Até quando, Patrícia Poeta?

Simulação da Diversidade, ou Diversity Washing: qual é o limite e o que deve ser feito para que a direção da Globo tome providência?

Qual será o limite da simulação de diversidade, e o que mais Patricia Poeta deve fazer para que a direção da emissora tome alguma providência? Compilei as passagens mais controversas do programa televisivo Encontro com Patricia Poeta, desde quando estreou, com algumas reflexões.

Diversity washing

Nós brasileiros, sobretudo negros, estamos bem cansados do “diversity washing”. Esse termo inglês significa a simulação de diversidade para atender demandas sociais, pelo esvaziamento. É uma estratégia do capitalismo para sobreviver. Isso só acontece porque ter ou não ter “propósito” é o principal fator de decisão para consumidores do mundo hoje, então, empresas são obrigadas a se adaptarem. Não é magia é apenas capitalismo.

Quando a proposta é vazia, é gerada uma frustração. Com esse cenário a sensibilidade da audiência aumenta e a tolerância de expectadores diminui. E é exatamente o caso do programa Encontro com Patricia Poeta. Inicialmente, o programa foi anunciado para ser em apresentação conjunta com Manoel Soares, mas sabemos que, de fato, isso nunca aconteceu.

Gostaria muito de saber se existe equivalência no salário de ambos, alguém já se fez esta pergunta?

Um protagonista que não é tratado como protagonista não vai mais colar. E existe uma simbologia muito evidente desde o primeiro programa, quando Patricia Poeta recebeu flores, enquanto Manoel recebeu uma bandeja de coxinhas. Veja imagem e o video abaixo:

Letramento social

O mesmo tipo de comportamento se repetiu em outros momentos. Em um episódio do de 2022, por exemplo, o programa teve a presença da jornalista Ana Thaís. A comentarista foi convidada para tecer comentários relacionados a jogos de futebol, mas, em determinado momento, Patricia corta o assunto que Manoel estava desenvolvendo e Ana Thais nitidamente fica constrangida. (video abaixo)

Em outro episódio o programa recebe uma profissional doméstica – que também se chama Patrícia – e que foi agredida de forma violenta. A trabalhadora foi violentada pelo seu patrão que é membro da polícia. As imagens viralizaram na internet e ela foi convidada a dar seu depoimento no programa. Patrícia quis saber detalhes sobre o contexto que culminou na agressão, mas Manoel se posicionaou: Não existe contexto que justifique uma agressão.

Questões que simbolizam reproduções de imaginários coletivos de violência são muito delicadas nas conjunturas atuais. É muito importante que apresentadores de programas de TV tenham este letramento, o que é visível nas pontuações de Manoel Soares. As questões relacionadas a racialidade, assim como sobre diversidades de afeto, gênero e mesmo relacionadas às questões de pessoas atípicas estão no campo da ética e não da moral. É muito comum que pessoas, mesmo carismáticas, reproduzam todas essas violências, cotidianamente. O que não podemos é aceitar que uma jornalista branca, no alto dos seus privilégios de acesso e educação, esteja “aprendendo” em um dos programas de maior visibilidade e audiência da televisão brasileira.

Últimos episódios

Os últimos episódios ganharam novamente as redes sociais. Patricia Poeta, interrompendo o Manoel Soares como se ele não estivesse presente no palco, conseguiu indignar (de uma forma inacreditável) a comentarista da Jovem Pan, Sonia Abrão e o público em geral, mesmo uma parcela de pessoas que não tem letramento racial. Vejam os videos abaixo:

Manoel Soares é já há algum tempo um dos principais comunicadores da TV Brasileira. Esperamos que muito em breve tenha seu espaço da forma que merece ter. Em um país que é majoritariamente negro, já passou da hora de ver e ter pessoas negras liderando espaços de poder. Até lá, sabemos que ainda teremos que ser audiência de uma grande show de horrores.

