Carta de Ricardo Kotscho para Lula: “em lugar de sonhos, agora só temos pesadelos”

Carta de Ricardo Kotscho para o presidente Lula

 

“Caro amigo Lula,

Há quanto tempo…

Bela ideia essa do site “Cartas pro Lula”.

Sem condições de viajar a Curitiba pra fazer uma visita, te escrevi uma carta tempos atrás, mas não sei se chegou até você.

Essa aqui tenho certeza que vai chegar. O carteiro é de confiança…

Não tenho nada de bom pra te contar, como você deve estar careca de saber, embora ainda tenha mais cabelos do que eu…

Em resumo, “a coisa aqui tá preta”, como cantava o Chico, naqueles tempos da outra ditadura.

Eu simplesmente não me conformo de você continuar preso há mais de um ano, torturado até hoje pelo juiz que te condenou, e depois virou ministro deste inominável governo.

Eles não querem só acabar com você, mas com a tua família inteira, os teus amigos, o teu partido, os muitos legados que teu governo deixou, a tua história, a memória da nossa geração, que reconquistou nas ruas a democracia, agora novamente ameaçada.

E, neste sina macabra, estão acabando com o país.

Desde a última vez que te encontrei no sindicato, no ano passado, na véspera da tua prisão, tudo piorou cá fora, o país está dismilinguindo, sem que haja uma reação, como se tudo isso fosse o “novo normal”, e a tua inacreditável e injusta prisão já fizesse parte da paisagem de Curitiba.

Em lugar de sonhos, agora só temos pesadelos. Estão destruindo uma a uma todas as conquistas sociais do teu governo, como se tivéssemos sido invadidos por uma potência estrangeira.

Pelo que me conta o Frei Chico, com quem continuo almoçando de vez em quando, no velho Sujinho (lembra do bistecão?), tua saúde está boa, você está firme e forte aí na cadeia, com uma visão mais clara e lúcida do país do que nós, enfrentando com muita dignidade este calvário.

Estamos vivendo um pesadelo sem fim, que virou realidade à luz do dia, e ninguém sabe o que fazer, diante desse verdadeiro massacre contra os brasileiros.

É triste, mas preciso te dizer que “nosso petezinho”, como você falava, parece completamente perdido, agora batendo boca com aquele filho desvairado do capitão nas redes sociais.

Eu me lembro bem, no começo desta nossa amizade, já de 40 anos atrás.

Durante as greves dos metalúrgicos, os jornalistas me perguntavam “quem está fazendo a cabeça desse Lula?”, como se você precisasse de um Olavo de Carvalho para se orientar.

Especulavam sobre vários nomes, mas eu procurava explicar a eles que não havia nada disso, não tinha ninguém por trás do Lula, pois acontecia exatamente o contrário.

Era você quem “fazia a cabeça”, não só da peãozada, mas dos “luas pretas” da academia e da velha esquerda que te procuravam no sindicato, quando esta história começou, lá no final dos anos 70 do século passado.

Pois é isso, mais do que nunca, que está nos fazendo muita falta agora: um Lula.

Não temos mais lideranças capazes de nos mostrar um horizonte e alimentar esperanças no futuro, sem o que, ninguém consegue sobreviver.

Chegamos ao limite: vivemos num país sem governo e sem oposição.

Em momentos difíceis, nas campanhas e no governo, era sempre você quem procurava animar a tropa, acalmar os afobados, apontar caminhos para superar as crises.

Os nossos amigos comuns que conseguiram te visitar, todos eles, como o Frei Betto, me relatam que saem da tua cela mais fortalecidos, dispostos a lutar e vencer os obstáculos do que quando chegaram.

Você sempre inverteu a ordem das coisas. Mesmo quando estava se tratando do câncer na laringe, em vez de reclamar do destino, só se interessava em saber dos amigos que estavam com problemas de saúde.

Perguntava pela família de quem te visitava no hospital e por onde andavam nossos companheiros que sumiram na poeira, muitos deles chamados de corruptos e passando dificuldades.

Os outros sempre foram mais importantes nas tuas conversas, e por aí se entenda, não só os mais próximos, mas os milhões que você conseguiu conquistar na tua longa trajetória por um Brasil mais justo, menos desigual, mais humano _ tudo ao contrário do que estamos assistindo agora.

É só assistindo mesmo, porque ninguém faz nada, nem eu, além de escrever todo dia no meu blog, sobre as desgraças cotidianas produzidas pelos inquilinos aloprados do Palácio do Planalto.

Parece que estamos assistindo a um filme rodando ao contrário, voltando no tempo, até a época em que nos conhecemos nos estertores da ditadura militar.

Voltaram até os mesmos discursos da lei e da ordem, contra a corrupção, contra o “comunismo”, contra a “subversão” dos vermelhos.

Para você ter uma ideia do flagelo que vivemos aqui fora, tenho notado que as pessoas estão evitando usar roupas vermelhas com medo de serem agredidas na rua pelos trogloditas da nova ordem em marcha.

Precisamos um dia conversar pessoalmente sobre o que mudou na minha vida nestes últimos tempos, a cada dia uma nova agonia.

Estou com dificuldade para andar até o mercado da esquina, a dois quarteirões daqui. O corpo todo dói. Por isso, mal tenho saído de casa.

Sinto falta de te ouvir quando não sei mais o que devo fazer para voltar a brincar com os outros e dar risadas por besteiras, tirando sarro uns dos outros, a grande diversão nas folgas que a gente tinha no governo.

Jamais imaginei que tudo isso pudesse acontecer com a gente, avançando nos 70 anos com problemas até para sobreviver.

Pior de tudo, eu sei, é perder a liberdade.

Só não podemos agora perder o bom humor, a alegria de viver, a esperança nos dias de amanhã.

Pelo menos, temos histórias pra contar aos amigos. Já fizemos muitas coisas boas juntos na vida das quais só tenho orgulho.

Não será fácil, nada nunca foi fácil, você sabe.

Aguenta firme aí! Até breve!

Um abraço bem apertado, amigo, com um tapão na cabeça, como você sempre fazia…

Ricardo Kotscho”

RICARDO KOTSCHO- É Jornalista com passagens pelos principais veículos de comunicação do país, foi assessor de imprensa de Lula em três campanhas e na Presidência da República.

COMENTÁRIOS

24 respostas

  1. Triste, triste, triste o que estão fazendo com o Lula e com o Brasil. Um bando de arrogantes imbecis dando as cartas, todas marcadas, com um único objetivo: desconstruir tudo que se fez de bom até agora… Sinto mesmo a falta de uma gde liderança no PT.

  2. Vocês tem mesmo muitas historias para contar. Principalmente se contarem sobre a roubalheira que o PT roubou e proporcionou roubar. Ladrão não é preso politico.
    Triplex, sitiu de Atibaia, apartamento de São Beenardo. Estes são esquema qie não colou e os outros que deram certo.
    E a fortina deixada pela D. Marisa de onde veio?

  3. Meu Deus não acredito no q acabei de ler esse cara é mais louco q já vi ,completamente fora da realidade

  4. Ricardo koscho é um exemplo de jornalista, cidadão, amigo, militante. Sua lealdade comove e inspira.b Ele disse o que eu diria. A masmorra de Lula também me adoece, trava e doi. E difícil não ter medo, sentir insegurança, frustração e perda. Lula é humanamente indispensável nesse momento de nossas vidas. #LULALIVRE#BRASILDEMICRATICO.

  5. Pesadelos pra vcs militantes,pra nós liberdade, igualdade sem roubalheira,sem propina, só não enxerga quem não quer….

  6. GRANDE VERDADE, EAD CONTINUAR ESSE PESADELO POR UNS 50 ANOS, SEUS COMUNISTAS BANDIDOS, VOCÊ CHORA DESSE LADRÃO ESTÁ PRESO, PORQUE VOCÊ CERTAMENTE OUTRO CANALHA IGUAL ELE.
    TODOS OS BRASILEIROS QUE TEM VERGONHA NA CARA, ESTÁ MUITO FELIZ COM A PRESSÃO DESSE VAGABUNDO. VIVA SÉRGIO MORO, NOSSO HERÓI BRASILEIRO.

  7. Vai jogar truco o titio, ou bingo, vcs do PT não quer o Otario solto, o que de verdade fez a cabeça desse tonto aceitar que é um martire político preso; alguém tem que pensar aqui fora, bom ele já aceitou que cometeu corrupção, então vc devia escrever carta na central do Brasil o Lula tá ocupado tentando fazer um túnel para sair do xilindro.

  8. Um dia deve cair a ficha na cabeça desses insanos! Não é possível! O que precisa mais acontecer prá eles enxergarre a besteira que fizeram colocando truculento bestial no poder com toda sua corja?

  9. Concordo plenamente com tudo que foi dito. Rogo a Deus que dê forças e sabedoria ao amado Lula. Deus no comando!!!

  10. Tem um sentimento maior que inveja ? Então foi isso que derrubou meu eterno presidente

  11. Você conseguiu expressar em palavras toda a dor que sentimos diante das injustiças e barbárie que tomaram conta do nosso país. Sinto muito e me causa uma revolta muito grande, saber que o presidente Lula, não precisava estar nesse sofrimento, mas está por pensar em nós o povo brasileiro, e tentar nos defender dessa corja imperialista que infesta todas as instituições e cabeças ocas que acreditam em qualquer coisa que a mídia e os aloprados de plantão falam, sem ao menos se darem uma chance de questionar. Pobre Brasil. Lula amado você nunca será abandonado, obrigada por tudo que fez pelo nosso povo. O Brasil que PENSA te ama Presidente Lula.

  12. Todo brasileiro consciente sabe que a prisão de Lula, de forma indireta,provoca nossa detenção moral, emocional,afetiva e política.Somos todos prisioneiros da mesma injustiça.

  13. Jornaleco petista, não quer ver o lado bom da situação, então vai ter que engolir o capitão. Não adianta choramingar e falar asleira.

  14. Até o Google sabe que Lula é o maior ladrão do mundo. Kkkkkk
    E este senhor é só mais um esquerdopata defensor do maior corrupto da história do Brasil.
    Vão se danar bando de ?!!!

  15. Tanta insanidade de comentários.. esses abutres rondando o governo de Bolsonaro, não dão paz nem oportunidade para se governar com tantas intransigências e negatividade de todos os lados. Já vivi muitas décadas, porém nunca vi tanta mediocridade e notícias sem fundamento e veracidade escritas por jornalistas que se intitulam renomados. Só porque escrevem alguns livros se acham os melhores. Apreciam os derrotados e pessoas destituídas de qualquer valor moral.
    Infelizmente é esse nosso país tão Lindo e rico, povoado de pessoas maravilhosas e inteligentes que só encontram pela vida esses crapulas que impedem de se fazer o melhor pelo nosso Brasil.
    Só Bolsonaro é que está acabando com nosso país em cinco meses e os outros anos foram excelentes em contrapartida com nossa situação atual de tanto desemprego , roubalheira em todos os órgãos sem exceção e o caos de Nossa saúde, educação, estradas etc. Tudo isso é pouco mas é muito para ser consertado em tão pouco tempo.
    E a destruição de propriedades pelis sem terra? É natural e normal se ursupar bens adquiridos com suor e trabalho honesto?
    Amigos meus foram massacrados mortos e tudo destruído e aí aconteceu com alguém seu?
    Com certeza nao e se acontecesse se teria a justiça do lado de vocês.
    Esse é o Brasil que não quero para meus filhos, netos e bisnetos.
    Tenho 77 anos e nunca vi tanta mediocridade e insanidade em tantas pessoas .
    Que Deus possa nos dar um Brasil melhor para felicidade e bem estar desse povo sofrido e humilhado por tantos anos.

  16. Não q esse povo que voto no Pt tem cabeça,pq todo mundo saber o q lula vez roubou e nao foi pouco não, e aindactem seus cúmplices ze diceu e outro q faz parte do seu bando,povo brasileiro acordo fora lula e seus bando e pr nuncas mas

  17. Isso nao e jornalismo. Ou melhor e sim. Da pior especie…onde ja se viu jornalista escolher um lado …e a mesma coisa que arbitro apitando o jogo do seu time do coracao. Esquerdista nao e jornalista .e amigo do luladrao e quem e conivente e acha que o molusco e inocente .so pode ser doente ou e ignorante de informacoes mesmo.

  18. Bom é saber que o Vaticano avalia a canonização do Lula. Pelo os milagres da multiplicação de idiotas e a divisão de pão com mortadela.

  19. Meu Deus como deixam uma materia dessa ser iditada esse escritor é militante pior jornalista que tive o desprazer de vivenciar ,aceita que doi menos idiota.

  20. A parceria entre o Sr Ricardo e Lula é bonita ,é eloquente ,trabalhou sempre nos governos do PT e manteve sempre uma boquinha aberta para mamar as custas do povo, acho que seu amor deve ser partilhado com ele na cela da ilusão, vai vai lá em Curitiba e fique por lá , seu pilantra ,FD P!

  21. Triste triste triste, ver a que nível chegou o jornalista e o jornalismo desse país… Com jornalistas parciais que defendem interesses próprios ou interesses alheios de seus patrões… Não são éticos e nem tão pouco usam a moral para serem formadores de opinião…. Lamentável esse jornalismo miliciano.

  22. Mais um que mamou nas tetas do governo PT e agora culpa os militares. Manda levantar o qto os deputados e senadores do PT, PDT, PSOL, PCB E REDE gastam com auxilio paleto, gasolina e os banquetes.

  23. Ricardo, acabei de ler “Do golpe ao Planalto” e parece que fiquei íntimo de você , me desculpe demorar tanto pra ter lido, mais já presenteei dois amigos com esse livro belíssimo e cheio de vida, fiquei emocionado ao ler está carta, como sempre lendo depois, mais confirmando a sua lealdade ao nosso querido Lula. Fique em paz, vc prenssenciou e contou boa parte desses anos de luta, obrigado, é um honra ter convivido em su época! ABRAÇO

POSTS RELACIONADOS