Ato na Paulista, hoje (04/07), reúne oito entidades e pede fim do governo Bolsonaro

A avenida Paulista abrigará mais uma manifestação pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O ato está sendo organizado pelo Grupo de Ação e mais seis entidades, que protestam contra o genocídio produzido pela irresponsabilidade do governo federal diante da pandemia do Covid-19 e contra a violência policial e estatal que vitima os brasileiros mais pobres e vulneráveis.

Este é o segundo ato intitulado “Ato Contra o Governo da Morte”, que apresenta uma proposta artística e estética diferente das tradicionais manifestações políticas. No primeiro ato, ocorrido no dia 13/06, os manifestantes ficaram parados, respeitando o distanciamento social controlado por uma equipe de “anjos”, ergueram fotos das vítimas do Estado, enquanto se alternavam momentos de silêncio e homenagens às vitimas.

Veja como foi o primeiro ato:

https://www.youtube.com/watch?v=BydJxWD5nY4

 

Junto com o Grupo de Ação, mais sete entidades organizam o Ato: MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Coletivo Diversitas: Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e dos Conflitos (FFLCH-USP); Igreja Povo de Deus em Movimento; Rede Emancipa; Somos Democracia; Torcedores por Democracia e Gastronomia Contra o Golpe.

Leia a Carta Manifesto

POR QUE VOLTAMOS ÀS RUAS

Aqueles que fingem nos governar gostariam de eliminar do povo brasileiro a capacidade de se indignar diante da morte. Este é o verdadeiro projeto de governo: naturalizar valas e mais valas com corpos de brasileiras e brasileiros, resultado do descaso e do escárnio; criar uma sociedade insensível ao desaparecimento; fazer deste país um cemitério de silêncio, sobre o qual reina a indiferença. O Brasil, construído em cima dos genocídios negro e indígena, assiste agora a mais uma onda de genocídio: o das camadas mais pobres e vulneráveis de nosso povo, morrendo sem direito ao luto e à dor, e, se não morrendo, desesperado diante da miséria e do desemprego que o obriga a sair às ruas e “voltar ao normal”. Essa condição, novamente, atinge desproporcionalmente mais a população negra e indígena. Diante do mundo todo, o Brasil desponta não apenas como o epicentro da pandemia, mas como o epicentro dos mortos sem luto. Nenhuma sociedade pode sobreviver a isto.

 

Um governo, cujo verdadeiro horizonte é o sacrifício indiferente de seu próprio povo, não pode continuar sequer mais um dia. A pandemia colocou a céu aberto a máquina de morte que o impulsiona. Aqueles que aplaudiam torturadores, assassinos de Estado e milicianos especializados em extorquir o povo pobre não poderiam nos dar nada diferente disto. Aqueles que vieram dos porões mais sombrios da ditadura militar, das fazendas onde ainda se encontra trabalho escravo, das serras-elétricas que ainda pulsam com o ritmo colonial da conquista, dos bancos que veem esta terra apenas como um espaço de exploração, só poderiam ter como projeto de governo a naturalização da morte em massa. Contra isto, estaremos mais uma vez nas ruas e até que este governo caia.

 

Que nesta manifestação cada um e cada uma carregue uma foto dos mortos pela violência do Estado, seja ela produto da negligência no enfrentamento da pandemia, da violência policial, do massacre das populações indígenas, do desaparecimento na luta contra a ditadura. Que cada um e cada uma fale em alta voz o nome daquelas e daqueles que o governo quer que esqueçamos. Que façamos o digno luto daquelas e daqueles que o governo quer queimar no altar da economia para poucos.

 

Você é importante para esta luta. Este não é o destino de nosso país e podemos mudar essa história. Venha no dia 4 de julho, às 14 horas, diante do Masp. Este ato tem como premissa garantir a segurança de todas e todos dentro deste cenário, em que a mobilização se dá presencialmente. Respeite as medidas sanitárias de distanciamento e proteção.

Venha lutar conosco!

 

#ForaBolsonaro

 

Grupo de Ação

Diversitas: Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e dos Conflitos (FFLCH-USP)

Gastronomia Contra o Golpe

Igreja Povo de Deus em Movimento

Rede Emancipa

Somos Democracia

Torcedores por Democracia

MTST

POSTS RELACIONADOS

Bolsonaro sem máscara no hospital em São Paulo

Chega de horror! Fora, genocida!

Um genocida desfila sem máscara e comanda a orgia da Covid em hospital de bacanas, um fascista analfa comanda a Cultura, o jurista Merval Coalhada Pereira impõe verdades de sarjeta ao STF durante anos…

Assista a live: artistas e sociedade pelo impeachment

Artistas e Sociedade pelo Impeachment.Para potencializar nosso manifesto, realizaremos nossa segunda live: RE-EXISTÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE NOVOS IMAGINÁRIOS na próxima segunda-feira (31/05), às 18h, com transmissão cruzada pelos Jornalistas Livres e por vários outros canais (coletivos e perfis dos mesmos).

Os locais dos atos de 29 de maio pelo fora Bolsonaro

Veja os locais dos atos de 29 de maio pelo fora Bolsonaro.Estaremos mobilizados em todo o Brasil também por um auxílio emergencial de no mínimo 600 reais, vacinação para toda a população, pela memória de João Pedro, Beto de Freitas, George Floyd, por Justiça para Miguel Otávio, por solidariedade às famílias do Jacarezinho, pelo fim do racismo, do genocídio negro e da violência policial. Use máscara, álcool-gel e mantenha-se em distanciamento, em locais abertos e ventilados