Beto Richa: devolva o que deve

Foto: ANPr

Por Manoel Ramires, para os Jornalistas Livres

 

O governador Beto Richa (PSDB) foi obrigado a devolver recursos do pit stop que fez em Paris em 2015. Foram condenados o governador, sua esposa Fernanda Richa e toda a comitiva.  O juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, do Tribunal de Justiça do Paraná, acatou ação popular movida pela “Advocacia Social Bentivenha”.

 

Na decisão divulgada no dia 8 de junho, o juiz decide que são nulo “os atos administrativos que  autorizaram as despesas injustificadas despendidas pelos requeridos e comitiva, arcadas pelo erário público, isto nos dias 10/10/2015 e 11/10/2015 em Paris (França), concernente aos dias que antecederam a missão oficial em comento (China, Rússia e França), condenando os requeridos, pro rata, a restituir os valores irregularmente recebidos e pagos pelos cofres públicos”, decidiu.

 

O juiz Roger Pires ainda considerou imorais os gastos realizados pelo governador. “Conquanto houvesse lei dispondo sobre pagamento de diárias para o fim invocado pelos réus, e, aparentemente,   as suas condutas estivessem intrinsecamente em conformidade com aquela norma, são manifestas as dissonâncias nos aspectos externos no que dizem respeito à moralidade administrativa, ou seja, dos  ditames de justiça, dignidade, honestidade, lealdade, que deveriam respeitar nas atividades”, sentenciou.

 

De acordo com informação as notícias da época, o governo do Estado teria gasto cerca de 160mil reais durante toda a viagem, o que, dividido pelo número de dias (13), dá cerca de 12 mil reais por dia. Dessa forma, considerando que dois desses dias foram “gastos” em Paris, sem ter uma agenda oficial, é possível que se tenha despedido a quantia de 24 mil reais apenas por dessa “parada técnica”.

 

Autores da ação:
Ramon Bentivenha
Gisele Ricobom
Xênia Mello
Rodrigo Tomazini
Hugo Simões
Mandi Coelho
Felipe Alejandro
Bernardo Pilotto
Felipe Barreto

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS