Bolsonaro terá de responder na Justiça por ordenar comemoração do golpe de 1964

Um grupo formado por vítimas da ditadura protocola hoje (27 de março) um Mandado de Segurança e uma Ação Popular contra a ordem do Presidente Jair Bolsonaro de comemorar o aniversário do Golpe Militar e consequente instauração da ditadura civil-militar em 31 de março de 1964.

Os autores da ação, Tatiana Merlino, Angela Mendes de Almeida, Amelinha Teles, Janaina Teles, Edson Teles, Crimeia Alice de Almeida e familiares de Herzog, através do Instituto Herzog, são vítimas ou são familiares vítimas da Ditadura Militar reconhecidas pela Comissão Nacional da Verdade, em seu relatório final publicado em 2014.

Os argumentos apresentados pelas vítimas do Estado brasileiro baseiam-se na violação do texto constitucional, em seus dispositivos e fundamentos, o descumprimento de tratados e jurisprudência internacionais, entre elas a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condenou o Brasil no caso Gomes Lund, assassinado na Guerrilha do Araguaia.

“Nós nos sentimos novamente vítimas do Estado e desrespeitados pelo Presidente da República, que há apenas 90 dias jurou respeitar a Constituição Brasileira”, disse Tatiana Merlino. “É indignante que um Presidente da República autorize e estimule a comemoração de torturas e mortes perpetradas no Brasil. Isso é um ultraje às vítimas e à democracia no país, além de ser uma vergonha perante a comunidade internacional sem precedentes ”, completou.

A Ação Popular será proposta em São Paulo e aponta a imoralidade, a improbidade e a ilegalidade administrativas que caracterizam o ato e o consequente atentado contra a dignidade do cargo de Presidente da República. O Mandado de Segurança será protocolado no Supremo Tribunal Federal em Brasília e defende que o ato viola o direito líquido e certo das vítimas e de seus familiares à memória e à verdade.

 

 

COMENTÁRIOS

154 respostas

  1. Espero que vocês tenham sucesso! Fico na torcida!??

  2. Temos que tirar esse insano do poder. Eles e os filhos além de psicopatas fascistas são incompetentes.

  3. Jornalistas livres:
    Os Srs ao invés de escreverem matérias jornalística pertinente,ficam fazendo intriga entre governo e sociedade.
    Quê tipo e esse de jornalismo!!
    Tá mais para mixiriqueiro.

  4. Sennhor Raimundo, o que seria para o senhor uma materia jornalística? Eles estão publicando um fato que é pertinente a sociedade brasileira. O presidente fere a constituição e desrespeita as vítimas e seus familiares ao querer celebrar algo tão vergonhoso da nossa história, e isso tem q ser exposto e precisa tomar providências contra esse tipo ação.

  5. O que se pode esperar de um presidente que admira as milicias? BARBARIDADES

  6. COMEMORAR ESSA DATA SERIA O MESMO DA IGREJA CATÓLICA EXAUTANDO A QUEIMA DE BRUXAS E TORTURAS DURANTE A INQUISIÇAO.

  7. Inescrupuloso, só não comparo Bolsonaro a um verme porque penso que um verme não merece ser comparado com este doente psicopata .

  8. Parabéns jornalistas livres! Pelo grande trabalho que vocês fazem!

  9. raimundo nonato ferreira, por favor, estude um pouco de história… Este é um tipo de jornalismo que está mostrando a verdade.

  10. Esses familiares estão indignados por que. Os familiares deles eram terroristas que mataram torturaram e esquatejaram militares será que eles queriam receber flores em troca morreram por que mereceram e chega de mimimi

  11. O presidente que comemorar uma tragédia! Isso não é jornalismo? Prefiro qdo ele fornece material para página de humor.

  12. Todos nós sabemos que a única intenção desse cidadão que esta brincando de governar um país como o nosso que lutou sempre pela democracia é outro golpe militar ja esta bem claro nao ver quem nao quer que falta faz lula .Mas ta td mundo vendo e sem fazer nada pq nao vao pras ruas pq nao bate panelas agora é a hora certa nao ficar ouvindo esse pateta falar um monte de baboseira que nem entrevista sabe da.

  13. Vitimas neH kkkkkkk claro. . as vítimas eram inocentes. Essas famílias filho da pita que estão se sentindo remorsos por causas dos parentes COMUNISTAS filho da puta. O meu tio era comunista e sofreu durante o REGIME MILITAR por que era um vagabundo Socialista que plantava desordem com os sndiclsindica tentanto formentar o comunismo no país. E eu não tenho dó do meu tio morto .todas as vezes que eu vou ao cemitério . Eu cuspo no túmulo dele. Comunistas malditos tem que morrer mesmo. São abuttrs carniceiro. Uns porcos imundos .

