chacina.

Flávia Merçom era militante de esquerda e muito querida

Já a professora Flávia Amboss Merçom Leonardo, era conhecida como uma pessoa nitidamente de esquerda. Tinha pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e militava no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que no ES tem atuação destacada desde o rompimento da barragem da Vale em Mariana, MG, quando as águas do Rio Doce foram tingidas há cinco anos pelo barro da mineração até a foz, no litoral capixaba. Flávia dedicou sua trajetória acadêmica aos estudos junto às comunidades pesqueiras e nativas do ES. Por que a professora teria sido escolhida como primeiro alvo do assassino? Mera coincidência ou o estudante teria algum ranço ideológico com Flávia? Com a palavra os investigadores.

Material apreendido pela Polícia Civil na casa do autor da chacina no condomínio Praia do Coqueiral

Vale destacar que o garoto assassino dá bons sinais de que aprendeu muita coisa com o pai, certamente, seu ídolo. Apesar de menor, os vídeos dão mostras de que aprendeu muito bem como conduzir um veículo, inclusive em alta velocidade. Além de sua desenvoltura, os vídeos mostram muito bem como sabe manusear bem as armas que portava. E é bom de pontaria. Com quem aprendeu? Em suas primeiras confissões liberadas pela polícia, ele diz que agiu sozinho e que aprendeu a atirar escondido do pai. Dá pra acreditar? Estaria ele querendo livrar a cara do paizão? A polícia terá que avançar nas investigações destes aspectos. Enfim, essa chacina promete intrigantes capítulos nestes tempos de endeusamento das armas (que esperamos estar chegando ao fim). Vejamos!

E, aliás, não custa perguntar: será que o pai do assassino defende a maioridade penal aos 16 anos, como boa parte dos bolsonaristas? Será que para ele ‘bandido bom é bandido morto?’. Pimenta é muito boa nos olhos dos outros, né não?

Como pano de fundo da tragédia, temos no Espírito Santo, hoje, um nítido predomínio da direita no estado, onde Bolsonaro, por exemplo, obteve 58,04% dos votos, contra 41,06% de Lula no segundo turno da eleição. Quem esteve lá, como eu, às vésperas da eleição, pôde sentir isso bem claro nas ruas e avenidas, onde carrões e as caminhonetes cabines duplas dominavam o ambiente com suas acintosas propagandas bolsonaristas. A supremacia é de tal forma que o presidente eleito não pôde fazer comícios no estado por falta de palanque. O governador reeleito Renato Casagrande, do PSB, preferiu acender uma vela a deus e outra ao diabo, colhendo votos de lulistas e de bolsonaristas ao descartar posar ao lado do petista.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Toda a PM é de direita, ou pelo menos 99% dela. É instruída a ser de direita. A “caça ao comunismo” nasce lá dentro de seus cursos deformativos que Olavo do Cara**o não encontraria defeito. Afinal ela nasceu para ir atrás dos escravos, e hoje, os escravos somos nós, e ela o cão de guarda dos ricos.
    Mas, o problema maior é a contaminação ideológica de toda a sociedade, quando estes tiosãos começam a frequentar clubes, ir no aniversário da sobrinha, em todos os lugares, suas falas contra o “comunismo” vão se infiltrando na sociedade.
    É uma instituição caríssima, que na entrada já seleciona quem é pequeno burguês(os filhos da classe média) que teve uma instrução para passar no vestibular da academia de oficiais, e quem é de origem humilde, e vai ser o praça, e uma vez como praça, se não morrer, não for expulso, não ficar maluco neurótico, se aposenta como praça.
    A sua formação é para a guerra, não para a segurança pública, é ineficiente pela quantidade de membros que tem.
    Como diz o PCO, não acabou, tem que acabar, quero o fim da Polícia Militar.

    1. Vc quer o fim da PM e a multiplicação de traficantes, bandidos, corruptos, ladrões e etc…

      1. Qualquer cidade com 100 mil habitantes, basta 30 homens bem coordenados, e vc limpa todos os traficantes e ainda levanta estadualmente os nomes de quem são todos os líderes, levanta os pequenos larápios, enfim, coloca a segurança da cidade em dia. Claro, ai também tem que entrar a assistência social da prefeitura para arranjar jeito, ou emprego, fazer pequenas fábricas de uniformes escolares, briquetes para arrumar as ruas, para arranjar ocupação e meios de sobrevivência a todos.
        Agora fazendo continência, marchinha, limpando pátio, os bandidos agradecem tamanha incompetência. Vcs matam o sujeito antes do cara abrir o bico.
        O praça já entra na viatura com a adrenalina lá em cima depois que um espinhento que mal saiu das fraldas, com estrela no ombro o destratou, e acha que vai fazer segurança.
        O(A) Policial tinha que se sentir bem ao ir para o trabalho. E numa força que só houvesse uma única entrada a todos. O ostensivo seria para os anos iniciais, e a paisana a medida que fosse promovido, o seu final de carreira seria Procurador(a) de Estado, como servidor(a) experiente de vida e profissional. Acabando com essa molecagem de procuradores com 22 anos de idade. Não haveria batalhões de polícia, mas sim Distritos Policiais, o escritório dos Procuradores seria no Distrito Policial.

      2. Na prática a polícia militar só serve pra proteger o patrimônio do rico. O povo só em ocasiões muito oportunas, pra mostrar algum serviço. Sim. Já demorou acabar.

      3. Investimento em ciência e tecnologia é possível identificar e rastrear qualquer pessoa e suas ações, sem preconceitos e erros que levam à morte.

  2. Tem que fazer um levantamento de informações sobre o aluno , escola e família.
    Como ninguém percebeu o desvio mental do aluno?

  3. Boa noite! A princípio devemos saber sobre as outras vítimas também! Importante sabermos sobre o filho desequilibrado e o pai irresponsável, porém outras famílias foram desfeitas pela agressividade sem limites desse jovem delinquente. Sendo ou não defensores do atual “desgovernante”, é urgente e primordial que se apure todas as ações. Que se estabeleça os devidas penalidades. Como a família “foge” da cidade??? Onde está a segurança??

POSTS RELACIONADOS