Querido Lula, cartas que emocionam

Cartas para Lula
 
Na era digital, cartas escritas à mão tornaram-se a principal forma dos brasileiros se comunicarem com o presidente Lula. São cartas curtas e objetivas em que pessoas de todo País expressam um sentimento de abraço, de um carinho ou simplesmente um gesto de solidariedade ao maior líder, e agora preso político, da história do Brasil.
Na cidade de Belo Horizonte, uma nova experiência construída pelo Coletivo Alvorada, Frente Brasil Popular e diversos movimentos e militantes da cultura garantem este diálogo de Lula com o povo. Todos os dias no centro de Belo Horizonte os movimentos se revesam disponibilizando papel e caneta para a população escrever as cartas.
“Querido Lula, não se sinta só, também estou triste, estamos com você e sentimos saudades do seu governo. Não te conheço pessoalmente, mas lembre que estaremos sempre te apoiando, você melhorou minha vida …” Trecho de uma das cartas transcrita a pedido de uma senhora que passava pela tenda.
As cartas que chegam à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, são de pessoas comuns, crianças, pedreiros, comerciantes, agricultores, cozinheiras, jornalistas, ativistas, atores e até de governadores que registram suas indignações. Em essência, a História repete o que já aconteceu com outros líderes pacifistas dos direitos humanos como Mandela e Martin Luther King, entre outros.
Lula não é mais um sujeito, mas uma “ideia”, como ele mesmo já falou. Tornou-se também um mito quando, por meio de políticas sociais, tirou mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza. Por esses motivos, o “mito, ‘o cara’ ou a ideia” comove pessoas de todo Planeta e ainda instiga a velha forma de se comunicar, mesmo em um mundo totalmente globalizado.
Por: Franci Brito e Leonardo Koury | Jornalistas Livres
Fotografia: Vanessa Reis, Andrea Castello Branco e Helder de Paula

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Quem estiver em Curitiba ou região, visite o acampamento. Se tiver cadeiras de praia ou banquinhos e mesas transportáveis que possa disponibilizar, é de grande ajuda.

  2. Caro Presidente Lula:
    Estamos aqui firmes na luta pela sua e pela nossa liberdade, visto que, após tudo o que aconteceu com você, certamente, qualquer dia acontecerá como outros (qualquer um) também.
    Não preciso falar tudo que você fez por mim, minha familia, e pelos brasileiros.
    Essa história já está escrita e ninguem poderá apagá-la.
    Mas Presidente:
    Você sabe que o que está acontecendo tem nome: chama-se vingança. Quem mandou você falar que no STJ e no STF todos estão acovardados?
    Não importa se o triplex é seu. Não importa se o sitio é seu. Isso não vem ao caso!
    O que importa é que eles se vingaram.
    Presidente: a saída é pelo Poder Legislativo. Não podemos admitir a Suprema Corte (de onde não se recorre) estar dividida. E como sabemos, embora ainda tenhamos poucos garantistas da CF, não teremos , se não avançar na luta, representantes do povo no STF e em outras esferas do Poder.
    O Congresso tem que acrescentar ao famigerado inciso LVII do artigo 5º da Constituição que a pena se cumprirá após passar pelo STF. E ponto.
    E se vierem com a conversa de que esperar até o fim dos recursos virá a prescrição é simples: Impetrado qualquer Recurso (todos sem distinção, Especial, Extraordinário, Reclamação, Habeas Corpus, Agravo, Agravo Regimental, Agravo do Agravo, Embargos de Declaração, Infringentes ou embargo dos embargos, não importa qual denominação tenham), o mesmo prazo dessa duração será acrescentado para a contagem da prescrição.
    E o PT tem que encampar essa luta, não importa o que vão dizer. Vai perder voto? Que voto teremos nesta eleição, Presidente? Ainda não conseguiram, mas tentam transformar petistas em bandidos. E estamos diminuindo a cada eleição.
    E se os outros partidos não perceberam ainda, amanhã será contra eles também. Está em franco andamento a negação da política. E isso não vale só para o PT, vale para todos! E essa massa está crescendo sob o comando da grande mídia e da extrema direita que avança a passos largos no mundo.
    Se não agirmos, muito em breve será tarde.
    Grande Abraço meu, nosso querido Presidente Lula.
    Um brasileiro petista!

POSTS RELACIONADOS

Dia da Democracia Antimanicomial

Uma pessoa que sofre de transtorno mental costuma ter alucinações e delírios a ponto de perder o contato com a realidade, sem ter consciência disso.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ BH CONTAGEM

PELA AMPLIAÇÃO DO METRÔ PÚBLICO, COM PARTICIPAÇÃO POPULAR E TARIFA SOCIAL! O Bloco Esperando o Metrô, reafirma sua posição contrária à privatização da Companhia Brasileira