  14. ESTE PRESIDENTE VEM DESDE A CAMPANHA IDOLATRANDO TORTURADORES E CARNICEIROS DO PASSADO, QUE COMETERAM CRIMES ABUSARAM DO PODER QUE FOI TOMADO DO POVO COM FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES QUE OS REPRESENTA , O QUE ACHO ESTRANHO SÃO PESSOAS QUE ME PARECE COMPARTILHAM DAS MESMAS IDÉIAS NAZIFACISTA, NÃO SABENDO ELES QUE APOIANDO REGIMES DITATORIAIS ESTÃO DANDO UM TIRO NO PÉ, MAS BOLSONARO NÃO ENGANOU NINGUÉM TODAS AS SUAS INSANIDADES FOI DITA E MESMO ASSIM ELE FOI ELEITO AGORA SE NÃO TRAVA lO WLE VAI AVANÇAR MAIS E 64 PODE VOLTAR VAMOS VER AGORA COMO ESTAR A FORÇA CIVIL NESTE MODELO CRIADO PORQUE A PROCURADORIA JUNTO COM O STF TEM QUE SE PRONUNCIAR CONTRA ESTE ATO VERGONHOSO DE COMEMORAR 64

  15. Não é possível governar dessa forma. A inJUSTICA vem com essa hipocrisia de querer explicações do Presidente por comemorar uma data histórica…. Mas essa mesma inJUSTICA não se pronuncia por tantos governos corruptos que delapidaram os cofres públicos, tornando nosso país um celeiro de criminosos do colarinho Branco. VERGONHA.

  16. SR Raimundp, vá
    procurar a sua turma, que com certeza não é esta aqui.

  17. Faltou apenas mencionar os ataques terroristas, a fuga de Joao Goulart ,eleições com voto de Ulisses Guimarães provando que não foi ditadura nem golpe se não que sentido teria Tancredo Neves ter sido eleito , além da comissão da verdade que 100% das pessoas que estavam lá tinham vinculação com Dilma ou eram comunistas ou petistas nenhum especialista ou militar apenas um “acusatorio” de mais de 20 pessoas mediante a um grande coronel

  18. Plenamente de acordo com o Raimundo.Certos jornalistas, aliás,sua grande maioria,em vez de se preocupar com bem estar social.o progresso brasileiro,fica procurando falhas de um governo que,na minha opinião, está tentando resgatar o país das garras de gente da pior especie.Por exemplo, não pode ,na vida administrativa brasileira,ter havia fato mais midocre que o governo Dilma Rousseff,comandado por Lula e seu grupo ,que dispensa comentários, e pouco se via este tipo de jornalista criticando.Conclusao: São elementos admiradores do bolivarianismo corrupto venezuelano,ou saudosistas gramscisnos das trevas derretidas pela realidade dos tempos. Gente que pra mim nada vale.

  19. Raimundo Nonato ferreira o dia que a borracha chiar no seu lombo e de familiar você vai entender o que é uma ditadura A matéria é pertinente e importante, você deve ficar atento a este presidente maluco que sempre instigou a violência e inaltece milícias e uso de armas de figos. Vamos cobrar dele ações para criar emprego e renda, olha a bagunça que está no MEC, quantos ministros envolvidos em corrupções e incompetentes

  20. Otários,
    Faltou dizerem que tem coisa da corja do PT por tras disto.
    Matéria horrível de merda

  21. Parabéns aos jornalistas livres pela divulgação daquilo que precisar estar óbvio para todos nós: ditadura nunca mais!!! Divulgar uma notícia dessa é obrigação de uma sociedade que quer se ver livre dessa barbárie, advinda da Ditadura. Pensamentos unilaterais sem embasamento, pelo puro esquecimento das atrocidades que essas pessoas vivenciaram é no mínimo egoísta e desunamo. É pensar em seu próprio umbigo e alimentar cada a vez mais a falta do senso de memória coletiva. Para os boçais de plantão que esqueceram ou não querem enxergar as atrocidades advindas da Ditadura fica o nosso lamento!! A ignorância se alastra quanto mais a gente se afasta do exercício pleno da cidadania consciente.

  22. Que jornaleco ridículo. Primeira e última vez que leio. Concordo plenamente com o Raimundo.

  23. Está na hora do Bolsonaro reabrir os processos contra aqueles que se dizem “vitimas” do regime (não ditadura)militar.Essas pessoas que pretendiam à força implantar um regime comunista em nosso país roubaram,mataram e assaltaram além de serquestrarem pessoas de bem e tortura-las.Infelizmente o exército não fez aqui o que o regime que eles queriam implantar fez na União Soviética, Cuba,China. …fuzilou mais de cem milhões de pessoas que eram contra o comunismo.Estamos de saco cheio em ver comunistas*geralmente da área de humanas)com vitimiamo quando as vítimas somos nós o povo.Imprensa,advogados e professores a maioria doutrinados nas universidades no comunismo que só serve para manter o povo na miséria e no cabresto sob governos ladrões e corruptos.Mais uma razão para acabar com as universidades públicas onde os alunos de humanas que se tornarão professores jornalistas e advogados de bandidos só vão para fumar maconha em bailes funks,fazer sexo e falar de direitos humanos e comunismo.Vão vocês “jornalistas livres”para Cuba ou Coréia do Norte e tentem fazer lá o que fazem aqui bando de babacas corruptos.Em nosso país a maioria dos que estudam humanas fogem da matemática é da física por preguiça de estudar ,mas encontram nos grêmios universitários o espaço ideal para desenvolverem argumentos de manipulação da população burra deste país. Aqui polícia é bandido e bandidos é vítima. Votei no Bolsonaro,mas acho que ele está muito longe do que eu desejo.Dependesse de mim essas pessoas que estão processando ele seriam presas e responderiam pelos crimes que seus parentes cometeram. Vivi no regime militar,foi o melhor regime.O exército não deveria comemorar o dia 31 nos quartéis, mas nas ruas.fl

  24. Esses jornalistas são uns vagabundos… O país está uma droga e agora eles colocando lenha na fogueira porque Bolsonaro comemorou uma data que diga-se de passagem, foi a que mais fez o país crescer. Vão se preocupar com a existência do PC do B, partido com ideias de Stalin, Lenim Mao-Tse Tung e outros miseráveis da história… Enquanto isso, vão pra puta que o pariu.

  25. Jornalismo de meia tigela, de meias verdades!!!
    É uma pena que o jornalismo brasileiro se vendeu ideologicamente ao longo do tempo!!!!

  26. Essa mídia lixo que deturpam as notícias e falsificam as verdadeiras informações sobre o REGIME MILITAR, que deteve militantes como Dilma, Luma, Dirceu, e companhia, que queriam implementar a verdadeira ditadura no Brasil, querendo transformar nosso país numa Cuba, NUMA Venezuela.
    Esses vermes que publicam notícias como essa certamente são vagabundos que sugam verbas públicas para dispararem matérias como esta!

    LIXO!

  27. Eu não estou vendo nenhum tipo de intriga por parte do jornalismo, esee senhor presidente está errado sim ele como autoridade mamáxi deste país tem que respeitar a memória dessas pessoas que perderam seus parentes em 1964 na ditadura militar, e a maioria eram crianças , queria Ver se o senhor tivesse perdido algum parente nessa época.

  28. Vocês são contra o Brasil … Deixa o gosme trablahar ! Ditadura já foi agora e 2019 !

  29. Jornalista hoje em dia ta mais pra urubu e vizinha fofoqueira…

  30. Concordo Raimundo. Afinal só um grupp tem direito a manifestação?

  31. Todos os dias são comemorados dia do LGBTs, Consciência Negra, Aparthaid, até o “Lula livre” está se tornando um “carnaval”. Pelo que me consta só vai quem quer! Os dias são comercializados e depois a vida segue.
    Pára que já tá ficando feio!

  32. será que o bolso chamaria o ustra para torturar os envolvidospela a morte da mariele,ja que ouvi dizer
    que o entao presidente trabalhou no dops nós anos 60

  33. Issoooo mesmo raimundo só jogando uns contra os outros

  34. O governo de Bolsonaro está em retrocesso em frente a opinião do povo por uma nação mais justa e liberal. Estou envergonhada como brasileira.

  35. Esse Presidente é um “fanfarrão “!

  36. “Jornalistas Livres “mais um daqueles que recebem dinheiro do PT? Por que vocês acham que 57 milhões votaram no Bolsonaro?Só nordestinos votaram em maioria no PT.

  37. Mimimi.
    Quase não temos problemas.
    Que saiba não foi erros cometidos que foram homenageados, mas os muitos acertos feitos por eles.
    Acertos que nenhum outro destes quadrilheiros realizou desde então.

  38. Quando não se têm o que escrever, fiquem quietos…

  39. Joao Nelson, assim como você ha una legião de replicadores de “verdades sem fundamento”. Se Bolsonaro nasceu tem 64 anos, como trabalharia no Dops nos anos 60. Faca as contas e pare de acreditar em balelas.a

  40. Jornalistas livres, Lula livre, Temer livre, tudo farinha do mesmo saco. Se houve mortes em 64 é porque não eram santinhos…..

  41. Só quem foi torturado naquela época foram os terroristas, assaltantes de banco, sequestradores e assassinos de policiais e das forças armadas. Muito mimimi pra bandidos.

  42. Guerrilheiro safado e ativista do partido comunista do brasil esse Gomes Land.

  43. Dos últimos presidentes, qual deles respeitaram nossa constituição com dignidade?

  44. Gomes Land foi ativista do PC do B e guerrilheiro do Araguaia ” um santo”.

  45. O Golpe de 1964 viria acontecer pelas nefastas mãos de João Goulart. Esse sim foi apátrida, traidor da nação. Só se revoltam com o regime militar os amantes da libertinagem, os vagabundos, terroristas, drogados, amantes da putaria. Ordem e Progresso, Brasil ! Salvem o regime militar! Contudo, reprovo os excessos que houveram! Nem tudo foram flores.

  46. Interessante, basta observar as figurinhas que queriam implantar um sistema socialista no pais nesse período. As forças Armadas nos livraram de sermos mais uma “Cuba”.
    Paulo de Assis

  47. Vítimas da ditadura e as vítimas dos guerrilheiros que não foram poucas…

  48. Vão procurar o que fazer; procurem fazer alguma coisa que preste pelo País, ao invés de escrever coisas que para nós não têm relevancia; e deixe o Presidente trabalhar; nao encha a P… do saco!!!

  49. O que e ditadura?
    Nós na história do Brasil tivemos algum ditador?
    Período militar foram os melhores anos do Brasil, a ideologia marxista pregada na escola e a confirmação que pos período militar so regredimos.
    O período militar só não foi bom para criminosos e comunistas, pergunta para quem estava preocupado com suas obrigações se foi Ruin esse período.
    Golpe e falar que o período militar foi ditadura.

  50. Jornalismo no Brasil acabou ???
    Hoje o que vemos é os da direita defendendo a direita e os da esquerda defendendo a esquerda e o Brasil assistindo a manipulação de um povo contra ele mesmo

  51. Gente rudicrid por ficar contra essa noticia, claro que precisamos saber as coisas nojentas do governo, e um direito que temos e um dever na imprensa, pra isso que ela existe!

  52. Jornalistas livres um bando de esuerdopatas querendo provocar danos ao governa, viva março de 64.,

  53. Que Matéria Mal feita, vocês querem causar confusão e mais brigas com o povo, e nisso quem perde é o Brasil, vocês tem que ter mais responsabilidade e vergonha na cara, pra ajudar o povo não causar tumulto !

  54. Manchete em todos os jornais em abril de 1964. Seu professor de história lhe contou isso? Milhões de pessoas nas ruas para agradecer aos militares de ter livrado o Brasil do comunismo.

  55. Que ditadura?

    Não houve ditadura nem uma aqui, o que houve foi o período Militar , que a própria população pediu, só vagabundo morreu ou foi perseguido, houve alternância de poder, eleições de governadores e Deputados, senadores, aí me aparece um bando de analfabetos, q nao estudou a história fala em ditadura, ora bando de maconheiros

  56. Esse discurso vitimista…. Cansa!!! Deixa o presidente em paz… Vão procurar o que fazer… Vão vender legumes na feira… Vão fazer alguma coisa que preste ao invés de ficarem chorando o tempo todo…?

  57. Nós vamos comemorar de qualquer jeito, viva o regime militar de 1964, nos livrou do comunismo ??????????????

  58. Se o movimento de 64 não tivesse acontecido, ao invés de estar lendo esse post, você estaria numa fila desde as 07hs da manhã, para pegar um pão na padaria estatal, utilizando sua caderneta de comida dada pelo governo.

  59. Vou amanhecer dia 31 cantando o hino nacional, saudar a bandeira e dizer bem alto: valeu a pena digitar o 17!!!

  60. O Regime Militar foi a melhor época da história do Brasil. Eu vou soltar fogos no dia 31. #Ustravive

  61. Boa Bolsonaro, todo cidadão de bem que viveu nessa época, fala maravilhas, principalmente na segurança que tinham.
    Se não fosse a desgraça do comunismo, logo apos a saída dos militares, certamente hoje seríamos uma potência
    **Nojo da mídia manipuladora

  62. Votei no presidente pra governar meu Brasil
    Mas até agora SÓ briga meu Deus; melhor e a sabedoria do que as armas de guerra;Mas um SÓ pecador destrói muitos bens!9:ECLESIASTES 18:PALAVRA fi Deus a todos nós 28/3/2019??vamos orar muito pelo nosso Brasil???

  63. Agora no Brasil virou moda atacar presidente pq. Na época do Figueiredo até a Dilma não tinha ataques da imprensa se eu fosse o Bolsonaro CHAMARIA as forças armadas e entregaria o poder pra ver no que dava

  64. Mais um site mantido com dinheiro da nossa querida esquerda… Lamentável o lixo que está virando a internet.

  65. A que ponto chegamos em? o presidente não pode ter uma opinião ou fazer qualquer coisa que logo vem os “democráticos que lutaram em favor da soberania nacional” que não se cansaram de lamber feridas que já deviam ter sido curadas a anos, se não fosse tanta lambe lambe, talvez quem sabe essas já haviam se fechando a muito. Esses revolucionários vem reclamando disso ou daquilo, usam palavras bonitas em panos de fundo vermelho, se que muitas vezes nem são assuntos que “grosso” da população apoia, raramente é na verdade. Não acredito que o cidadão comun esteja ligando muito sobre comemorar ou não o 64, isso pouco vai mudar a vida dele. Aparentemente os jornais estão dando um foco muito grande em qualquer movimento do atual presidente, coisa que não aconteceu no passado, não é atoa que muitas mídias estão caindo em descrédito em frente a população. vamos ver até onde vai a militância jornalista.

  66. Esse presidente. Só decepciona. Processo nele.

  67. nossa mano quanta baboseira isso nao vai dar em nada, isso e so mais um processo inútil para atrazar outros processos mais importantes,acho que isto é perda de tempo e dinheiro ,isso foi a 55 anos atras e ate hoje voces viaja no golpe militar,tanta coisa pra voces se preocupar mas se preocupam com passado de 55 anos atras fala serio por que voces nao se preocupam com presente e o futuro so quero e ter uma ESCOLA digna onde posso acabar meus estudos, um emprego,hospital e claro também quero crescer na vida mas honestamente sem pisar na cabeça de ninguém.
    O povo tem para com isso de golpe militar e viver o presente e pensar no futuro e cuidar para que nao ocorra outro golpe.

