Ato por vacina e pela vida ocorreu em Brasília nesta sexta-feira

Na manhã de hoje (19/03, às 7h) ativistas se reuniram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para protestar contra o número de mortes e pela compra de vacinas.
Foto por: Matheus Alves/Jornalistas Livres.

Vestidos todos de preto e levantando pequenas cruzes brancas, não deixaram de seguir as recomendações sanitárias, mantendo assim a distância recomendada e o uso de máscaras.    

Manifestantes indignados com a quantidade de mortes levantam cruzes. Foto por: Laís Vitória/Jornalistas Livres

Não é à toa que este ato vem ocorrendo a cada sexta feira: já são 287.499 mortes pelo coronavírus no Brasil. É como se todas as pessoas de uma cidade morta tombassem mortas, todos juntos. Com uma média de 2.096 mortos por dia, é como se todos os alunos de uma escola (de fundamental e ensino médio), morresse a cada dia.  

É um cenário catastrófico para a população, já que não há número suficiente de vacinas e os leitos dos hospitais estão cheios. Ao entrevistar Kátia Garcia (professora), enquanto segurava uma das cruzes brancas, nos relatou: ‘’é muita dor. Não tem como expressar isso”.   

Kátia Garcia na manifestação desta manhã. Foto por: Matheus Alves/Jornalistas Livres

 Afonso Magalhães,  economista e presidente do PT no Guará (DF), nos disse que esse ato também ocorreu em solidariedade aos companheiros que foram presos ontem (18/03), depois de intitularem o presidente de genocida. Um dos militantes, Rodrigo Pilha, ainda se encontra encarcerado.  Confira o ato no vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Genocídio, um crime tipificado

No Brasil, a Lei 2.889, de 1 de outubro de 1956, define o crime de genocídio e determina suas penas. Na Lei é considerado que comete crime de genocídio quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, submete intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial.