Ato de Natal: mais amor e fora Bolsonaro e Mourão

No dia 23 de dezembro houve um ATO DE NATAL em alusão ao tradicional Auto de Natal. O evento é organizado por um grupo de ativistas de Brasília, formado por pessoas de idades e profissões diversas, entre elas,atores, diretores de teatro e produtores culturais, responsáveis pela concepção cênica da atividade.

Fotos: Ivonei Calado Texto: Lúcia Iwanow para os jornalistas livres . No dia 23 de dezembro houve um ATO DE NATAL em alusão ao tradicional Auto de Natal.

O evento é organizado por um grupo de ativistas de Brasília, formado por pessoas de idades e profissões diversas, entre elas,atores, diretores de teatro e produtores culturais, responsáveis pela concepção cênica da atividade.

Sempre fugindo dos atos convencionais,mantendo o distanciamentoe o uso de máscaras, essegruporealizou, ao longo do ano de 2020,instalações artísticas eperformances paradenunciar a política do governo federal no trato da Covid-19,o racismo, o genocídio, o feminicídio, em defesa do meio ambiente, entre outras pautas.

O que nos move para realizar mais este ato é a solidariedade e a cumplicidade, diz Zé Regino, diretor de muitas das performances do grupo.

Pensamosem uma situação que envolve o presépio, em que uma mulher do povovai parir e não encontra ajuda.

Queremos mostrar que a solução das coisas está na posição que a gente toma. Se há um problema acontecendo, eu posso ignorar ou tomar uma posição em relação a ele. Se há uma mulherprestes a dar à luz e está em dificuldade, eu posso ajudá-la.

Isso representa nosso sonho de união, de estar juntos,de lutar para sermos protagonistas da História.O espírito é renovar o nosso olhar, renovar a esperança.

Para o grupo de ativistas, o Ato de Natal celebra o nascimento de um amor que prevalecerá sobre todo o ódio espalhado pelo fascismo, pelo individualismo, pela ambição desmedida, pelo autoritarismo e pela violência.

E será um tão profundo amor que fortalecerá em cada pessoa a superação, a resistência, a solidariedade e promoverá a união na defesa da vida, dos direitos, da igualdade e da paz.

E junto com esse amor-semente brotará,também,a indignação necessária para mover as pessoas a lutarem contra cada uma das crueldades inscritas no roteirodo neoliberalismo brutalassumido pelos que deram o golpe parlamentar, jurídico e midiáticona democracia brasileira, com a deposição de Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita, por duas vezes, presidenta do Brasil, diz Leda Gonçalves, uma das organizadoras.

E essa jornada de amor, dignidade e superação, afirma Guidborgongne Nunes, inclui a denúncia veemente:

– do genocídio que já vitima quase 200 mil brasileiros e brasileiras;

– do desrespeitoà vida do povo, com os presidentes Bolsonaro/Mourãoconcedendo cargos e poder aos parlamentares do chamado Centrão par, assim,permanecerem na Presidência da República, e a vida do povo é moeda de troca nesse negócio sinistro;

– de toda a negligência e a molecagem com que o governo federal trata a pandemia, desde o seu início, à recusa em adquirir, o mais rápido possível, vacinas para garantir a vida da população;

-da conivência do Poder Judiciário diante de todos os crimes cometidospelos milicianos do Planalto;

– das perdas de direitossociais e previdenciários de quem trabalha;

– daperda da soberania de uma nação;

-dos incentivos à violência, ao preconceito,ao ódio às diferenças;

-da destruição do meio ambiente.

E o Ato de Natal, para Antonieta Alves, a parteira,será água, terra e luz no florescimento do respeito à vida, em todas as suas manifestações, da natureza à vida das mulheres, dos negros, dos índios.

Queremos o nascimento, o crescimento e a plenitude um Brasil que garanta a seu povo saúde e educação públicas de qualidade;

– Justiça para os perseguidos e injustiçados;

– garantia do trabalho, emprego, renda e aposentadoria;

– terra para quem nela trabalha;

– alimento para quem tem fome e água para quem tem sede.

É com amor, força e determinação que venceremos a luta pelo “Fora Bolsonaro, Mourão e Centrão! ”

Ato de Natal em Brasília
Ato de Natal em Brasília
Ato de Natal em Brasília
Ato de Natal em Brasília
Ato de Natal em Brasília
Ato de Natal em Brasília

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Natal na quebrada

Natal na quebrada

Bem-vindos e bem-vindas ao “Café com muriçoca” – espaço de compartilhamento literário dos Jornalistas Livres. O texto de hoje, “Natal na quebrada”, de Dinha, reflete sobre a noite de Natal em tempos de fome e outras violações de direito.

CPI da Covid: agora começa um longo percurso para punir os genocidas

ACABOU A CPI DA COVID, E AGORA?

Seis meses depois, o relatório final da CPI da Covid elaborado por Renan Calheiros (MDB-AL) foi aprovado ontem (26/10) pela maioria dos membros da comissão