  68. Corte internacional de direitos humanos. Por que não atuam na venezuela . Moro mo brasil , quero mais é que essas cortes vão se fdr. Deve estar doendo no bolso pois segundo informações da midia a bolsa ditadura foi extinta . moro no brasil quero que o resto se foda . Quem não estiver satisfeito a venezuela é logo ali. mas vão só com passagem de ida e se precisarem de ajuda as redes sociais ajudam

  69. Comemorar o golpe disfarçado de “revolução” da Russia pode, comemorar a revolução, disfarçada de “golpe” do Brasil não. Hipocrisia mandou um abraço.

  70. Esqueceram que o povo quer a comemoração!

  71. Eu estou com Bolsonaro! Mas eu diria que Bolsonaro e família deve parar de falar sobre assuntos polêmicos que já sabemos das suas boas ideias. Agora e hora de trabalho.

  72. Sr. João Nelson, o seu raciocínio beira a FANTASIA!!!

  73. Kkkkkkkkkkkk não sabia que a constituição tinha uma lei onde proíbe o exercício das livre palavras e a mais outra lei onde proíbe comemorar eventos históricos!

  74. Não sou militar e nem tenho parente militar, em fim, acho que essas pessoas que se dizem torturadas ou que tiveram parebpar torturados estão com falta do que fazer, tortura acontece hojeh que nan podemos iriba esquina sem ser achadoapor uma bala perdida, por umusequestrador, estrupador ou um homicida pela, tudo culpa de falta de proteção adequada e investimentos em estudos por conta da roubalheira dos governantes pós ditadura que está refletindo ate hoje em nosso país. A comemoração não é por conta da tortura e etc… E sim pelo fato dos militares colocarem em ordem o caos que estava ficando o país naquela época. Tenho parentes que viveram nessa epoca e disseram que foi a melhor fase do Brasil, so era preso mesmo” os que queriam vagabundagem e bagunçar a ordem públicaca” essas mesmas pessoas de antes e de hoje que falam malm da ditadura confundem liberdade com libertinagem, a imprensa quer enfiar guegu a abaixo dos telespectadores que o errado e normal e que normal ta ultrapassado.Sem saco pra essas notícias de programa de fuxico.

  75. 31 de março de 1964, o dia que o povo saiu às ruas pedindo que os militares os libertassem do comunismo que estava chegando a passos largos!

  76. João Nelson da Silva, deixe de ser desinformado e procure ler mais…O presidente Bolsonaro nasceu em 1955 e como poderia trabalhar no dopps nos anos 60????… Outro Fake News que a esquerda impõe aos mais desavisados, e pior e que acreditam….Imbecil Imbec completa.

  77. Fico triste em ver o nível do intelecto da maioria dos brasileiros. O cidadão alega que ouviu dizer que o atual Presidente trabalhou no DOPS nos anos 60. O brasileiro, em sua maioria, vive do ouvir falar, e nunca do pesquisar, da certeza. Não se dá ao trabalho de ao menos pesquisar que o Presidente nasceu em 1955… Enfim, vida que segue e a gente cada vez afunda mais…

  78. O Raimundo Nonato ferreira não teve aulas de história na escola que frequentou, o cara quer comemorar o dia do Golpe militar, que foi o dia que condenou esse país pra sempre a ser 3° mundo e o Raimundo ta achando ruim alguém criticar isso, coitado, mais um eleitor do Bolsonaro que acreditou no lero lero que ele usou pra ser eleito Presidente.

  79. Qual é o “então presidente” que você ouviu falar, se refere? O Bolsonaro? Ele era uma criança em 2964. O Ustra não era presidente. Na época, o presidente era Jango que, deposto, deixou o lugar para Castelo Branco.

  80. Perguntem a essas “vitimas”, qual suas pretensões na época?

  81. Concordo plenamente com Raimundo Nonato, que imprensa e essa, só sabe fazer picuinhas, deixa o Bolsonaro trabalhar.

  82. Essa reportagem deixa claro a desinformação dessa mídia esquerdopata, porque a menção sobre 1964 está de volta aos quartéis após nove anosE, já que entre o início da redemocratização no Brasil e o fim do segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2010, os militares nunca deixaram de lembrar a data. Foi Logo no início de seu primeiro mandato, em 2011, que Dilma Rousseff (PT) determinou que o dia em questão não fosse mais “comemorado”…..Claro, uma guerrilheira jamais concordaria….!!!!!

    Apesar da ordem do governo Dilma, o senador Major Olimpio (PSL-SP), policial militar reformado, afirma que a lembrança da data sempre esteve presente em quarteis de forças de segurança pública do país, seja das Forças Armadas ou de polícias estaduais.

    “A determinação de Bolsonaro não é polêmica. É uma data que foi do início do governo militar, em 31 de março de 1964, e que sempre houve uma cerimônia, uma ordem do dia, em todos os quartéis, não só do Exército, mas de todas as forças.”

    Isso é a esquerda fazendo arruaça desnecessária para causar confusão,mais uma vez.

  83. Sugiro passeatas em todo Brasil pela Democracia bem como outras atividades

  84. Na minha opinião não há o q comemorar ,porque foi uma fase q o Brasil passou de muita morte , tortura , tristeza creio q foi uma fase muito difícil ? .

  85. Jornalismo serio iria sabe que antes de ex guerrilheira Dilma e ja existi essa data no calendário dos militares para saldar os que morreram durante esse triste período. Até durante o governo Lula esse dia era lembrado pelos militares. Fica a dica dá um Google antes de fala tanta merda.

  86. A história é sempre contada na versão dos vencedores. Não percebo, como alguns insistem em afirmar que ( a eterna cantilena) o movimento de 1964 seja interpretado como uma nódoa na sociedade. Enquanto os militares governavam, o modelo de gestão era aquele escolhido pelos ocupantes da cadeira presidencial, seja de forma individual ou Junta Militar. Com a chegada da esquerda ao poder, vimos que os seus detentores buscaram uma reinterpretação dos acontecimentos, todavia, se esqueceram de apontar as atrocidades, assassinatos, assaltos e atos terroristas cometidos naquela época quando faziam o enfrentamentonto do sistema. Sim, houve excessos, de ambos os lados, sentimos e sentiremos seus efeitos ainda por muito tempo, mesmo que se diga que devemos anistiar os envolvidos. Ainda temos na sociedade uma tentativa de construir um cenário distinto das contendas, sejam elas de esquerda ou direita, embora, todos saibamos, que isso mais se pareça com uma Utopia que uma realidade factível. Uma verdadeira democracia convive de forma pacífica com os dissonantes. Estimular a cisão e o discurso de quanto pior, melhor, só cabe na mente doentia de alguns que viram as costas para a história e a insistem em negar suas consequências. O movimento de 1964 errou ao cometer os excessos, mas, sempre tem um mas, a esquerda fez a sociedade adoecer, econômica e mentalmente. Os males por ela provocados irão perdurar por décadas.
    Alberto Abreu – Filósofo

  87. Quem foi para a rua pedir intervenção militar em 1964?
    Quem????
    E se precisar vamos de novo .?minha mãe hoje com 90 anos nos conta que até meu tio na época tinha sido recrutados pelos comunista graças à DEUS viu quem eram e o que eles queriam não era para todos ,mas para eles mesmos e seus ideais.

  88. ESTE LÍDER DE “ABUTRES E MILICIANOS DEVERIA SER AFASTADO, PRESO E SOFRER IMPEACHMENT !

  89. Quem fez besteira, foi torturado sim. Quem nao fez nada, agiu de acordo com as regras e vivia a vida em paz, sente sim saudade da ditadura militar. Simples. Igual hoje. O caos e a guerra civil esta instalado na sociedade brasileira, gracas a desinformacao, falta de petspectiva, falta de emprego, falta de saure, seguranca e por ai vai… Ta f0d4.

  90. E TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE O MENINO MALUQUINHO.

  91. Em que comemorar mesmo! Graças aos militares hoje não estamos na mesma situação da Venezuela. Viva o regime de 64!!! Merecemos ter um dia no ano para comemorarmos essa data tão especial.
    E em relação as “vítimas” do regime, garanto que não passavam de larvas comunistas querendo implantar seus vermes em solo nacional.
    VOCÊS TERÃO QUE ENGOLIR O NOSSO GOVERNO!!! ACABOU O CAÔ, O CAPITÃO CHEGOU!!!!
    CHORA ESQUERDALHAAAAAA!!!!!!

  92. A gente comemora o descobrimento do Brasil, mas se for pensar do ponto de vista dos indígenas não há nada o que comemorar. Então é preciso que se entenda o que se comemora no 31 de março. Não comemoramos a morte de 475 jovens doutrinados e conduzidos a luta armada, comemora-se na verdade, os milhares, quiçá, milhões de mortes que foram evitadas ao se impedir a tomada de poder pela esquerda. Não fossem os militares, talvez muitos dos que criticam hoje a comemoração, nem tivessem nascido porque seus pais teriam grande chance de ter morrido no paredão ou de fome. Pra ter vontade de comemorar 64, basta lembrar que nos países onde a esquerda ganhou a Democracia nunca mais voltou.

  93. Pelo tempo de vivência nessa época os militares prendiam quem praticava a desordem, nunca fui incomodada por militares em minha juventude, são muitos mimimis atravessando e atravancando o progresso do país, vamos pensar no progresso e acreditar que os contrários à época matavam, assaltavam a mão armada!

  94. Cada dia mais fico perplexo com a falta de assunto do jornalismo brasileiro. Imprensa pega no pé do Presidente Jair Bolsonaro sem o menor respeito. A intenção dele é simplesmente mostrar as novas gerações o quanto foi importante para o Brasil, a intervenção Militar em um momento de caus e tentativa de implantação do Comunismo no nosso País. Estaríamos hoje amargando um regime que sabe lá como restaríamos vivendo. Deixa aqueles que se sentiram prejudicados procurarem seus direitos

  95. quanta besteira….1964 deve sim ser comemorado por nos ter livrado do golpe dos comunistas. ..devemos agradecer aos militares por isso…e que ajudaram e muito a desenvolver o Brasil senão vcs, jornalistas, nem conseguiriam trabalhar no comunismo de jango
    Outra coisa, a Dilma sim deveria ser processada pois ela foi, alias sempre será, guerrilheira . ..e tb pelo sr Lula apreciar o assassino Che Guevara ..e aí? ??
    jornalismo neste país está longe de melhorar….

