Brasileiros do MD18 se unem a PT e MST para protestar contra o golpe em Paris

O Movimento Democrático 18 de Março (MD18), formado por brasileirxs que vivem na França, organizou uma nova manifestação para este domingo, 17 de abril, às 15h, no mesmo local onde tem se reunido desde o início de março: a Place de La République, no centro de Paris.

Para o ato deste domingo, o movimento une forças com o comitê dos amigos do MST na França e com a célula do PT em Paris.

O principal objetivo da manifestação é reforçar o coro do povo brasileiro contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra a desarticulação da democracia brasileira.

O comitê MST/PT também lembrará os 20 anos do massacre em Eldorado dos Carajás, quando 19 sem terra foram brutalmente torturados e assassinados diante de suas famílias pela polícia paraense.

O ato contará ainda com uma performance em homenagem a Vilmar Bordim e Leonir Orback, os dois sem-terra mortos na semana passada pela PM do Paraná.

No sábado, dia 9 de abril, o MD18 também se juntou aos jovens franceses da Nuit Debout, que ocupa a Place de la République desde o dia 31 de março.

O objetivo foi estreitar os laços, afinar as pautas e mostrar como a desarticulação da democracia brasileira faz o mundo inteiro dar um passo em direção ao passado.

A França, que com muita luta proletária conquistou uma legislação trabalhista exemplar, também vê seus direitos ameaçados. Por isso, o MD18 denunciou como a Lei El Khomri – ou simplesmente Loi Travail – que o governo Hollande tenta empurrar goela abaixo dos trabalhadores é, assim como a chamada “Ponte para o Futuro” da ala golpista do PMDB, um outro nome para arrocho. (confira o vídeo do MD18 durante a vigília francesa)

SOBRE O MD18

O Movimento Democrático 18 de março (MD18) é um grupo de brasileiros residentes na França que conta com apoiadores em toda a Europa.

Se reuniu pela primeira vez, em sintonia com as grandes manifestações do dia 18 de março de 2016 (145º aniversário da Comuna de Paris) em defesa da legalidade democrática Brasil.

Sua missão é informar a imprensa e a comunidade internacional sobre a situação política brasileira atual, denunciando a parcialidade e a partidarização da imprensa, oferecendo um ponto de vista alternativo, próprio daqueles que, na posição de observadores ativos, analisam o seu país com a crítica e a compaixão que só a distância geográfica proporciona.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?