Antonio Isuperio é arquiteto brasileiro, negro, lgbt+, que mora em NY. Ativista de Direitos Humanos por quase 15 anos é filho de empregada doméstica e graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Goiás, com MBA em varejo pela FGV-SP. É especialista em Design de Varejo e pesquisa e tendências de futuro.

Leia mais: Até quando, Patrícia Poeta?

COMENTÁRIOS

65 respostas

  1. Que absurdo o nível de grosseria da Patrícia!

    1. Ah vá caçar um serviço e pare de choramingar porra

  2. Que situação estranha, mas não é a primeira vez que vejo esse tipo de comportamento entre apresentadores, Keila Lima e Daniela Albuquerque protagonizaram várias saias justas no ar , na CNN também já ocorreu troca de coices entre jornalistas . É extremamente constrangedor quando questões particulares transparecem para o telespectador , no mínimo , falta de profissionalismo da Patrícia Poeta , a emissora deveria resolver logo o problema.

  3. Eu li direito? O pseudo jornalista escreveu que esse Manoel é um dos maiores apresentadores do Brasil? O cara parece uma mosca morta só fala besteira. Daí ele quer saber se a mosca morta, que chegou agora ganha o mesmo que uma apresentadora que tem décadas de carreira. Só pode ser retardado

    1. Não leu direito porque quem escreve é um arquiteto e não jornalista. Daí já dá pra ter uma ideia do nível do seu comentário.

      1. Comentário de merda e imbecil é o teu. Se esse palhaço está ESCREVENDO nessa coluna lixo desse site, então a profissão dele de ARQUITETO não serve de merda nenhuma. Só daí da pra ver como a um comentário imbecil desse só poderia ter vindo de um retardado esquerdista semianalfabeto

      2. Comentário de merda e imbecil é o teu. Se esse palhaço está ESCREVENDO nessa coluna lixo desse site, então a profissão dele de ARQUITETO não serve de merda nenhuma. SEU ANIMAL.
        Pqp esquerdista analfabeto do caralho.
        Só daí da pra ver como q um comentário imbecil desse só poderia ter vindo de um retardado esquerdista semianalfabeto, burro para um caralho, metido a inteligente a escreve uma resposta completamente imbecil dessa.

    2. Acho que existe um embate entre apresentadores, se um é melhor do que o outro, é discutível. Só que levar tudo para o lado do preconceito, tem hora que é demais. Se Manoel (que até onde conheço, gosto), fosse branco e estivesse na mesma situação, essa discussão toda estaria acontecendo? tantos se levantariam para defendê-lo? vejam bem, não estou fazendo vitimismo branco, apenas questionando se o problema é uma birra entre colegas ou racismo realmente.

    3. Sim, leu isso mesmo, agora leia a autobiografia do palhaço,… Socialista chorão q vive EM NOVA YORK, o hipócrita palhaço quer comparar uma jornalista conhecida com anos de carreira a frente daquele camarada lá, q agrega infinitamente mais àquela emissora imundo do aquele mané.
      Ainda faz questionamento se esse Zé ninguém q nenhuma.pessoa dá a mínima importância, ganha o mesmo q ela. É típico palhaço esquerdista , vitimista q enfia briga de clas
      se em tudo.
      Mas o lado bom é q eu tô adorando isso. Eu quero q eles briguem até a morte, essa
      Emissora demoníaca , e esse vitimistas lacradores de merda.

  4. Infelizmente a Globo não vai se posicionar. Está tentando calar a boca das pessoas oferecendo ao Manoel um programa as segundas a noite. Tudo na Patricia é forçado. O riso. A tentativa de ser alegre….quando ela tenta fazer aqueles trejeitos e vozes diferentes, chegam a doer. Mas temos uma coisa boa nisso tudo. O Manoel. Que mesmo sendo diminuído dia apos dia, mostra a sua grandeza de caráter e elegância. Mantém a ética e a postura. Eu o admiro muito. E quanto a Patrícia, apenas lamento. Tantas oportunidades para evoluir e ela prefere desperdiçar.

