Bloco Filhxs de Tcha Tcha

Jpeg

Um bloco de carnaval como luta política, como forma de criar novos caminhos físicos e novas formas de pensar, como método para mostrar o que é rico culturalmente e pobre de recursos, uma aula da Guarda de Moçambique.

Na última segunda-feira (08 de fevereiro) estivemos no espaço da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário – Irmandade Os Carolinos, uma das mais antigas do curral, localizada no bairro Aparecida em Belo Horizonte. Chegamos lá juntos com outros tantos foliões a convite do bloco Filhxs de Tcha Tcha, que tem em sua proposta central, levar os foliões a conhecerem as múltiplas cidades existentes na mesma Belo Horizonte e alertar para a questão da moradia. Fizeram isto em 2014, ao realizar a saída a partir da Ocupação Rosa Leão, na região da Mata do Isidora, em Santa Luzia, na época ameaçada de despejo e em 2015 na mesma área, mas nas ocupações Vitória e Esperança.Jpeg

Neste ano o local escolhido também tinha suas características peculiares, dentre eles a riqueza cultural do espaço, uma mostra claríssima do sincretismo religioso brasileiro,  o baião de dois, prato típico e que foi essencial para sustentação dos foliões que foi servido pela Irmandade antes da saída do bloco,  e até mesmo o fato dos fundos arrecadados com a venda de lanches, baião e bebidas  ser destinado para melhorias na sede e subsidio para a Festa-Grande (festa da Guarda), a ser realizada em Outubro, mas o motivo de escolha não foi nenhum destes.

De acordo com os organizadores do bloco, a escolha do local se deu como uma maneira de trazer a atenção para  a luta d’Os Carolinos, que devido a falta de presença do poder público, convive há décadas com um córrego beirando seus terrenos, o que não necessariamente seria ruim, se não fosse a ausência de tratamento adequado do esgoto, oriundo por sinal não apenas das casas que naquela rua, mas de todo entorno, o que o tornou um “esgoto a céu aberto”.

Jpeg

E foi a partir deste local que o bloco partiu, fazendo com que foliões de diversos  locais de Belo Horizonte se deparassem com esta Belo Horizonte que é um contraste por si só. Riquíssimo de cultura e ao mesmo tempo esquecido pelo poder público.

JpegJpeg

Saímos, ocupando as ruas de BH, fazendo um novo trajeto, um novo caminho diferente do de muitos foliões, uma disrupção, que no mínimo deixará nas memórias dos foliões que o espaço da Guarda existe, é lindo e merece mais atenção do poder público.

Jpeg

 #OutrosCarnavales

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Plano Diretor da Grande BH para quem?

Por frei Gilvander Moreira[1] Ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no artigo 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989,

Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à