  96. Jair Messias Bolsonaro nos anos 60 ele era Adolescente…

  97. Teve golpe, pessoas foram mortas e torturadas. Não da pra comemorar isso. Tem coisas mais importante para o Presidente se preocupar.

  98. Hã? Será q ninguém vê que o regime militar nos livrou do comunismo? Ôh época boa da minha vida, viu! Quem reclama é pq era comunista!!! Não teve golpe militar, mas, sim, regime militar transitório, entregue por João Figueiredo que, na época, vaticinou sobre a merda que a sociedade iria se meter. Hoje estamos pagando por essa merda. Tenho dito e pronto

  99. Lançar filmes sobre um assassino, pode?
    Mas, lembrar sobre um fato histórico que marcou prufundamente as FFAA e i povo brasileiro, é atentar contra .
    Deixem de demagogia. Vcs se fazem de vitimas para esconder os reais fatos históricos da época.
    Os militares nos livraram de um banho de sangue aonda maior. Numa guerra hámortos e feridos dos dois lados. Viva as FFAA!!!
    Que nunca mais haja outro 31 de março, mas se for preciso sou um dos primeiros a me apresentar em um Quartel.

  100. O País vive hoje um horror mal dormido de 64 e surgido pela mente insana de um incompetênte que fere a Constituição Federal . Saudosista de horrores e torturas no passado.

  101. A nossa ditadura só torturou os anarquista , perceguidos naquela época , mas até hoje eles são os mesmos . Então ela foi muito boa .

  102. esse pais tem dono, e odono ,e o povo, nao ums vira latas politicos de quinta, que querrem destruir o pais, cadeia a essa corja, faça se justiça

  103. VIVA 31 DE MARÇO DE 1964!!!!
    Graças aos militares hoje tenho liberdade. Se não fossem os militares todas as roubalheiras começariam em 1964 e não 1985.

  104. Vocês, em vez de se preocuparem com notícias construtivas, dedicam-se a um jornalismo chulo, como é o caso. Por decente e conhecedor da história que é, o Presidente Bolsonaro determinou e se comemorasse o 31 de Março. Eu vivi a epoca e há muito a comemorar.
    Hoje não estamos mergulhados numa ditadura de esquerda, à semelhança da cubana, venezuelana ou Coreia do Norte, é porque os militares vieram ao encontro dos anseios do povo A comemoração é justíssima, sendo as últimas eleições o indicativo maior.
    É curioso observar-se como pessoas formadas segundo a otica gramsciana tanto falam em democracia, liberdade, direitos humanos… Vocês acham, olhando-se no espelho, que os outros são apenas aculturados, massa de manobra, obrigados a seguir (de vocês) seus devaneios.

  105. Quem sofreu na suposta ditadura? Baderneiros, anti-patriotas, drogados lesa pátria, estes mesmos que literalmente cagaram na bandeira brasileira na avenida Paulista em frente ao MASP. Temos sim a necessidade de banir esta escória deste país, infelizmente o Sr Presidente não conseguirá fazer o que a maioria dos brasileiros gostariam para que pudéssemos viver dignamente. Repúdio total aos inimigos do Brasil que não fazem e nem deixam fazer o melhor para todos, afinal, o que esperar da oposição que nem a própria família eles respeitam.

  106. Aff! E exaltar Che Guevara, apoiar Nicolas Maduro genocidas comunistas pode??

  107. Se usa a palavra “golpe” e não intervenção militar, eu já sei o lado da matéria.

  108. Não se pode falar nada desse bolsomerda que já vem idiota defender essa besta do capeta

  109. Alguém já procurou saber se as pessoas torturadas e mortas tinham algum envolvimento com os grupos revolucionários em atividade naquela época? Todos reconhecemos que não foram só flores. Aconteceram excessos, mas o combate militar foi contra uma ORGANIZAÇÃO RADICAL COM VIÉS COMUNISTAS TREINADA POR GUERRILHEIROS INTERNACIONAIS! Está tudo registrado na historia do país.

  110. Bando de frustrados … A revolução de 1964 faz parte da história do Brasil e deve ser comemorada com otgulho. Que é contra, vá comemorar na Venezuela ou no Chile, por exemplo…

  111. Que tal uma mega festa lbgtggvvxxxxzzz na Paulista? As custas dos idiotas que lá não estão?

  112. Bolsonaro nos anos 60 tinha em torno de 14 anos como ele trabalhou no dops cala a você filha de uma Puta comunista.

  113. Essa mídia não tem o menor crédito. Vcs só atrasam o país. Só expõe um lado da situação, são podres e ultrapassados. Comemorar o 31 de março é reafirmar que nunca mais queremos uma avançada comunista e terrorista como em 64. Tem q comemorar sim! Vibrar sim! Ficar de olho pq o preço da LIBERDADE é a eterna vigilância.

  114. Jornal lixinho hei. Eu nasci 1961. Foram os melhores anos de minha vida, nunca roubei matei ou fiz algo errado e nunca fui importunado ou torturado!

