Café, cachaça e mel: da reforma agrária às mesas do Brasil

Foto: Arquivo MST

Entre os dias 20 e 24 de julho, Belo Horizonte recebe iguarias de todos os cantos do país. Caminhões carregados com a cozinha e produtos da reforma agrária, vindos dos mais diversos assentamentos, trarão a produção do MST para a capital mineira.

Legumes, frutas e grãos produzidos nos assentamentos e acampamentos serão comercializados em BH / Arquivo MST
Legumes, frutas e grãos produzidos nos assentamentos e acampamentos serão comercializados em BH / Arquivo MST

A Feira, que acontece na Serraria Souza Pinto, é parte da programação do Festival da Reforma Agrária e traz mais de 160 toneladas de alimentos para comercialização, dentre eles, produtos agroecológicos, orgânicos, artesanatos, agroindustrializados e in natura.

Produtos especiais

Uma das atrações principais é o Café Guaií, produzido no Sul de Minas Gerais. O famoso cafezinho mineiro é produzido por 500 famílias – de 3 assentamentos e 11 acampamentos – que vivem e trabalham na terra desde 1996.

O estado que será palco do Festival Nacional também é produtor da cachaça Veredas da Terra, que vem da região das melhores cachaças do Brasil, o norte de Minas. A região também é produtora de rapadura, açúcar mascavo, geleia de umbu e o saboroso doce de castanha de baru. Uma das floradas de mel mais apreciadas vem da árvore Aroeira, típica do cerrado e preservada nos assentamentos do norte e jequitinhonha.

Culinária da Terra

Da partilha da terra, ocupada e conquistada com o suor dos trabalhadores do campo que lutam pelo direito a ter um espaço para produzir alimentos, nasce uma larga produção, que abrange itens como feijão, café, cana, milho, banana, frutas, leite, gado de corte, dentre outros.

Primeiro dia da 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (22). Foto: Joka Madruga/MST
Foto: Primeiro dia da 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, São Paulo, 2015. Foto: Joka Madruga/ Arquivo MST

Produtores de 25 estados, distribuídos em mais de 100 cooperativas, 96 agroindústrias e 1,9 mil associações, trarão pratos típicos de cinco regiões do país para a Feira Gastronômica do MST. Quem passar pelo local poderá provar Pato no Tucupi, Churrasco de Bode, Tapioca, Frango com Pequi, Acarajé, Arroz Carreteiro, o famoso tropeiro mineiro e outras iguarias dos assentamentos.

Além de apresentar os produtos da reforma agrária, a Feira Gastronômica terá atrações no palco Balaio Cultural Cora Coralina, uma homenagem a poetiza, que remete à forte veia artístico-cultural do movimento, que segue os seus passos repartindo o que sabe e aprendendo o que ensina.

Para mais informações, acesse o evento: https://goo.gl/P9qI8j

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS