BRASILEIROS PROTESTAM EM AMSTERDÃ EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA

Por Débora Fontenelle, dos Jornalistas Livres

Em meio a 22ª Conferência Internacional da Aids que discute prevenção e tratamento do HIV e aids, em Amsterdã, brasileiros protestaram contra a PEC 95 que corta investimentos em saúde no Brasil.

Os profissionais exibiram cartazes que demonstram a realidade dos infectados pela aids e HIV no país e também gritaram “Fora Temer”.  Uma intervenção mostrou para os participantes do evento os impactos dos desmontes de Michel Temer na população brasileira.

De acordo com médicos e funcionários da saúde que estão na conferência, o Brasil teve alguns avanços, como a PrEP, tratamento implantado pelo SUS no final de 2017 que atende os soropositivos e disponibiliza a maior circulação do Dolutegravir, um dos melhores medicamentos para o tratamento de AIDS e HIV.

A luta também é para que o tratamento da Hepatite seja C seja mais acessível para a população, uma vez que os medicamentos são muito caros.

Mesmo com toda o progresso as melhorias não alcançam toda a população chave por causa da bancada moralista no Congresso Nacional.

Para participar do encontro, os profissionais brasileiros tiverem que pagar uma taxa de U$ 825,00.

O evento é realizado a cada dois anos para apresentar os estudos mais importantes e os resultados na luta contra a AIDS realizados por especialistas do mundo todo.

Este ano o encontro receberá até o final da semana 18 mil pessoas, entre eles Elton John e o príncipe Harry.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS