Bolsonaro é denunciado por genocídio

O deputado federal Alencar Santana (PT/SP) entrou com uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) depois que Bolsonaro utilizou a rede nacional de rádio e televisão para pedir o fim do que chamou de “confinamento em massa”, desrespeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades médicas e sanitárias, o que pode acarretar a morte de milhares de brasileiros e brasileiras, em especial idosos e pessoas em condições mais vulneráveis.

Bolsonaro já vinha rompendo com premissas básicas de segurança sanitária, incitando e até participando de aglomerações, mesmo sendo ele mesmo um possível vetor do Covid-19.

Além disso, Bolsonaro contrariou a própria lei que de calamidade pública que ele mesmo apresentou.

Deputado Alencar Santana denuncia Bolsonaro por genocídio

Segundo o texto, Bolsonaro “expôs a grave risco de saúde e até de morte toda a população brasileira, ao contrariar as recomendações de saúde para enfrentamento da COVID-19 no mundo”.

O deputado encerra o documento afirmando ser “urgente que essa Procuradoria Geral da República analise os gravíssimos fatos aqui narrados e ao final apresente denúncia pela prática do crime de genocídio ao Supremo Tribunal Federal, a ser autorizada por dois terços da Câmara dos Deputados e recebida pela Excelsa Corte, nos termos do art. 86, § 1o, inciso I da Constituição Federal”.

Segundo dados oficiais, 57 pessoas morreram no país nos últimos dias em decorrência do Covid-19 e dados da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgados pelo site The Intercept, apontam uma perspectiva de mais de 8 mil mortos apenas nas próximas semanas.

Acesse o documento na integra:

Representação PGR Genocídio (1)

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Quem acredita no MP brasileiro? E no judiciário? Isso não dar em nada infelizmente. A lava jato acabou com a credibilidade do ministério público e do judiciário. Uma pena.

POSTS RELACIONADOS