    1. Mas um novo programa às segundas à noite pode ser mt melhor do que a chatíssima e esgotada Tela Morna. Pode ser um ótimo salto para o Manoel.

    2. É só ele pedir conta e abrir a própria empresa de comunicação e pronto.. ah é… Ele é um Zé ninguém q nenhuma pessoa dá a mínima.

  5. Muito bom. Tem que verbalizar tem que encarar o sistema de frente. Isso não poderia ter acontecido num Brasil que quer se tornar diverso multiracial e unido socialmente como deve ser uma Nação.

  6. A lacrosfera se degladiando! Eles não tem como impor mais nada para o restante das pessoas, então brigam entre eles. Agora esquecem a luta pelos direitos das mulheres, para atacar uma mulher. Kkk Hilário! E falar que esse desconhecido é o maior apresentador do país, ficou extremamente exagerado! A lacrosfera hoje não se preocupa com talento, apenas pela “cor” da pele.

  7. A turma da lacração vê problema em tudo. Santo Deus!!!

  8. Patrícia Poeta sabe da inteligência e rapidez de Manuel lindo negro (maioria da população brasileira recomendo a trilogia de 1800 para entender melhor a população brasileira.o programa deveria ser comandado por ele.ela.nao tem educação,classe ou categoria.Tem as costas quentes só.isso.besos.

      1. Vai lá Rickson, tem mais alguns precisando rever conceitos acerca de racismo e preconceito em âmbito profissional.

  9. e muito triste quanto descanso com pessoas negras,somos humanos todos iguais não sei porquê as pessoas não aprende;essa situação com o Emanuel merece mais atenção por parte da emissora,na quinta poeta tornou ignorar no programa meu Deus quanta humilhação.

  10. Eu vejo 2 fatos aqui, indiscutíveis.
    A Patrícia Poeta é uma mala sem alça. Eu não assisto ao programa, e assisti apenas esses recortes colocados na matéria.
    Ela é tão forçada, que se forçar um pouco mais caga nas calças.
    Ela não tem, nem de perto, o carisma e a inteligência da Fátima Bernardes. Em surpreende que esse programa ainda esteja na grade. É uma chatisse sem fim, ao que parece.
    O outro fato é que esse senhor é muito ruim também. Ele não tem pegada de apresentador. Sem um dia houve algum acordo dentro da Globo para que ele tocasse 50% do programa, esse acordo já deve ter ido por terra a muito tempo. Se a Globo deixar ele com participação no programa ela estará fadada à decadencia total.
    Então não é que isso é um caso de racismo, discriminação nem nada disso que os lacradores, como o senhor jornalista que escreveu essa reportagem, dizem. O cara simplesmente é muito fraco e a Poeta tomou o programa pra ela.
    Isso acontece em muitas empresas, em muitas profissões e em muitas situações do nosso dia a dia.
    Os lacradores não enxergam, ou não querem enxergar

    1. Tb acho os dois fracos para esse tipo de programa, falta carisma. Gostaria de ver Manoel protagonizando coisas mais no estilo reportagem, com mais dinamismo. Já Patrícia pode apresentar outro tipo de coisa que não exija tanto jogo de cintura.

  11. Quero que a rede clobo de um espaço pra o manual soares porque a Patrícia poeta não dá espaço pra ele falar só ela pode falar só ela se sentia dona do problema isso não tá certo fora Patrícia poeta de volta Fátima Bernardes era bem melhor e que a Globo deu um espaço de um programa bom para o Manuel Soares quem merece

  12. Na vinheta de ‘créditos’ aparece o nome dos dois como apresentadores. Mas… no ‘título’ do programa aparece “Encontro com Patrícia Poeta”. E foi assim desde que eles assumiram o programa, não? Então, independente de qualquer coisa (e sem julgar os episódios de conflito) desde o início ela foi colocada como protagonista e ele coadjuvante. Fátima Bernardes também tinha outros jornalistas auxiliando ela no programa, mas ela era a protagonista. Mais uma vez, sem julgar os episódios, os méritos e habilidades de ninguém, Globo colocou os dois lá, mas o programa leva o nome de Patrícia Poeta. Isso é fato.

