Chile: Gabriel Boric é eleito presidente

O candidato Gabriel Boric foi confirmado o próximo presidente do Chile. Antonio Kast, adversário da ultra direita neste segundo turno, já reconheceu a vitória.

Às 19h30, com 68,78% das urnas computadas, Boric tinha 55,18% dos votos, contra 44,82% de Kast.

O ex-líder estudantil será o presidente mais jovem do país, com 36 anos, e lidera a coalizão Apruebo Dignidad. A vitória de Boric vem na esteira das grandes manifestações populares iniciadas em 2019. Boric ganhou relevância nacional após as grandes manifestações de estudantes nos anos de 2011 até 2013.

A princípio por conta de questões de mobilidade urbana, as manifestações ganharam força na luta contra a desigualdade social no país e garantiram a realização de uma nova Constituição, que está sendo elaborada.

Kast, representante da extrema direita, se colocou como oposto ao novo presidente. Boric teve como principais bandeiras a defesa de pautas como o aumentar o acesso ao ensino público, democratização do acesso à saúde no Chile, programas de ajuda à agricultura familiar, liberdade das mulheres com relação ao aborto.

Kast, relacionado com o ex-ditador do Chile, Augusto Pinochet, teve seu irmão mais velho como ministro da ditadura. Também já declarou sua admiração pelo presidente Jair Bolsonaro. Seu programa de governo tinha como defesa mais abertura comercial e recrudescimento na repressão contra as manifestações, que se tornaram habituais no país.

Problemas para votar

Diversos eleitores reclamaram nas redes sociais sobre dificuldades de se locomover nas ruas da capital do Chile, Santiago. Muitos relataram problemas relacionados com transporte público, como falta de ônibus e atrasos no metrô.

Boric chegou a postar um vídeo denunciando a situação.

Apoios

A eleição de Boric foi vista como importante por diversos atores de esquerda na América Latina. O novo presidente do Chile recebeu apoio dos ex-presidentes Lula (Brasil), Pepe Mujica (Uruguai) e José Luis Sapatero (Espanha), do músico Roger Waters, da atual prefeita de Paris, Anne Hidalgo. A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet também declarou voto em Boric.

Ex-presidente Lula com boné de Boric em São Paulo, na última sexta (17). Foto de Lucas Martins/ Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. O Chile saltou a fogueira do Nazismo e resgatou os caminhos do HUMANISMO de Allende .

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.