Campanha de Sindicalização de trabalhadoras domésticas

Via: FENATRAD

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) está lançando a Campanha de Sindicalização da categoria. A entidade recomenda que as trabalhadoras domésticas procurem os sindicatos filiados nos estados e cidades. Os sindicatos também têm promovido Campanhas de Sindicalização.

Confira as chamadas:

Pernambuco

A Campanha de Sindicalização do Sindicato das Trabalhadoras Doméstica de Pernambuco (SINDOMÉSTICA/PE) foi divulgada no Boletim “Doméstica em Luta”.

“Junte-se a nós! Participe do Sindicato! Organize uma reunião no seu bairro ou cidade. Qualquer trabalhadora doméstica é bem-vinda ao Sindicato para buscar apoio, notícias, orientações e fazer parte dessa luta. Sindicalize-se! Fortaleça o seu Sindicato!”

Espírito Santo

O Sindicato dos Trabalhadores Profissionais Domésticos do Espírito Santo (SINDOMÉSTICO/ES) convida as trabalhadoras e trabalhadores domésticos para se sindicalizar. Junte-se a nós! A hora é de UNIÃO para garantir FORÇA. E só UNIDOS SOMOS FORTES! O seu sindicato precisa de você! Você precisa do seu sindicato! Sindicalize-se!

Rio de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro lança campanha de Sindicalização. Foram anos para a categoria de Trabalhadoras Domésticas conseguirem as conquistas dos direitos trabalhistas.

Em 1972, através da Lei 5.859, a categoria de trabalhadoras domésticas conquistou os primeiros direitos: a carteira de trabalho assinada e o direito à Previdência Social.

Em 2015, quarenta e dois anos depois, foi conquistada a ampliação dos direitos através de anos de lutas.

A emenda constitucional garantiu o almejado Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), horas extras e adicional noturno, além dos outros direitos garantidos na Lei 150/2015.

Nestes cinquenta anos de conquistas de direitos, a categoria se depara com a sonegação de direitos e trabalhadoras domésticas submetidas a trabalhos análogos à escravidão, como vem acontecendo vários resgates, realizados através do Ministério Público do Trabalho (MPT).

No Rio de Janeiro, a categoria está sem reajuste salarial desde 2019, e este salário mínimo do Rio (R$ 1.238,11) está infligindo o Art. 7 da Constituição e a categoria de trabalhadores domésticos está totalmente prejudicada.

O Sindicato, através dessa campanha, convida as Trabalhadoras Domésticas para se associar ao sindicato, para que juntas possamos fortalecer a luta por salário dignos, e respeitos aos direitos conquistados, além da necessidade desses direitos serem ampliados.

Trabalhadoras Domésticas, procurem o seu Sindicato. Só unidas conquistamos direitos e respeito à nossa categoria! Venham associar e fortalecer a luta!

Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) realiza Campanha de Sindicalização. 

A direção da entidade ressalta a importância da filiação das trabalhadoras domésticas. “A nossa campanha ainda reforça a filiação da categoria ao sindicato para que nos fortaleça cada dia mais e nos possibilite mais anos de luta”.

O SINDOMÉSTICO/Ba oferece aos filiados serviços, como cálculos trabalhistas e atendimento jurídico e previdenciário.

“Nosso papel é orientar o trabalhador na garantia dos seus direitos trabalhistas. Por isso, convidamos todas e todos para se filiar ao SINDOMÉSTICO/BA”.

Contatos com os sindicatos

A trabalhadora e trabalhador interessados em se filiar ao sindicato da sua cidade devem entre em contato com as entidades. No link abaixo constam os contatos dos sindicatos:

A FENATRAD conta com o apoio da Fundação Ford, Fundo Social de Investimento Social Elas e Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS