Boaventura de Sousa Santos relembra a visita a Lula

“Querido amigo Lula:

Quando o visitei na prisão em 30 de agosto de 2018, vivi no pouco tempo que durou a visita um turbilhão de ideias e emoções que continuam hoje tão vivas quanto naquele dia.

Pouco tempo antes, tínhamos estado juntos no Fórum Social Mundial em Salvador, na Bahia, conversando, na companhia de Jaques Wagner, na cobertura do hotel onde você estava hospedado. Falávamos então da sua possível prisão. Você ainda tinha alguma esperança de que o sistema judicial suspendesse aquela vertigem persecutória que desabara sobre si. Eu, talvez por ser sociólogo do Direito, estava convencido de que tal não aconteceria, mas não insisti. A certa altura, tive a sensação de que estávamos a pensar e a temer o mesmo. Pouco tempo depois, prendiam-no com a mesma indiferença arrogante e compulsiva com que o tinham tratado até então. Sérgio Moro, o lacaio dos EUA (é tarde demais para sermos ingênuos), tinha cumprido a primeira parte da missão. A segunda parte seria a de mantê-lo preso e isolado até que fosse eleito o candidato que lhe daria a tribuna a ser utilizada por ele, Moro, para o levar à presidência da república em 2022, ou de preferência antes, logo que for oportuno descartar Bolsonaro. Esta é a terceira fase da missão, atualmente em curso.

Quando entrei nas instalações da Polícia Federal, senti um arrepio ao ler a placa onde se assinalava que o Presidente Lula da Silva tinha inaugurado aquelas instalações onze anos antes, como parte do seu vasto programa de valorização da Polícia Federal e da investigação criminal. Um primeiro turbilhão de interrogações me assaltou. A placa permanecia ali por esquecimento? Por crueldade? Para mostrar que o feitiço se virara contra o feiticeiro? Que um presidente de boa fé entregara o ouro ao bandido?

Fui acompanhado por um jovem policial federal bem apresentável que no caminho se vira para mim e diz: lemos muito os seus livros. Fico frio por dentro. Estarrecido. Se os meus livros fossem lidos e a mensagem entendida, nem Lula nem eu estaríamos ali. Balbuciei algo neste sentido e a resposta não se fez esperar: “cumprimos ordens”. De repente, o teórico nazi do direito, Carl Schmitt, irrompeu dentro de mim. Ser soberano é ter a prerrogativa de declarar o que é legal e o que não é, e de impor a sua vontade burocraticamente com a normalidade da obediência funcional e a consequente trivialização do terror do Estado. O intelectual sumia dentro de mim. As minhas ideias e teorias reduzidas a desabafos de má consciência, embalsamadas em sorrisos, cumplicidade e admiração, tão eficazes quanto a pedra no sapato do algoz que rapidamente a sacode para que a marcha ilegal e criminosa travestida de lei siga imperturbável o seu caminho para mais um exercício de terrorismo de Estado.

“Querido Presidente Lula, foi assim que cheguei à sua cela e certamente nem suspeitou do turbilhão que ia dentro de mim. Ao vê-lo, acalmei-me. Estava finalmente na frente da dignidade em pessoa, e senti que a humanidade ainda não tinha desistido de ser aquilo a que o comum dos mortais aspira.”

Era tudo totalmente normal dentro da anormalidade totalitária que o encerrara ali. As janelas, os aparelhos de ginástica, os livros, a televisão. A nossa conversa foi tão normal quanto tudo o que nos rodeava. Falamos da situação da América Latina, da nova (velha) agressividade do império, do sistema judicial convertido em ersatz (imitação, réplica) de golpes militares, das pesquisas de intenção de voto que o continuavam a destacar, do meu receio que a transferência de votos não fosse tão massiva quanto esperava. Era como se o imenso elefante branco naquela sala — a repugnante ilegalidade da sua prisão por motivos políticos nem sequer disfarçados — se transformasse em inefável leveza do ar para não perturbar a nossa conversa como se, em vez de estarmos ali, estivéssemos em qualquer lugar de sua escolha.

Quando a porta se fechou atrás de mim, o peso da vontade ilegal de um Estado refém de criminosos, armados de manipulações jurídicas, caiu de novo sobre mim. Amparei-me na revolta e na raiva e no desempenho bem comportado que se espera de um intelectual público que à saída tem de fazer declarações à imprensa. Tudo fiz, mas o que verdadeiramente senti é que tinha deixado atrás de mim a liberdade e a dignidade do Brasil, aprisionadas para que o império e as elites ao seu serviço cumprissem os seus objetivos de garantir o acesso aos imensos recursos naturais do Brasil, a privatização da previdência e o alinhamento incondicional com a geopolítica da rivalidade com a China. Era como se a ditadura de Pinochet se tivesse concentrado na sua pessoa, querido amigo Lula, uma ditadura personalizada que se dava ao luxo de deixar uns restos de liberdade ao povo brasileiro com a convicção de que, a curto prazo, pouca resistência ofereceriam aos desígnios da dominação que se abatera sobre a sociedade brasileira.

A serenidade e a dignidade com que enfrentou este ano de reclusão é a prova provada de que os impérios, sobretudo os decadentes, erram muitas vezes os cálculos, precisamente por só pensarem no curto prazo.

“A imensa e crescente solidariedade nacional e internacional, que faz de si o mais famoso preso político do mundo, mostram que o povo brasileiro começa a acreditar que pelo menos parte do que for destruído a curto prazo poderá ser reconstruído a médio e longo prazo.”

Sua prisão é agora o preço da credibilidade desta convicção, e amanhã sua liberdade será a prova de que a convicção se transformou em realidade.

Um grande abraço.

Boaventura de Sousa Santos”

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Sr. Boaventura, seu texto é a digna de um grande escritor e também prova a dignidade de um grande presidente preso político. É uma pena muitos não vão ler porque querem ignorar o fato.

  2. Boaventura, sinto esse peso tbm. Como pode tudo isso ser sentido na pele. Ê como se um filme que ainda vai passar, já estivesse rodando. A diferença é que quando passar será baseado em fatos reais com pessoas reais. Acredito que uma voz aprisionada , um grito de liberdade ainda ecoará brevemente.

  3. Com todo o respeito e consideração, discurso emocionante, porém não convincente. O ex-presidente fez muito pelo país, mas errou, logo está pagando por seu erro.

  4. Eu me sinto sufocada com à prisão do ex presidente Lula! Porque à nossa justiça peca muito e chega à ser cega ! Porque muitos roubaram e se envolveram em corrupção e estão soltos? A justiça só é cumprida para aprisionar o Lula ? Porque ele mesmo preso ainda é um grande líder para milhões de brasileiros e um homem admirado em todo o mundo!

POSTS RELACIONADOS