  115. Raimundo, o que eles estão mostrando É PERTINENTE. Vc precisa ler mais sobre a ditadura de 1964 e o retrocesso que ele representou para o país. Saudar a ditadura é saudar torturadores e assassinos. Essa é a responsabilidade do Bolsonaro. Esse homem não tinha que estar no poder. Vc tem que entender isso.

  116. Mimimi, falta do que escrever? Graças a esse evento nós não viramos a Venezuela, na verdade, as vezes penso que tinha que ter virado para esse povo ingrato tomar vergonha na cara.

  117. Foco na prosperidade meus caros… como disse o amigo acima, vamos deixar de preocupar com intrigas. Foco na ordem e no progresso… deixe o homem trabalhar… melhor que no governo PT, eu te garanto que estamos.

  118. Se o assunto e um porcaria, o que a matéria é sobre o assunto?

  119. Vcs não têm vergonha da imagem de destaque da reportagem? Insinuar que um homem estar armado e derramando o sangue dos indivíduos ao fundo. Isso sim é crime de difamação, atribuindo a ele responsabilidades que não lhe dizem respeito.
    Tenham vergonha!

  120. Que vergonha repórteres, ao invés de vocês criarem, um ambiente positivo pela mídia para favorecer o engrandecimento e o desenvolvimento do Brasil, ficam fazendo reportagens para aqueles que na época de 64 estavam destruindo a nosso querido País, é por isso que foram presos, se vocês são brasileiros mesmo, deixem os contras colocarem na justiça, não tem problema eles têm o direito, mas não deem apoio através da mídia. Deus os abençoe com entendimento e discernimento.

  121. Comemorar assassinos como Mariguela, pode?
    Se não houvesse o “golpe” o que seríamos hoje? Uma nação Democrática? Socialista/Comunista?
    Se não se comemora exalta Cuba, Venezuela e agregados.
    É fácil de ver quem são de fato os hipócritas do nosso tempo.

  122. Comemorar a Revolução Russa e Chinesa comunistas, as quais mataram mais de 100 milhões de pessoas, pode, sem problemas… agora, comemorar a morte de 400 VAGABUNDOS, ASSASSINOS E TERRORISTAS da época daí não pode neh…

  123. Nem HITLER, ultradireitista nazista, foi tão asqueroso !

  124. Os que condenam hoje o Moimento de 31 de Março de 1964 e o denominam de “Ditadura”, são os que mataram, sequestraram, assaltaram e torturaram seus próprios companheiros e cometeram inúmeros crimes, e que após os militares entregarem o governo de 21 anos de paz e prosperidade, esses terroristas que hoje reclamam dos que os combateram, se fazem de santinhos e esquecem que a verdadeira DITADURA é essa que foi implantada pelos Civis, onde não se sensibilizam com os 160 mil mortos anuais, da violência urbana e rural, da CORRUPÇÃO institucionalizada que mata todos os dias nos hospitais sem recursos, da fome e do sofrinento de 13 milhões de desempregados e tantas mazelas que não cabem nesse pequeno comentário. São egoistas hipócritas que hoje gozam de inúmeros privilégios que o comunismo que defendiam, está aí para testemunhar a desgraça que as FORÇAS ARMADAS, cumprindo seu dever constitucional de defender a Pátria, os livraram de estarem hoje sem a liberdade que estão mergulhados o pobre povo de Cuba e Venezuela, seus modelos inspiradores. São cegos ou se fazem de vítimas se esquecendo que foram esses que hoje reclamam que desencadearam a desgraça de milhões que eles hoje ignoram. Os militares sempre vieram em socorro da nação que essa corja de INGÊNUOS utópicos, se não forem combatidos com energia leva a desgraça a milhões de inocentes. Wanderval R. de Araújo

  125. Parabéns aos Jornalistas Livres, farão história no jornalismo.

  126. Nossa, que pasquim de 5ª categoria!!! Que desespero da classe jornalistica que sempre manipulou as informações ao seu bel prazer mas agora com as redes sociais a mamata acabou. Desespero puro!!!

  127. Esse judiciário golpista apoiou isso tudo, agora, fica querendo por freio em trem descarrilhado!! Safados! Criaram o monstro, agora, precisam alimentá-lo.

  128. Parabéns ao jornalista livre, e todos que pregam o bem, um ser para apoiar Bolsonaro e suas atitudes é porque é como ele louco de pedra e muitíssimo perigoso, se existir justiça, e quero acreditar que existe,, todos verão quem é este homem e família. E maior jornalismo é isto falar a verdade, não importa se é direita ou esquerda…..

  129. Muito justa a demanda dos familiares de Vítimas da Ditadura!! Apologia a Tortura, Ao massacre as Minorias, Aos crimes contra os mais Fragilizados, é Crime Hediondo!! 1 Presidente tem o Dever de Zelar pelo País, Pelo Comércio Exterior, Pelo Bem estar da Sociedade, Principalmente dos mais Fragilizados: os pobres, os doentes, os idosos, as Crianças!! Foi para isto que ele pediu para ser Presidente!!!

  130. O Boçalnaro deveria ser afastado da presidência. Com esta atitude comprovou sua incapacidade para exercer o cargo.

  131. Comemorar a dor dos familiares dessas vítimas é uma insanidade sem limites, vai ter que se explicar bem direitinho

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa