Jovem Pataxó é assassinado por pistoleiros no Sul da Bahia

Escalada de violência no extremo sul baiano. Gustavo Silva Conceição, 14 anos, foi assassinado com tiro na cabeça

Na madrugada de hoje, 4, um grupo de pistoleiros fortemente armados atacou o povo Pataxó no município de Prado, extremo sul da Bahia. O ataque deixou duas vítimas, ambas adolescentes. Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, faleceu na hora com um tiro na cabeça. Outro jovem indígena, de 16 anos, foi alvejado com tiros e encaminhado a um hospital da região.

O ataque aconteceu em área próxima a Barra do Cahy, no Território Indígena (TI) Comexatibá, no município de Prado.

Os pistoleiros estavam armados com armas calibre 12, 32, fuzil ponto 40 e bomba de gás lacrimogêneo.

 

A tensão na região aumentou. Os Pataxós estão preocupados. Caciques e lideranças indígenas de toda região devem se reunir nos próximos dias.

Áudio que circula nas redes sociais da região mostra um chamado dos fazendeiros. “(…) Já que esses policiais (….) não vai resolver, a gente vai descer, com nosso arrastão. Botar só de fuzil no peito desses viado desses índio”. E continua, “separa só as mulheres e as crianças, o que é de homi vai cair tudo na bala”.

Entidades indígenas e indigenistas reforçam o pedido de socorro da comunidade.

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em conjunto com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) destacam que “Este ataque não é isolado, mas faz parte de uma série de atentados que têm se intensificado com o estímulo de Bolsonaro às milícias que têm se organizado na região, a exemplo dos recentes conflitos no T.I. Barra Velha, vizinho ao Comexatibá. A população reconhece o envolvimento de policiais na milícia, articulados com fazendeiros bolsonaristas que têm realizado manifestações contra os indígenas e espalhado notícias falsas”.

fonte: Instagram APOINME

O Movimento Unidos dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) acompanha o caso e está realizando pleitos juntos aos órgãos de estado.

A reportagem continua acompanhando o caso.

Leia também

Violência contra os Pataxó de Comexatibá, na Bahia, motiva reunião de emergência 

Alerta para ameaça de ataque à Aldeia Cahy – Prado/BA durante o recesso de final de ano

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.