Bolsonaro facilita fuga de Abraham Weintraub para os Estados Unidos

Destino da fuga de Weintraub: EUA, que ele visitou no final de 2019. No twitter, o fujão publicou foto em que beija a mulher diante do Castelo da Cinderela, no coração do Magic Kingdom
Destino da fuga de Weintraub: EUA, que ele visitou no final de 2019. No twitter, o fujão publicou foto em que beija a mulher diante do Castelo da Cinderela, no coração do Magic Kingdom

Por Dacio Malta*

 

A fuga de Abraham Weintraub para os Estados Unidos é um escárnio com a Justiça brasileira e, em particular, com os “vagabundos” do Supremo.

O ministro — sim, ele continua ganhando seu salário e manteve a imunidade — está sendo protegido pelo presidente da República que, se comporta, verdadeiramente, como um chefe miliciano, oferecendo proteção, ajudando na fuga e no esconderijo de seu militante extremista.

Durante o tempo em que esteve no ministério, Weintraub nada fez pela Educação, a não ser atacar reitores, professores, alunos e, no seu último ato, as minorias. Participou de manifestações ridículas como explicar, com 100 bombons, o contingenciamento de 30% do orçamento de seu ministério. Como péssimo contador que é, não conseguiu esclarecer absolutamente nada, e ainda perdeu seus bombons para o capitão, que se deliciou em público. Dançou com um guarda-chuva, ridicularizou e atacou os chineses e, se comportou sempre não como autoridade, mas sim como militante — condição que ele mesmo confessou na fatídica reunião do dia 22 de abril.

Além do processo que responderá pelas fakenews, Weintraub é recordista de processos na comissão de ética da presidência da República, responde a outras 20 interpelações judiciais em Brasília e em São Paulo, tem de responder ou se retratar quanto à acusação de “vagabundos” do STF que deveriam “estar presos”, está em dívida com o governo do Distrito Federal por não usar a máscara contra a Covid 19 e, no momento, se encontra na mesma situação que estava Fabrício Queiroz até quinta-feira passada: escondido.

É possível que antes da posse no Banco Mundial — se é que ela se concretizará — poderá passar a condição de foragido.

Sua fuga para Miami, de onde postou um Twitter, ainda precisa ser explicada.

Como entrou nos EUA? Estava usando passaporte diplomático? Viajou em avião comercial ou em um jatinho? Quem pagou a viagem? Os EUA o aceitaram como se estivesse em missão? Como turista ele não poderia entrar em território americano. Se usou a desculpa do Banco Mundial, precisaria ter um visto específico para trabalhar em Washington.

 

Weintraub dá aviso à tigrada e aos gatos angorás: "Tô fugindo!"
Weintraub dá aviso à tigrada e aos gatos angorás: “Tô fugindo!”

 

o chefe do Governo tem de explicar por que demorou a oficializar a demissão de Weintraub que, sexta-feira, anunciou a fuga:
“Aviso à tigrada e aos gatos angorás (gov bem docinho). Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias). NÃO QUERO BRIGAR! Quero ficar quieto, me deixem em paz, porém, não me provoquem!”.

O presidente sabia da fuga para Miami. Ele já avisou que sua rede de informantes é mais eficiente que a dos órgãos oficiais.

Bolsonaro sabe onde Weintraub está escondido, assim como sabia onde estava Queiroz.

 

*Dacio Malta trabalhou nos três principais jornais do Rio – O Globo, Jornal do Brasil e O Dia – e na revista Veja.

Leia mais Dacio Malta em:

 

 

CADÊ O QUEIROZ? BRAÇO DIREITO DE BOLSONARO TEM A SENHA PRA DERRUBAR O PRESIDENTE

 

COM BOLSONARO, BRASIL SE TORNA O PARAÍSO DO CORONAVÍRUS

 

 

 

POSTS RELACIONADOS

Réus do 8 de janeiro: quando julgaremos os peixes grandes?

Os julgamentos e as penas são capítulos importantíssimos para uma conclusão didática do atentado que sofremos em 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas de todo o país se organizaram para atentar contra a democracia. Mas e os peixes realmente grandes?