    1. Qualquer retardado mental sabe q aquele q agrega mais valor à empresa, é mais valorizado e ganha mais destaque.
      Mas na cabeça desse débil mental PARDO, pq ele não é preto nem aqui nem na puta q pariu, lacrar é mais importante do a pensar.
      É um analfabeto funcional q se tirar o escudo da raça e da sexualidade, só sobra um demente.

    2. Acredito que o pessoal não está questionando muito essa situação e sim a forma como Manoel é tratado no palco.

  13. Realmente a coletânea de vídeos mostrada na reportagem demonstra claramente que a Patrícia o coloca em segundo plano e faz questão de reafirmar isso a cada programa, não é possível que ela não veja ou leia os comentários na mídia ou redes sociais mas mesmo assim o comportamento é o mesmo, cabe a empresa em questão a rede Globo definir sua posição, e aparentemente a Globo meio que faz vistas grossa pro problema como que ele está ali pra cumprir a exigência dos novos tempos por apresentadores negros e que são excelentes profissionais e no caso dela Patrícia e ele o Manoel consegue ser mais eficiente.

  14. Concordo com tudo, menos com uma coisa, claramente, uma bandeja de coxinhas e pão de queijo é melhor doq flores kkkkkkkk. Fora isso já passou da hora dessa Patrícia sair do programa.

  15. Me chamo Eliane, Sou professora, e concordo plenamente com vc se isso for dividir não sri mais o que é subtrair. Subtrair a pessoa, subtrair a imagem e conversa do colega. Patrícia é arrogante. Hoje ainda estava comparando a diferença com os apresentadores do mais vc. É GRITANTE.
    Só a título de informação: sou loira e defendo sim o Manoel.um abraço e parabéns pelo texto.
    #fora patricia
    #encontrocommanoel

  16. O texto está impecável quanto à crítica, sem dúvida. Essa do cosplay de Mano então.. que bizarro.
    Mas nossa população não é majoritariamente negra. Censo 2022! Não estrague o texto com exagero e informação incorreta. Até pq tanto faz se é majoritário ou minoritário. A falta de educação da apresentadora e a clara minimização do apresentador são inadequadas e inaceitáveis.

    1. O resto é um lixo de um militante analfabeto q deveria continuar na profissão dele oa invés de querer lacrar escrevendo esse mar de merda

      1. Eu entendo seu posicionamento em relação a abordagem acima. Ninguém pode conquistar nada na vida à base de vitimismo.

  17. A Globo é o patrão, então ela decide, vc tem que seguir as diretrizes da empresa que vc trabalha, se não está satisfeito, saia, não é eu vc ou outra pessoa qualquer que deve falar para uma empresa o que deve fazer, parece que as pessoas esquecem isso, como no BBB, tem pessoas que quer dizer como o programa deve ser, pessoas que querem pautar o programa, não ta satisfeito não assiste, de opinião, mas não queiram pautar o que não é de vcs.

  18. Apoiado… Patrícia Poeta já ultrapassou o limite do cabível… Manoel merece um programa só dele…e ela voltar pra faculdade pra aprender a ser repórter de verdade por que ela tem que nascer de novo …e isso que sou conterrânea dela , mas tô com vergonha desse programa.

  19. Manoel Soares é extraordinário como apresentador, tem ética e é profissional, deveriam tirar a Rita Batista do É de Casa e colocar num programa totalmente reformulado e com outro nome pelas manhãs da Globo, esse “Encontro” já faliu há muito tempo, acho que seria uma atração e tanto colocar Manoel Soares e Rita como apresentadores

  20. Vc consegue ver o quão fracassado é o lacrador de merda q escreveu essa pseudo matéria lixo, quando ele usa o twitter pessoal pra tentar reforçar um ponto q, só ele viu.
    Em resumo, o cara escrever um mar de merda lacrador no twitter pessoal, ninguém dá a mínima, aí ele escreve uma matéria choramingando e usa o próprio twitter de exemplo pra reforçar a mediocridade, vitimista, militante e lacradora dele PRA FAZER MILITÂNCIA.
    É um fracassado de bosta mesmo.

  21. A quantidade de gente que veio vomitar ódio é incrível… Depois perguntam porque acontecem crimes bárbaros em escolas… Porque normalizam esses ódios disfarçados de opinião… Vai se normalizando agredir de qualquer forma as pessoas por expressarem seus pensamentos e forma de ver… Pessoas que destilam preconceitos, rancores e ausência de consciência de classe, sim, porque acham que são elite e não sabem que sem sua força de trabalho morreriam… Então são todos pertencentes a mesma classe social… Quantos vikings de Osasco… Quantos arianos de Campina Grande, quantos Nórdicos de Volta Redonda… Essa nossa elite tupiniquim habita Pindorama e não a Riviera

  22. O mar de merda começa quando o pseudo jornalista palhaço e vitimista começa se autodenominando ” negro”, foda-se, ninguém liga se vc é azul lacrador vitimista,
    ” lgtbtqyz#*” , foda-se de novo, sua sexualidade não interessa e TBm não agrega em merda nenhuma sua capacidade de escrever esse lixo q escreveu, somente se vc quiser salvo conduto para choramingar e ficar se vitimizando quando responderem q vc é um vitimista de bosta e medíocre.
    “Mora em NY” … Aqui as coisas começam a ficar gostosas, lacrador, vitimista, chorão, SOCIALISTA mas mora na porra do país mais capitalista do mundo, HIPÓCRITA E PALHAÇO DE MERDA!
    “Filho de empregada doméstica”. E daí? Minha mãe capinava terreno quando nova e nem por conta disso eu boto isso no meu currículo ou em uma pseudo biografia.
    Vc é tão preto quanto eu q sou pardo, tenho a mesma cor q vc e não fico dizendo por aí q sou negro., Meu cabelo é tão merda quanto o seu então tenho meu direito a fala, ainda sou gordo e TETUDO E FICANDO CARECA.
    VC é um pseudo profissional ridículo, q precisa usar o escudo da raça pra falar todo mar de merda q vc quiser, e depois q tomar um passa fora, vai pra rede social dizer sofreu preconceito e discurso de ódio.
    Profissional MEDÍOCRE.

  23. Olá a todos, principalmente ao Antônio Isuperio.

    Gostei do texto e concordo com o elogios ao Manoel Soares. Ele começou no Profissão Repórter (corrijam-me se eu estiver errado) e depois trabalhou na RBS Tv onde vi como ele conduzia as entrevistas. Embora tenha visto muitos comentários contra ele por aqui e que não concordo, pude perceber talento e tarimba do jornalista para lidar com os entrevistados, o que certamente levou a contratação, embora eu ache que a Globo não quer parecer racista não chamando pessoas negras (também tem uma questão capitalista aí, já que todos nós somos, para a emissora, consumidores). Sinceramente acho que tem muitos homens e mulheres negros tão ou mais qualificados para apresentar o Encontro, a gente não tem conhecimento de quem são, mas para isso, eles e elas precisam ser oportunizados.
    Por outro lado, a emissora também tem outro problema, a Patrícia Poeta. Nas pouquíssimas vezes que a vi no programa, sempre me pareceu que estava querendo ter os holofotes para ela, soma-se a isso ela ser casada com o diretor dos estúdios da Globo, pode-se aventar a hipótese de nepotismo (que não é ilegal, mas moralmente não acho certo), embora eu não possa afirmar que isso tenha acontecido (bem ou mal, várias hipóteses são possíveis).
    Finalizo dizendo que ficaria feliz se o Manoel Soares conduzisse sozinho o Encontro.

  24. O Manoel Soares está substituindo muito bem o Fábio Porchat no Papo de segunda. A Patrícia Poeta não está sabendo dividir o palco com o parceiro.

  25. Fazia tempo que não lia tanta besteira viu? Parabéns

  26. O programa chama-se Encontro com PATRÍCIA POETA, o Manoel é um coadjuvante, se ele não estiver satisfeito com essa posição, deve seguir seu caminho. Não dá pra ganhar posição por ser Negro ou por ser índio, por ser pobre, gay ou seja lá o que for. A Patrícia é jornalista a sei lá quantos anos e agora ganhou esse programa ( que é péssimo, por sinal), mas é o espaço dela. Manoel apareceu ontem, então deve trabalhar para ganhar o espaço que merece.

  27. Eu acho que você não prestou atenção no nome do programa: Encontro COM PATRÍCIA POETA. E gosto do Manoel, mas acho que ele foi contratado justamente para ser coadjuvante. Vocês estão começando a se embananar na lacração: antes o programa era excelente porque foi ideia de uma mulher e era comandado por ela. Agora o problema é a cor da pele. No segundo semestre vocês vão questionar por que não é um homossexual. Ano que vem por que não é um deficiente. E assim infinitamente porque o negócio de vocês é discutir, arrumar confusão, ver problema em tudo. Um lote pra capinar ninguém quer.

  28. Não é direito de ninguém humilha as pessoas dessa formar ,A Patrícia se julga muito,ela não é humilde,Ignora Manoel dessa forma ,E preciso punição pra esse tipo de gente.

  29. Quem deveria estar á frente do Encontro seriam os maravilhosos, Manoel com a Thalite Moretti.. maravilhosa, educada, simpática, carismática enfim tudo que Patrícia Poeta deveria ter e não tem…

  30. O nível dos comentários de alguns leitores só demonstram a incapacidade de interpretação dos mesmos. Referem-se ao autor do texto como lacrador e no entanto qual a intenção dos comentários senão lacrar também? Além, é possível discordar de opiniões sem atacar pessoalmente o interlocutor mas isso é óbvio só é possivel mediante um raciocínio onde palavras de baixo calão não sirvam como argumentos. Triste ver a borsalidade de muitos brasileiros.

    1. Chegou uma cria da pátria educadora e sua progressão continuada, doutrinada pela lacração.

  31. Matéria horrível. Vitimismo puro. Você pode ser negro, preto, branco ou amarelo. Seja lá qual for sua cor, sua ideologia ou orientação sexual, o vitimismo precisa acabar agora! Chega dessa discurso de vítima contra a sociedade. CHEGA!

  32. Quanta besteira, quanta idiotice e quanta inutilidade em tão poucas linhas. Ainnnn sou negro e o mundo me deve. Nem vc é negro e nem o mundo te deve nada. Vai correr atrás de suas conquistas pelos seus méritos. Sou pardo, filho de empregada doméstica e mãe solteira em um tempo em que mãe solteira era nivelada como prostituta. Hoje em dia mãe solteira é endeusado. Não me lembro de nas minhas procuras por emprego ter colocado isso no meu currículo. Muito menos quando passei no concurso que é meu ganha pão hoje isso ter contado pontos. Ainnnn sou gay e isso me faz um ser humano de classe especial. Sua opção sexual cabe apenas a vc e com quem e a forma como vc faz sexo não muda nada no mundo e muito menos tem alguém interessado nisso. Patrícia Poeta é o Romario do time e o Manoel é o Pituca. Vai ter de comer muito arroz com feijão para chegar no nível dela. E até lá vai sim ganhar muito menos do que ela, como tem de ser. Para de postar merda e faça uma militância que seja relevante. Defenda e lute pelo que realmente precisa ser defendido e não lacrado.

  33. Gente, não precisa compilar vídeo nenhum. Basta olhar o nome do programa. Encontro com Patrícia Poeta. Ele nunca foi tratado como apresentador do programa, caso contrário o nome do programa seria: Econtro com Patrícia Poeta e Manoel Soares. Ele infelizmente tem no máximo o mesmo papel do Loro José. É triste mas é verdade.

POSTS RELACIONADOS