Um coletivo independente e apartidáriuo, que diz ter atuado auxiliando os senadores na CPI da Covid, criou um site que relembra os piores momentos do governo Bolsonaro. A “Bolsopedia”, como é intitulado, é uma espécie de enciclopédia do bolsonarismo e reúne uma série de críticas a gestão atual.
Por Emanuela Godoy
O website é uma iniciativa que tem como proposta registrar “o legado de destruição deixado pelo Governo Boslonaro”no país. Sua construção se deu por meio de matérias da imprensa organizadas por tópicos e em ordem cronológica.
Ao abrir a página inicial , o leitor se depara com o título e subtítulo, além de já receber uma breve descrição do que se trata: “Tudo que Bolsonaro fez em 4 anos de governo (e não quer que você saiba)”.

Abaixo, o site da Bolsopedia oferece 4 abas: a “Página inicial”, a “Para ler”, “Para compartilhar” e “Para ouvir e assistir”. A aba da Página incial direciona o visitante para as demais abas e apresenta também quais são os 7 tópicos abordados no site:
- BRASIL EM CRISE – COMO BOLSONARO E PAULO GUEDES EMPOBRECERAM O PAÍS
- COVID-19 – COMO O GOVERNO BOLSONARO MATOU MILHARES DE BRASILEIROS NA MAIOR PANDEMIA DO SÉCULO
- A DESTRUIÇÃO DO BRASIL E O DESMONTE DO ESTADO SOB BOLSONARO
- CORRUPÇÃO, POUCO TRABALHO E MUITA MAMATA – BOLSONARO ENRIQUECEU O CENTRÃO, MILITARES, A PRÓPRIA FAMÍLIA E OS AMIGOS ÀS CUSTAS DO BRASIL
- DEFESA E FAVORECIMENTO DE CRIMINOSOS – BOLSONARO FAVORECEU TRAFICANTES, MILICIANOS, O CRIME ORGANIZADO NA AMAZÔNIA E ALIADOS INVESTIGADOS E CONDENADOS
- HOMENAGENS A DITADORES, ATAQUES À DEMOCRACIA E SINAIS DO FASCISMO
- PÁRIA MUNDIAL – COMO BOLSONARO DESTRUIU A IMAGEM DO BRASIL NO MUNDO
Na aba “Para ler”, o leitor tem acesso a todos esses temas, que são explicados com dados e matérias que comprovam o desastre da gestão bolsonarista. Já na aba “Para compartilhar”, o site oferece uma coletânea de 13 vídeos que desmentem falas do presidente. Assuntos como piso salarial de enfermagem, desemprego, encontro com embaixadores, escândalo de corrupção de pastores no Ministério da educação e primeira-dama Michelle Bolsonaro são abordados.
A última aba da Bolsopedia,”Para ouvir e assistir”, indica uma série de canais no youtube e podcasts que são críticos ao atual governo.
Veja algumas das fotos produzidas pela Bolsopedia:



