Barroso suspende aumento do piso salarial de enfermagem; STF vai julgar decisão

A partir desta sexta-feira (09) será feita votação para rever norma que aumenta piso salarial de enfermagem
Roberto Barroso. - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Será realizado um plenário do STF a partir desta sexta-feira (09) para julgar a decisão de Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial nacional para enfermeiros e técnicos de enfermagem. A sessão será feita de forma virtual, onde não é possível fazer debate e os votos serão depositados no sistema eletrônico da Corte até o dia 16 de setembro. 

Por: Dani Alvarenga

A decisão já havia sido aprovada pelo Congresso e o ajuste salarial de R$ 4.750 seria pago já nesta segunda, porém Barroso vetou a norma no domingo (04). A justificativa para a suspensão seria os impactos econômicos gerados pela nova lei. Vale ressaltar que, em agosto, os ministros aumentaram os próprios salários para 46 mil reais e as questões financeiras do país não representaram empecilho para a decisão. 

A revogação da norma agitou a categoria de enfermeiros, podendo gerar greves no setor. O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal já realizou, nesta segunda-feira (05) um ato na Rodoviária do Plano Alto. Já entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem estão convocando manifestações em todo o país no dia do início da votação. A exigência de um aumento do piso salarial vem após o exaustivo e impressionante trabalho realizado durante a pandemia de coronavírus. O setor de enfermagem foi um dos mais afetados pela crise sanitária gerada pela Covid-19, tendo passado pela exaustão física e mental do excesso de trabalho e de mortes vividas no período. Além disso, diversos profissionais faleceram por causa da doença. Durante o isolamento social necessário para o combate do coronavírus, era comum a realização de sessões de aplausos para agradecer o trabalho feito pela classe. No entanto, não dá para pagar as contas com palmas. Agora, os magistrados buscam saídas para resolver a questão. Parlamentares estão discutindo legalizar jogos de azar e, com o valor arrecadado, financiar o aumento do piso salarial da classe de enfermagem.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS