CENSURA: Quando a gente para de gritar de horror, a gente aceita tudo

Censura a 11 matérias do jornalista Luis Nassif (JornalGGN) visa impedir a divulgação dos negócios do BTG Pactual; juiz obrigou à "despublicação"
Solidariedade ao jornalista Luis Nassif, do JornalGGN
Solidariedade ao jornalista Luis Nassif, do JornalGGN

A censura ao JornalGGN e ao jornalista Luis Nassif está naquele rol de obscenidades a que o Brasil se acostumou. Se nem Deus mais se respeita (olha o padre e a evangélica que gabaritam em todos os pecados), se nem médico mais se respeita (veja as invasões de hospitais insufladas por Bolsonaro), se advogado agora leva socos na boca quando vai a presídios (e quem os dá são os policiais), se uma criança estuprada de 10 anos é xingada de “puta” e querem obrigá-la a levar a gestação a termo, mesmo que ela morra… Se num dia é uma patroa praticamente jogando um menino das alturas de um prédio e, no outro, é o surgimento instantâneo da Máfia dos Respiradores (enquanto o País sufoca com cento e picos mil mortos). Se morrem cento e picos mil e o presidente que perguntou “E daí?” está praticamente reeleito… Se tudo isso é verdade, por que não censurar o JornalGGN e o jornalista Luis Nassif? O que é, diante de tanto horror, um juiz mandar apagar as matérias que mencionem o BTG Pactual, não por acaso o hiper-banco de investimento de onde emergiu o atual ministro Paulo Guedes, antes de se consagrar como o maior criminoso do País? Só para dar uma idéia do tamanho, em julho de 2014, o BTG Pactual alcançou a marca de US$ 200 bilhões em ativos totais. Mais de R$ 1 trilhão.

É que, se eles conseguirem censurar o JornalGGN e o jornalista Luis Nassif, se eles conseguirem censurar a imprensa, eles também serão capazes de suprimir todas as notícias que foram mencionadas acima. Bastará um juiz decidir que quer que seja assim. Cancelam-se as matérias. Cancela-se o jornalismo. Cancela-se o que é inconveniente para os amigos do Presidente.

E por que o BTG Pactual quer censurar o mais importante jornalista de economia do País, Luis Nassif?

Essa é fácil: para que ele não possa contar a todos que o Brasil está sendo esquartejado e vendido como lavagem para porcos, para ser comprado em seguida por bancos como o BTG Pactual, o hiper-banco de investimento de onde emergiu o atual ministro Paulo Guedes — antes de se consagrar como o maior escroque do País (é sempre bom lembrar).

Follow the money (“Siga o dinheiro”) é um bordão que foi popularizado pelo filme “Todos os Homens do Presidente” (EUA, 1976). É assim: se você está investigando um escândalo de corrupção, o primeiro aspecto a considerar é quem vai ganhar com isso. Quem vai ganhar na loto.


Luis Nassif, porque é o mais importante jornalista de economia do País, estava fazendo exatamente isso. Mostrando os grandes fluxos de dinheiro que permitem provar os esquemas de corrupção graúdos. Censurar Nassif e o JornalGGN é calar o jornalismo, impedir as reportagens. É cassar da população o direito de se informar. É tornar os entes financeiros absolutamente fora de qualquer controle social, sob o argumento de que, estando nas bolsas de valores, não podem sofrer qualquer vibração na opinião pública. Absolutamente fora de qualquer controle social.

Pense nisso. Bancos livres para fazer o que quiserem…

Por tudo isso, os Jornalistas Livres solidarizam-se com o mais importante jornalista de economia do País, Luis Nassif. E colocam-se à disposição para republicar em nossas páginas os conteúdos censurados.

Pela liberdade de imprensa!

Pela liberdade de expressão!

Abaixo a censura

COMENTÁRIOS

44 respostas

  1. Os únicos jornalistas brasileiros que se atrevem a tocar nesse assunto são: Nassif e Pepe Escobar.

    1. Juremir Machado , da Rádio Guaíba, de Porto Alegre / RS (empresa evangélica de imprensa) demitiu este excelente jornalista na semana passada.
      Perseguição !

  2. É preciso divulgar o nome do magistrado nesse processo e iniciar uma séria investigação a respeito. Muita grana rola por aí e depojs da matéria do The Intercept denunciando a venda de decisões judiciais por magistrados eu acho que tudo que vem dessa magiatratura brasileira é merecedora de DESconfiança. Que se investigue o juíz porque pode ter é recebido uma gorda propina do banco BTG Pactual!

      1. É tudo verdade! Brasil chafurdando em mãos criminosas institucionais! Triste realidade!

    1. Sempre terá algo de Podre no Reino do Brasil!

  3. Censura dever-se-ia razão de livramento midiático, expresso oral e graficamente, porque desprezo à regra gramática âmbito fundamental ou primário.

  4. Solidariedade total ao Luís Nassif!
    Calar jamais!!!!

  5. PARABÉN$$$ !!! Excelente !!!MUIIIIIIIITO BOM MM!! Faço minhas estas palavras de tão bem ELABORADO TEXTO !!!! DIRETAS GERAIS JAH … CONVOQUEM-$$$$e, ´pois’ ABI-247-PRERRÔ e tds nós ôtros … há braços!

  6. Ridiculo a volta da censura ao pais , vergonhoso.

  7. Será que não há, neste país, um punhado de juízes honestos e peitudos para reverter essa bancarrota em que se meteu o judiciário brasileiro?

  8. Matéria primorosa Laura, senti o fígado latejar…
    Minhas sinceras congratulações e um beijo!

  9. Nao entendi Paulo Guedes se sagrando como o maior criminoso do país. Não quero entrar em discussão ideológica, mas até onde sabemos, o mentor e gestor do maior escandalo de corrupção da humanidade, foi condenado e preso. Está temporariamemte solto por que a justiça brasileira é complacente com o crime. Paulo Guedes tem convicções técnicas economicas, mas não cometeu nemhum crime. Isso que você faz, não é jornalismo, é propaganda ideológica barata.

  10. A liberdade de expressão do indivíduo e da imprensa devem ser respeitados por todos independente de quem quer que seja!

  11. Aplaudo essa generosidade de vocês, é o que esperamos de todos

  12. Não podemos perder a esperança…num dia que vem vindo as pedras gritarão se nos calarmos. E se gritarmos juntos o som será ensurdecedor…”textos deverão ser republicados pelos jornalistas livres e pela mídia independente.

  13. Abaixo a censura, as privatizações, a impunidade.

  14. Imprensa livre do Estado e do poder judiciário.

  15. Quem se cala,consente, Torna-se cumplice destes crimes horrendos que estão acontecendo. Morte ao fascismo! Viva Nassif e os jornalistas livres! A nossa voz.

  16. Jornalismo livre país livre e próspero. Jornalismo censurado pais assaltado e pobre.

  17. Que triste e perigoso cenário do executivo e judiciário brasileiro. Total apoio a liberdade de imprensa Jornal GGN e ao jornalista Luis Nassif.

  18. Creio, que todos os jornais independentes, principalmente os de centro-esquerda, ou msm a “grande” imprensa com pouco mais de seriedade, Todos, deveriam publicar a matéria…. Deveriam publicar, um a cada tempo/dia, assim, não daria tempo de censurar tudo de uma vez ……

  19. Tempos de verdadeiro horror e ainda o Ministro do meio ambiente, liberando o desmatamento e a invasão e as queimadas na Amazônia e no Pantanal, e um Ministro da educação destruindo as Universidades Públicas chamando os estudantes de bando de maconheiros e o STF de vagabundos. O Brasil foi transformado numa Republica de Milicianos Bandidos e Criminosos.

  20. O Brasil está perdendo o mínimo de dignidade que lhe resta.!

  21. Realmente temos que acabar,com esses políticos e bases do jair Bolsolixo urgente,eles não podem nos calar.

  22. Podem tentar, mas não irão conseguir nos calar.

  23. Que vergonha! Justiça conivente com falcatruas do corrupto Guedes! Onde vamos parar?

  24. Fora Guedes, Salles, Bolsonaros, juizes vendidos e todo o bando !
    Nassif representa o Brasil.

  25. Otima descriçao do que está sendo executado em Nosso País por esse desgoverno infame. Viva Luis Nassif, viva ao Jornalismo verdadeiro. É preciso tornar publica (para os zumbis bozonaristas) a censura que está instalada descaradamente e aceita como “novo normal”

  26. Jair Bolsonaro, Sílvio Santos e Edir Macedo e Crivella querem calar a imprensa que o opoe a eles. Esta na hora de a ABI e a OAB nao so pedirem o impeachment de Bolsonaro e Crivella e o MPF e o MPRJ denunciarem estes autoritários caudilhos e ser cassada a concessão do Sbt, Record, Rede Tv

  27. “… Enquanto os homens exercem seus PODRES PODERES, morrer e matar de fome de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais…”
    .

  28. É terrível o que passa no Brasil. MORTE A ESSES CANALHAS! Força Nassif!

  29. #ForçaNassif
    #ForaGovernoEntreguista
    #ForaGuedes
    #ForaBolsonaro

  30. Na democracia não há censura de imprensa apenas na ditadura !

  31. Censura pura e simples! Como nos tipos da ditadura: “O que não é noticiado, não existe. Vamos calar a boca da imprensa que noticia e critica, dando valor àquela que é alinhada conosco”

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa